Diretor de Arte de Animação

Diretor de Arte de Animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de arte de animação é o profissional responsável pelo visual gráfico dos projetos de animação. É ele que cria os cenários e as personagens, passando depois para os animadores e cenaristas.

Então, é ele que trabalha na conceção artística do projeto e faz a gestão de toda a atividade de design. Podemos dizer, portanto, que este profissional é uma peça-chave para o sucesso de qualquer animação.

Se és uma pessoa criativa e se gostas de animação, então esta pode ser a profissão que tanto estavas à procura. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares com o pé direito nesta carreira.

Aqui, vais descobrir, por exemplo, o que faz um diretor de arte de animação, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, entre tantas outras coisas que te vão apresentar o mundo da arte na animação.

Vens connosco?

O que faz um Diretor de Arte de Animação?

O diretor de arte de animação gere e coordena toda a atividade de design, assim como é o responsável pela conceção artística do projeto de animação, a qual é feita com o diretor e o produtor.

Estando ele à frende de todo o design e conceção artística, é essencial que tenha competências para trabalhar com diferentes Mídias (cinema, internet, Tv, entre outras).

Além de criar o design e os conceitos artísticos do projeto, deve trabalhar para que toda a equipa respeite o que foi definido por si, pelo diretor e produtor.

Sendo assim, ele vai ter de trabalhar com muitos profissionais, como o assistente de direção, o chefe de arte, entre tantos outros.

Portanto, além de muito criativo, tem de ser uma pessoa que é capaz de comunicar com os outros e de passar a sua conceção artística para os demais trabalhadores da equipa de animação.

Quais as suas funções

As principais funções do diretor de arte de animação são gerir e coordenar a atividade de design e a conceção artística do projeto de animação.

Para isso, ele trabalha com o diretor e o produtor. Juntos, eles elaboram o rumo da produção. Criam os cenários e as personagens, os quais são passados para o chefe de arte e para o assistente de direção, os quais vão trabalhar com animadores, cenaristas, coloristas, entre outros, para que o resultado vá ao encontro do que foi definido para o projeto.

Além destas funções, ele pode supervisionar o trabalho da equipa de produção para assegurar que o plano está a ser cumprido.

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de arte de animação trabalha, como o próprio nome indica, em produções de animação. Embora o ramo da animação esteja em alta nos últimos anos, a verdade é que não existem assim tantas vagas para diretor de arte. Um projeto conta apenas com um diretor, o que faz com que as oportunidades de emprego se limitem ao número de projetos de animação.

A boa notícia é que a animação já não está restrita a filmes e curtas-metragens. Atualmente, o uso de animações está muito presente em videojogos, anúncios de publicidade, GIFs, vídeos na internet, entre outros.

Além disso, muitas empresas começam agora a dar maior valor à arte nas suas produções, o que faz com que o diretor de arte passe a trabalhar em diferentes locais, entre os quais:

  • Estúdios de animação
  • Estúdios de videojogos
  • Agências de marketing e publicidade
  • Produtores de internet
  • Televisão
  • Cinema
  • Educação

Como entrar na carreira de Diretor de Arte de Animação?

Para seguires a profissão de diretor de arte de animação, tens de ter muito conhecimento em animação, assim como uma grande bagagem cultural. Além disso, tens de estar sempre atualizado e tens de ter um olhar artístico treinado.

Portanto, enganas-te se pensas que vais entrar no mercado de trabalho logo como diretor de arte. Precisas ganhar experiência na área da animação e procurar melhorar a cada dia. Por isso, é possível que tenhas de passar por diferentes cargos antes de te tornares diretor.

Encontrar novas formações, cursos, workshops, pós-graduações, é essencial se quiseres tornar-te um diretor de arte.

Também é fundamental que abranjas os teus conhecimentos na área da cultura e da arte, não apenas na área da animação.

Sendo assim, além de um curso na área da animação, deves procurar outras formações que ampliem os teus horizontes.

Onde estudar para Diretor de Arte de Animação?

Como vimos, para seres diretor de arte de animação, precisas ter uma bagagem ampla e a formação é essencial.

Aqui deixamos-te alguns exemplos de cursos na área da animação que te podem interessar. Mas lembra-te que deves estudar sempre ao longo da carreira, assim como procurar formações em arte que não estejam propriamente ligadas à animação.

Portugal:

Brasil:

Queres ser um diretor de arte de animação de sucesso? Então não deixes de procurar saber sempre mais e aprender tudo o que puderes na área da cultura e da arte. Vai fazer toda a diferença na hora de conseguires uma oportunidade como diretor. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top