Diretor Comercial

Diretor Comercial

O diretor comercial, também chamado de Chief Salles Officer, ou simplesmente CSO, é a pessoa que está acima de todos os colaboradores do departamento de vendas. Ele é a pessoa que está à frente de toda a estratégia comercial da empresa, e é ele que coordena as equipas de vendas.

Outros nomes para esta profissão: Chief Salles Officer, CSO

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Os diretores comerciais trabalham com o Chief Marketing Officer, assim como outros gestores, para definirem as estratégias de produto, canais de venda, precificação, entre tantos outros assuntos que são essenciais para o sucesso de um negócio.

Este é o mais alto cargo dentro do departamento comercial de uma empresa, e as únicas pessoas que estão acima dele são os gestores da alta cúpula e os donos da organização.

Por isso, se queres seguir esta carreira, então tens de ser uma pessoa com perfil de liderança, mas também é importante que tenhas experiência em vendas e supervisão.

Se estás a pensar seguir esta profissão, continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber!

Vem connosco!

O que faz um Diretor Comercial?

O diretor comercial coordena as equipas de vendas e trabalha com o Chief Marketing Officer e outros gestores da cúpula da empresa na definição das estratégias centrais da organização.

Além disso, ele está sempre atento às movimentações do mercado, trabalha para identificar tendências, faz a monitorização da área comercial, e também coordena o trabalho dos gerentes comerciais, ou gerentes de vendas.

De entre muitas das suas responsabilidades, destacamos:

  • Analisar a rentabilidade da equipa de vendas
  • Realizar pesquisas de mercado
  • Fazer o acompanhamento da satisfação de clientes
  • Atender os grandes clientes da empresa

Como falamos do mais alto cargo do departamento de vendas, o diretor comercial presta contas diretamente ao CEO da empresa.

O principal objetivo do CSO é ultrapassar as metas financeiras da empresa e tem de ter resultados que estejam de acordo com a estratégia da organização.

Além disso, ele lida diretamente com a equipa e, muitas vezes, ele orienta os seus subordinados para que eles consigam estar no auge das suas capacidades para alcançarem as metas de vendas.

Quais as suas funções

A principal função do diretor comercial é fazer com que o departamento de vendas esteja conectado com a diretoria da empresa. Ou seja, a diretoria da empresa traça os seus objetivos e metas. O diretor comercial faz com que esses objetivos estejam perfeitamente alinhados com as metas do departamento de vendas.

Além disso, ele acompanha todos os colaboradores do departamento comercial e avalia o desempenho de cada um dos setores.

Características do Diretor Comercial

Como podemos perceber, o diretor comercial é a “figura” dentro do departamento e, por isso, é importante ter algumas características pessoais que garantam uma boa liderança. Vamos dar uma vista de olhos a elas!

Ser um bom líder

Ser líder é bem mais do que mandar nos outros. Implica conhecer cada um dos colaboradores e valorizar o que cada um tem de melhor. Desta forma conseguimos tirar maior partido das qualidades dos funcionários e, consequentemente, temos melhores resultados.

Um bom líder tem de motivar todos os empregados. Não deixa ninguém para trás, por muitas dificuldades que tenha.

Além disso, se queremos ser vistos como líderes, antes de mais nada temos de dar o exemplo. Só assim a equipa vai seguir os passos do líder.

Saber delegar

Delegar tarefas e funções não é uma tarefa tão simples quanto possa parecer à primeira vista. A verdade é que delegar tarefas para outras pessoas significa que essas tarefas deixam de estar sob a sua alçada.

Sem dúvida, o diretor comercial nunca vai ser capaz de tratar de tudo. Por muito que queira controlar todos os aspetos do departamento de vendas, ele vai ter de delegar algumas tarefas, até por uma questão de qualidade do trabalho.

Saber comunicar

Cabe ao diretor comercial fazer a ponte entre a direção da empresa e a equipa de vendas. Para que a mensagem passe a todos da forma correta é preciso ser um bom comunicador. Ele tem de ser capaz de transmitir a mesma mensagem a todos, independentemente da sua literacia, grau de escolaridade e vocabulário.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, o setor das vendas é aquele que mais emprega em todo o mundo. No entanto, a maioria das vagas de trabalho é para comerciais (vendedores) e supervisores. As vagas de trabalho para diretor comercial não são muitas, mas a verdade é que não existem assim tantos profissionais capazes de ocupar um cargo superior deste nível.

Então, os profissionais que têm formação na área comercial e em gestão de equipas conseguem mais pontos na candidatura.

Poderá trabalhar em todo o tipo de empresas que tenha um departamento de vendas. No entanto, a maioria das empresas que contrata diretores comerciais são de grande porte, com uma estrutura maior, com vários colaboradores no setor das vendas.

Como entrar na carreira de Diretor Comercial?

Para entrar na carreira de diretor comercial não é exigida nenhuma formação. Este é um cargo conseguido através de uma promoção. Regra geral, entramos na carreira como vendedores, depois passamos a supervisores, depois gerente comercial, e só depois diretor comercial.

No entanto, é possível entrar como gerente comercial ou diretor comercial com formação específica na área. Hoje em dia, com as grandes exigências do mercado, já existem vários cursos de formação em vendas e liderança de equipas, precisamente para dar as ferramentas necessárias para o desempenho das funções.

Vejamos!

Onde estudar para Diretor Comercial?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser diretor comercial, então não desistas de lutar por aquilo que queres para o teu futuro. Pode não ser um caminho fácil de trilhas, mas com toda a certeza vai valer a pena todo o esforço! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima