Vendedor de Loja

Vendedor de Loja

O vendedor de loja, ou assistente de loja, é o funcionário que acompanha os clientes dentro do estabelecimento e tenta encontrar produtos que satisfaçam as necessidades dos mesmos. Por isso, ele precisam ser persuasivos e perspicazes, assim como ter uma boa capacidade de comunicação.

Outros nomes para esta profissão: Vendedor, Assistente de Loja

  • Modalidades:
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade:
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio:
  • Idiomas:

O atendimento ao cliente é essencial para qualquer tipo de negócio. Os vendedores são aqueles que representam a identidade da empresa. Por isso, eles precisam seguir as orientações do encarregado de loja para que a venda seja feita de acordo com a ética e a política da empresa.

Os negócios não se fazem só pela qualidade dos produtos que oferecem. Sem dúvida, se os vendedores não forem bons, as pessoas nem vão chegar a saber se o produto é, ou não, bom, porque não vão comprar.

É por isso que os vendedores são tão importantes numa empresa! Eles têm de ser capazes de criar uma necessidade nos clientes, e oferecer-lhes a solução para essa necessidade!

Se tens um talento especial para a comunicação e persuasão, então esta profissão pode ser aquele que tanto procuras! E, se fores mesmo bom naquilo que fazes, podes crescer muito nesta carreira!

Curioso para saber mais sobre o que faz um vendedor de loja? Então continua connosco, porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão!

O que faz um Vendedor de Loja?

O vendedor de loja acompanha os clientes do estabelecimento, encontrando os melhores produtos, para que estes satisfaçam as suas necessidades. Sendo assim, ele garante que as metas de venda da empresa são alcançados.

Sem dúvida, se existe alguém que pode impactar os resultados das vendas, essa pessoa é o vendedor. Não há ninguém melhor para alavancar o índice de vendas, porque ele sabe como convencer as pessoas a comprarem.

Além disso, ele é o porta-voz da empresa. Quando os clientes chegam à loja, a pessoa com quem falam é o vendedor. É ele que tira todas as dúvidas e aconselha os melhores produtos. Por isso, eles precisam ser conscientes e responsáveis. Até porque são eles que estão na linha da frente e são a cara da marca que representam.

Esta relação entre o vendedor e o cliente é essencial para que a marca se fortaleza, e para que a taxa de fidelização seja alta.

Mas se achas que o vendedor de loja só vende os produtos, estás enganado! Ele também negoceia preços e pode oferecer tipos de pagamento vantajosos, com prazos que se adequem ao cliente. Também pode oferecer descontos e promoções que façam com que o cliente compre mais na loja.

Além disso, ele também tem de manter a loja organizada, para facilitar o acesso aos produtos. Uma loja bem organizada é uma loja que vende mais! Os vendedores sabem disso e não perdem tempo na hora de manter todas as prateleiras bem organizadas!

Quais as suas funções

Para que as vendas sejam boas, o vendedor de loja precisa de saber avaliar as necessidades dos clientes para depois oferecer os produtos que vão de encontro com a satisfação dessas necessidades.

Sem dúvida, quando um vendedor consegue perceber aquilo que o seu cliente precisa, não só vai vender o produto que ele procura, como vai vender outros produtos complementares. O resultado? Vendas atrás de vendas!

Ele também tem de saber tudo sobre os produtos que tem na loja. Não pode haver ninguém que saiba mais dos produtos que tem para vender do que ele! Se um cliente perguntar alguma coisa, ele tem de saber responder a todas as questões, ou então corre o risco de perder clientes.

Sendo assim, é fundamental que o vendedor de loja saiba as características dos produtos, os preços, quais são as garantias oferecidas, quais os cuidados que o cliente deve ter com o produto, como devem usar, e quais as condições de entrega, caso seja preciso.

Os vendedores também podem fazer demonstrações de produtos. Assim, eles conseguem mostrar na hora como o produto funciona, e a probabilidade de vender é maior.

Além de trabalharem diretamente nas vendas, eles também:

  • Recebem pagamentos
  • Preparam faturas
  • Registam as vendas
  • Fazem a gestão do stock (com o encarregado de loja)
  • Arrumam os produtos em loja

Competências Pessoais:

Se queres ser um bom vendedor de loja, então tens de ter algumas competências pessoais. Entre elas, podemos falar, aqui, por exemplo:

  • Boa comunicação
  • Imagem cuidada
  • Bom relacionamento interpessoal
  • Gosto em ajudar e servir
  • Ser paciente
  • Ser atento e atencioso
  • Saber técnicas de venda

Saídas no Mercado de Trabalho

Todas as lojas que querem vender os seus produtos precisam de um vendedor de loja! Embora muitas lojas pequenas não contratem um vendedor, a verdade é que este profissional pode fazer a diferença!

Os empreendedores já se deram conta que contratar vendedores faz multiplicar as vendas e, por isso, muitos não olham a meios na hora de colocar estes profissionais no quadro da empresa.

Sendo assim, encontras emprego em vários tipos de loja, como, por exemplo, lojas de roupa, calçado, maquilhagem, equipamentos tecnológicos e do lar, entre tantos outros.

Como entrar na carreira de Vendedor de Loja

Não precisas ter nenhuma habilitação especial para seres vendedor de loja. No entanto, a maioria das empresas exige que tenhas a escolaridade mínima obrigatória – 9º ou 12º ano, dependendo da tua idade.

Se tiveres algum tipo de curso profissional em vendas, podes ter certeza que vais passar à frente de muitos concorrentes. Sem dúvida, saber técnicas de venda faz a diferença no dia a dia. E os empregadores sabem bem disso!

Por isso mesmo, reunimos aqui alguns cursos que podem ajudar! Ora vê!

Onde estudar Vendas

Portugal:

Brasil:

Queres ser vendedor de loja? Então não percas tempo e começa a estudar algumas das melhores técnicas! Vais ter sucesso, com toda a certeza!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima