Operador de Vídeo

operador de vídeo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O operador de vídeo, também chamado de cinematógrafo (na área do cinema), garante que as imagens de um vídeo têm qualidade. Ele tem conhecimentos apropriados que permitem que um vídeo seja gravado com o máximo de qualidade possível.

O mundo dos audiovisuais emprega dezenas (às vezes centenas) de profissionais com funções diferentes. Embora seja um mercado difícil, com poucos apoios, a verdade é que emprega muitas pessoas.

Se gostavas de trabalhar com audiovisuais e se tens um interesse particular pela área do vídeo, então estás no sítio certo. Aqui, vamos dar-te a conhecer a profissão do operador de vídeo.

Vens connosco?

O que faz um Operador de Vídeo?

O operador de vídeo trabalha em produções audiovisuais e é o responsável por assegurar a qualidade de imagem do vídeo. Para tal, ele alinha as câmaras, escolhe os filtros mais adequados à situação, corrige aberturas de diafragma e opera os controlos (aumenta/diminui pedestal e vídeo).

Embora possa trabalhar em diferentes segmentos do mercado, o seu trabalho é sempre gravar vídeos. Podem ser notícias, programas de televisão, eventos, palestras, entre tantas outras.

Para conseguires ser bom nesta profissão, além das competências técnicas em vídeo, tens de ser uma pessoa criativa. Além disso, tens de ser uma pessoa versátil, pois vais filmar uma grande variedade de assuntos e em diferentes formatos.

Deves estar à vontade para trabalhar os ângulos da câmara, assim como com os recursos de zoom e tempo.

Além disso, deves ser uma pessoa paciente, confiável e bastante profissional. O trabalho de operador de vídeo não é fácil, muitas vezes vais trabalhar muitas horas seguidas, de dia e noite, e com prazos muito apertados.

Outra característica importante é a pontualidade. Os eventos não podem esperar por ti, nem podes deixar uma equipa inteira à espera de que tenhas tudo pronto. Por isso, chegar a horas (pode implicar chegar antes dos outros todos) é essencial.

Talvez te interesse conhecer a profissão de Diretor de Arte de Animação

Quais as suas funções

O operador de vídeo tem como função gravar imagens com qualidade. As suas funções, assim como deveres, vai depender muito do setor e do ambiente em que está a trabalhar.

Por exemplo, se atuares na televisão, poderás filmar conteúdo em estúdio ou fazer composição de filmagens no local.

Mas se estiveres a trabalhar em eventos, vais ter de captar os momentos mais importantes de casamentos, batizados, palestras, entre outros (neste caso, o operador de vídeo é chamado de videomaker).

Vale a pena dizer, aqui, que o operador de vídeo não é responsável pela edição do mesmo. É o editor (montador) que vai fazer a montagem e edição das imagens gravadas. Em última instância, é o editor que vai aprovar o conteúdo gravado. Caso ele ache que o vídeo não ficou bom, pode pedir que o operador grave novamente.

O trabalho na área digital é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para este profissional. O trabalho envolve a gravação de vídeos diversos e com prazos geralmente curtos. Por isso, é importante que sejas uma pessoa proativa e que saibas lidar bem com o stress.

Conhece também a profissão de Operador de Câmara

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de vídeo encontra um mercado de trabalho amplo, ainda mais agora, com a evolução do mundo digital. Hoje, com a internet, muitos trabalhos viram os seus horizontes alargados, e esse é o caso do operador de vídeo.

Canais como o YouTube, assim como as redes sociais, tornaram o vídeo parte do quotidiano da maior parte das pessoas. Por isso, muitas pessoas têm investido em fazer vídeos para entrar nesse mundo e ganhar dinheiro com a internet.

Sendo assim, o operador de vídeo pode trabalhar em diferentes setores interessantes do audiovisual, como, por exemplo:

  • Cinema
  • Televisão
  • Eventos pessoais (casamentos, batizados, festas de final de curso, entre outros)
  • Espetáculos ao vivo (DVD’s e gravação de vídeos para as plataformas digitais)
  • Transmissões ao vivo para a internet
  • Agências de publicidade e marketing

Podes, ainda, optar por seguir uma carreira independente, ou seja, como profissional autónomo.

Neste caso, além de arcares com todas as despesas com o equipamento (que deve ser de qualidade), também terás de pagar uma taxa de impostos maior, além de outras despesas com marketing e contabilidade.

Faz os nossos Testes Vocacionais e descobre outras profissões que encaixam no teu perfil!

Como entrar na carreira de Operador de Vídeo?

Para seguires a profissão de operador de vídeo, tens de ter conhecimentos técnicos. A formação mínima varia muito de empresa para empresa. Existem algumas que pedem uma formação universitária em audiovisual, mas outras empresas apostam mais em profissionais com experiência (sem dar tanto valor à formação superior).

No entanto, independentemente dos requisitos da empresa para a qual queres trabalhar, tens de ter conhecimentos sobre o equipamento audiovisual, assim como tens de estar familiarizado com as diferentes técnicas de filmagem.

Portanto, um curso de vídeo é sempre uma excelente escolha para entrares nesta carreira com o pé direito. Lembramos que não se trata da edição de vídeo, mas de captação e gravação de vídeo.

Onde estudar para Operador de Vídeo?

Como dissemos, não existe uma regra sobre a formação mínima para o operador de vídeo. Poderás optar por um curso superior, ou podes simplesmente tirar um curso profissional na área do vídeo.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar um operador de vídeo de referência no mercado? Então não deixes de investir na tua formação, pois vai fazer toda a diferença no teu futuro profissional. Estuda, trabalha e evolui sempre ao longo da tua carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top