Diretor Criativo (Moda)

Diretor Criativo Moda

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor criativo de moda é um profissional relativamente recente. No entanto, ele tem vindo a ser cada vez mais conhecido no meio. Trata-se de um estilista que, além da criação dos modelos, controla toda a criação da marca.

Esta profissão é perfeita para aqueles que querem ser estilistas, mas que querem ter o domínio total da criação da sua própria marca, ou seja, daqueles que são líderes, além de criativos.

Se esse é o teu caso, então não podias estar em lugar mais acertado! Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais aprender o que faz um diretor criativo na moda, as suas funções, assim como outras informações importantes para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Diretor Criativo (Moda)?

O diretor criativo de moda está à frente da gestão criativa do projeto e da marca. Ele não só trabalha como estilista, como também é responsável pelo design, campanhas de marketing e publicidade e por liderar a equipa de criação.

Assim, ele define o estilo da sua marca, define a cultura e os valores da marca, assim como é responsável por definir o rumo de campanhas de marketing, trabalha a presença nas medias sociais.  

Além disso, ele é responsável por definir a cenografia dos desfiles de moda, escolher a trilha sonora que vai passar durante os desfiles, e é ele que escolhe quais os modelos estarão presentes e quais as celebridades irão desfilar com as suas criações no “tapete vermelho”.

Outra das suas responsabilidades é licenciar os produtos e procurar colaborações com outras marcas. Sem dúvida, as colaborações entre marcas no mundo da moda são cada vez mais comuns e importantes. Vejamos o caso da Supreme e da Louis Vuitton, por exemplo.

O objetivo de reunir todas estas responsabilidade é manter a coerência entre as suas criações e a marca em si.

Quais as suas funções

São várias as funções do diretor criativo de moda. No entanto, o principal objetivo é projetar a ideologia e o estilo da marca, o que inclui muito mais funções e tarefas do que apenas desenhar as coleções de moda.

Assim, podemos dizer que os diretores criativos estão à frente de todo o conteúdo visual da marca. Por isso, não só eles desenham as coleções, como definem todo o visual da marca, desde as campanhas de marketing à cenografia dos desfiles.

De entre as várias tarefas que tem, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Construir a imagem da marca
  • Idealizar campanhas de marketing e publicidade
  • Definir estratégias de divulgação das medias sociais
  • Criação de linhas exclusivas e de expansão
  • Criação de parcerias com outras marcas

Saídas no Mercado de Trabalho

As oportunidades de trabalho no mundo da moda são várias. Sem dúvida, este é um mercado amplo e que abre muitas portas a profissionais criativos e com vontade de se destacarem.

Poderás ocupar o cargo de diretor criativo de moda em diversos setores, entre os quais:

  • Indústrias têxteis
  • Cinema
  • Marcas de roupa, calçado, joias, entre outros produtos de moda
  • Comércio
  • Departamento de criação de indústrias

Além de poderes trabalhar para uma empresa, podes arriscar-te a lançar a tua própria marca. Se és ousado e queres mostrar ao mundo todo o teu potencial, esta pode ser a tua chance de alcançares o sucesso.

Como entrar na carreira de Diretor Criativo (Moda)?

Para te tornares diretor criativo na área da moda, não só tens de saber desenhar coleções lindíssimas como estilista, como tens de ter conhecimentos de negócios, gestão e na área da criação (principalmente no que diz respeito ao marketing e publicidade).

É fundamental que te prepares bem para desempenhar todas as funções. Não será um caminho fácil, mas essencial para conquistares uma boa posição no mercado de trabalho.

Assim, podes começar apenas como estilista, aprendendo e ganhando experiência no ramo. Depois deves procurar formações complementares que te ajudem a desenvolver competências no departamento de criação. O curso de design de publicidade, por exemplo, pode ajudar-te muito nesse sentido.

Onde estudar para Diretor Criativo (Moda)?

Se queres seguir a profissão de diretor criativo de moda, antes de mais nada, precisas ser um bom estilista. Por isso, deves procurar uma formação em estilismo ou design de moda. Depois, deves apostar numa formação complementar, que te prepare para as funções de um diretor criativo. Um dos cursos mais importantes é o de design de publicidade.

Para te ajudarmos, deixamos aqui alguns cursos que te podem interessar bastante. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

És um apaixonado por moda e sonhas em liderar uma marca? Então a profissão de diretor criativo de moda é perfeita para ti. Investe em boas formações, dedica-te bastante e vai atualizando sempre os teus conhecimentos. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo a que te propuseres. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando