Diretor Esportivo / Dirigente Desportivo

Diretor Esportivo - Dirigente Desportivo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

2000€ - Máximo

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Economia Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Diretor Esportivo ou Dirigente Desportivo é um gestor de um time ou entidade na área do futebol ou de outros esportes. Esse profissional, faz a ligação entre os diretores de topo, os treinadores e os atletas. Mas vem saber tudo da profissão.

O mundo do esporte ou desporto é cada vez mais competitivo. Mas como também movimenta milhões de adeptos e muito dinheiro, as exigências nunca cessam. Assim, as estruturas tendem a ser mais profissionalizadas e a gestão mais cuidada.

E é aqui que entra em campo o Diretor Esportivo ou Dirigente Desportivo. Esse profissional é responsável por gerir a entidade ou esquadra, fazendo a ligação entre as suas diversas estruturas. Assim, assume toda a gestão do time.

No Brasil, esse tipo de gestor também é chamado de “Cartola”, pois, no futebol de antigamente, os diretores de times usavam fatos a rigor que destoavam com a descontração geral do esporte. Mas o termo também se refere à cartola que usavam, ou chapéu, e que era um sinal da sua autoridade.

Atualmente, o Diretor Esportivo pode não ter um ar tão formal, mas ainda acontece na maior parte dos clubes profissionais. Repara que essa figura é um gestor e, portanto, o fato e gravata acabar por ser a sua imagem de marca.

Fica connosco para conhecer em detalhe os desafios desse profissional no dia-a-dia…

O que faz um Diretor Esportivo

O papel do Diretor Esportivo é essencial nas modalidades mais profissionais, nomeadamente no futebol. Portanto, é esse profissional que faz a ligação fundamental entre a direção ou os donos de um time e a equipa técnica do mesmo.

Assim, é uma figura de diálogo. Mas também tem poder de decisão e pode intervir na construção do plantel, bem como na definição das metas do time para uma dada época.

Porém, também lhe cabe lidar com aspetos mais burocráticos, como, por exemplo, a escolha do staff e as receitas do clube. Assim, pode ter algum papel na gestão financeira, embora isso dependa muito da estrutura da própria organização onde trabalhe.

Em alguns times, o cargo será mais próximo do também chamado Diretor Técnico, em que se exige um grande conhecimento de futebol ou do esporte em causa. Nesse caso, coloca mais as mãos no que concerne ao desporto em si.

Contudo, noutros emblemas, o Diretor Esportivo desempenha funções mais de gestão empresarial. Nesse caso, deverá ter um perfil sobretudo administrativo.

Em todo o caso, o Diretor Desportivo precisa de ter uma personalidade muito marcada e boas capacidades de liderança. Portanto, é uma figura que deve impor respeito.

Mas também precisa de entender que o esporte é um mundo de paixão. Assim, não pode ser demasiado racional em todas as decisões. Embora precise de ter cuidados financeiros e preocupações de gestão, tem de entender o amor dos adeptos pelo clube, bem como a imprevisibilidade do desporto e dos resultados.

Quais as suas funções

O trabalho de um Diretor Esportivo depende muito da sua capacidade de saber lidar com pessoas. Esse profissional precisa de ter uma sensibilidade ideal para isso, pois algumas das suas funções são delicadas.

Assim, pode ter de dispensar jogadores e de negociar contratos com outros, o que exige encontrar um equilíbrio entre os egos das vedetas e a realidade financeira do clube.

Mas também pode ter de lidar diretamente com o Treinador de Futebol para entender que reforços ele deseja para o time ou para lhe mostrar o desagrado da direção com os resultados.

Além disso, terá de reunir com o Scout ou Olheiro do clube para lhe passar a informação das características que precisa de encontrar num potencial talento.

Porém, mais complicado ainda pode ser encontrar o presidente do time ou o dono para lhe passar o desagrado do plantel ou para notar como as contas estão no vermelho.

Em resumo, algumas das funções do Diretor Desportivo são as seguintes:

  • Fazer a ligação entre a direção e o Treinador de Futebol
  • Ajudar a construir o plantel
  • Negociar transferências de Jogadores de Futebol
  • Realizar e negociar contratos profissionais dos atletas
  • Supervisionar a inscrição de atletas nas provas oficiais
  • Gerir os Recursos Humanos
  • Promover a ligação entre o futebol profissional e as categorias de base
  • Encontrar potenciais talentos com o Departamento de Scouting.

Portanto, é um trabalho desafiante e que exige muito tato e um grande conhecimento dos bastidores do futebol. Por isso mesmo, muitas vezes, os Diretores Esportivos são ex-jogadores ou já desempenharam outras funções na área, pois é preciso conhecer os segredos do esporte…

Quanto ganha um Dirigente Desportivo

Não há uma tabela salarial fixa para esses dirigentes, pois os valores dependem muito da dimensão do time e/ou da organização onde trabalhem.

Contudo, nesses tempos recentes, alguns Diretores Esportivos já são alvo da cobiça dos grandes emblemas mundiais. Assim, há times a “roubarem” esses profissionais a outros, oferecendo-lhes melhores salários e condições.

Portanto, é uma profissão com muito potencial para bons ganhos. Mas também é um mundo muito competitivo, onde só os melhores se conseguem destacar.

Repara ainda que, em alguns times, os Diretores Desportivos têm contratos por objetivos, ou seja, além do valor fixo, podem ganhar prémios pelas conquistas do clube. Essa é uma boa forma de complementar os ganhos e também de motivar os diretores a empenharem-se mais na tarefa.

Saídas no Mercado de Trabalho

Esse mercado de trabalho é altamente competitivo e complexo – quase tanto como o mundo do esporte, em especial do futebol que movimenta elevadas quantias financeiras.

Mas, além do dinheiro envolvido, há ainda muita paixão e muita exigência. O torcedor está sempre a cobrar mais e mais…

Assim, o Diretor Esportivo é uma figura que pode ser essencial para fazer essa ligação entre o que o esporte tem de paixão e o que ele deve ter de racional. Apesar disso, e de cada vez mais se apostar em figuras formadas na área, o mercado é um pouco fechado.

Portanto, isso significa que os dirigentes vão sendo promovidos dentro da estrutura dos clubes, passando por diversas funções. Assim, também há muitos jogadores que acabam por Diretores Esportivos.

Desse modo, as saídas profissionais na área não são muitas. Mas é sempre possível sonhar com uma profissão nesse mundo – basta persistir e dar o melhor de si para lá chegar!

Como entrar na carreira de Diretor Esportivo

A formação académica ou profissional pode ser uma boa forma de ingressar nesse mercado. Contudo, pode não ser suficiente. Veja que é preciso investir numa preparação pessoal e no aprendizado em contexto de trabalho.

Portanto, pode fazer cursos de Gestão de Futebol e de Direção de Futebol. Mas até o Bacharelado em Esporte pode abrir portas nesse setor.

Contudo, a par disso, será importante que se envolve na vida do clube da sua cidade, por exemplo. Mesmo que seja um time pequeno e amador, é uma boa forma de ganhar experiência e de começar a conhecer pessoas no mundo do futebol.

O chamado networking é fundamental em qualquer área, nos dias de hoje. Portanto, procure ligar-se às pessoas certas

Onde estudar para Diretor Desportivo

Há muitos cursos na área do esporte e cada vez mais instituições focadas apenas em formações nesse setor. É um reflexo do peso que o esporte tem na nossa sociedade.

Assim, não será difícil encontrar uma solução para estudar. Vê, contudo, que as Associações e Federações têm, por vezes, cursos dirigidos a pessoas que já fazem parte da estrutura do futebol, com vista à melhoria de competências.

Mas vamos ajudar-te aqui com algumas opções que te podem guiar no processo de escolha…

Portugal:

Brasil:

Já percebeste o que é e o que faz um Diretor Esportivo ou Dirigente Desportivo? E achas que é este o teu caminho? Se estás convencido/a disso, começa já a preparar o teu futuro de sucesso. Estamos a torcer por ti!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top