Fotógrafo de Cena

fotógrafo de cena

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O fotógrafo de cena, também chamado de fotógrafo de still, é um profissional da área do cinema. Ele é o responsável pela divulgação da produção cinematográfica, fotografando as cenas do filme durante as filmagens e desenvolvendo o material publicitário.

Ele atua na arrecadação de recursos (patrocinadores) e na divulgação do filme. Portanto, podemos dizer que ele é peça-central para que um filme saia do papel e chegue até ao público.

Se és um amante da 7ª arte e se adoras fotografia, então a profissão de fotógrafo de cena pode ser aquela que tanto procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Aqui vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, quais as funções que ele tem numa produção cinematográfica, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Fotógrafo de Cena?

O fotógrafo de cena, ou fotógrafo de still, é o profissional que desenvolve o material para divulgar uma produção cinematográfica com o objetivo de conseguir recursos dos patrocinadores.

Para que os patrocinadores queiram investir, é importante que o filme se revele atraente. Por isso, o fotógrafo de cena ocupa um papel central em qualquer produção.

Embora o seu trabalho não seja conhecido do grande público, pois o material que ele cria não chega até ele, a verdade é que ele é fundamental para que o filme seja produzido. Sem ele, seria impossível conseguirmos recursos suficientes para a produção cinematográfica. Afinal, quem iria patrocinar um filme se as imagens não fossem atraentes?

Durante as gravações das cenas, é importante que o fotógrafo de still não seja notado. Tem de ficar longe da câmara que está a filmar e aproveitar, por exemplo, que uma música está a tocar para “disfarçar” o barulho que faz ao fotografar.

Por isso, a maior parte dos materiais usados por este fotógrafo são criados durante os ensaios. Dessa forma, poderá obter imagens mais próximas e cativantes.

Além do trabalho em arrecadação de recursos, é ele que cria o material de divulgação ao grande público. Sabes aqueles posters do filme que estão à porta do cinema ou em painéis publicitário? O fotógrafo de still é o responsável por ele.

Quais as suas funções

O fotógrafo de cena é o responsável pela divulgação de um projeto cinematográfico. Para conseguir fazer essa divulgação, ele precisa ter materiais para publicidade. Portanto, ele fotografa as cenas do filme, durante as filmagens, e depois usa-as para criar o material publicitário.

Este é um trabalho que é desenvolvido com o realizador (diretor) e com o diretor de fotografia. Os três, reúnem-se várias vezes para aprovar a estratégia publicitária e decidir o rumo a seguir na divulgação.

Todos os materiais desenvolvidos precisam ser aprovados pelo realizador e pelo diretor de fotografia antes de serem divulgados.

Estes materiais envolvem:

  • Fotografias de todas as cenas
  • Fotografias do cenário
  • Retratos dos atores
  • Fotografias do realizador em ação
  • Fotos da câmara em ação

Também é normal que se façam fotografias dos profissionais por trás da câmara, embora esse não seja o foco do seu trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

Embora a profissão de fotógrafo de cena seja muito prazerosa e gratificante, a verdade é que é difícil vivermos só dela. As produções cinematográficas são muito escassas em Portugal, assim como no Brasil (embora com um mercado mais favorável que o português), o que faz com que seja difícil conseguirmos trabalho regularmente.

Este trabalho é freelancer e dura apenas enquanto as gravações do filme estão a decorrer (normalmente não ultrapassam as 8 semanas). Além de ser um trabalho de curta duração, existe ainda a questão do pagamento de impostos.

Como trabalhador independente, o fotógrafo tem uma carga de impostos muito mais elevada que um trabalhador por conta de outrem, além de pagar as despesas do seu bolso. Por isso, e embora se receba bem por este trabalho, temos de pensar que não é tudo lucro e o trabalho é esporádico.

Outro aspeto que devemos considerar, é o facto de o trabalho de fotógrafo de still ocupar muito tempo. É impossível conciliar outros trabalhos ao mesmo tempo. É possível que tenhas de gravar de manhã à noite, às vezes durante a noite toda. Isso implica tempo e dedicação total.

Portanto, não será um caminho nada fácil. Terás de conjugar muito bem a tua vida profissional para conseguires desempenhar as tuas funções como fotógrafo de cena.

Como entrar na carreira de Fotógrafo de Cena?

Se queres seguir a profissão de fotógrafo de cena, então o ideal é que tenhas um curso de fotografia ou fotojornalismo e um curso de fotografia de cena no cinema. Desta forma, consegues trabalhar como fotógrafo comum, mas também vais ter ferramentas para trabalhar como fotógrafo de still.

Um curso na área do cinema é fundamental para entrares no mundo cinematográfico. Se queres conseguir trabalho, tens de conhecer alguém do meio, caso contrário, será muito difícil conseguires entrar em alguma produção.

Uma outra possibilidade é começares a trabalhar noutra função dentro do set de filmagens, como um assistente de operador de câmara, por exemplo. Desta forma, consegues entrar no meio e conhecer pessoas que te possam dar a oportunidade de trabalhares como fotógrafo de still.

Onde estudar para Fotógrafo de Cena?

Como vimos, os cursos em fotografia, fotojornalismo e fotografia de cena são muito importantes para quem quer seguir esta carreira. Para te ajudarmos, reunimos aqui algumas instituições que oferecem estes cursos.

Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Queres tornar-te um fotógrafo de cena de referência? Então não deixes de perseguir os teus sonhos. Estuda bastante, procura workshops e formações e trabalha bastante a tua rede de contactos. Com toda a certeza, vais conseguir aquilo que tanto queres.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top