Editor de som

Editor de som

O editor de som é a pessoa organiza todas as unidades sonoras gravadas. Ele trabalha tanto na edição de CDs, demos, narrações de vídeos, spots de rádio, edição do áudio de filmes, entre outras produções audiovisuais.

Outros nomes para esta profissão: Editor de áudio

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

O trabalho de edição de áudio é muito técnico e exige uma grande capacidade de concentração. Não basta fazer com que o áudio esteja perfeitamente alinhado com a imagem! É preciso ter criatividade para unir peças sonoras, assim como conhecimentos de música para fazer a edição de produtos musicais.

Já alguma vez tinhas pensado em trabalhar com edição de músicas e outros áudios? É um trabalho muito minucioso, mas também é gratificante!

Saber que uma peça sonora foi editada por nós, que nada seria tão perfeito se não fosse o nosso esforço, traz um sentimento fantástico de realização pessoal!

Ficaste entusiasmado com esta profissão? Queres saber mais sobre o dia a dia de trabalho? Então estás no sítio certo!

Aqui vamos contar-te o que faz um editor de som no seu dia a dia, quais as funções que tem, as saídas no mercado de trabalho, e tudo o que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Editor de Som?

O editor de som organiza todos os materiais gravados para conseguir ter um resultado final equilibrado, bem equalizado e de acordo com as expectativas do “contratante”, seja ele um cantor, uma banda, uma rádio, uma empresa, um realizador, um orador, tutor, ou até um produtor de games.

Tal como o nome indica, o editor de áudio não trabalha na produção dos conteúdos, mas apenas na edição. Ou seja, ele recebe já os conteúdos gravados e trabalha esses conteúdos na fase da pós-produção.

No cinema, os sons gravados são apenas de diálogos. Mas quando assistimos a um filme não temos somente os diálogos. Existe também a trilha sonora, ruídos e outros sons para dar movimento e intensidade ao resultado final.

O editor de som é a pessoa que faz com que todos estes elementos fiquem no sítio certo na linha de tempo do filme. O trabalho do editor de áudio no cinema só é feito depois que o montador (editor) termina a edição de vídeo.

É normal que os editores de som trabalhem num primeiro momento com o sound designer e o diretor de som para, juntos, determinarem onde cada um dos sons vai ficar na trama, e quais os sons que estão em falta e precisam ser adicionados.

Assim que se determinam os sons que precisam ser criados, o editor pede para a equipa de foleys, para a equipa de música e para a equipa dos sons de arquivo, de forma a que estas providenciem todos os arquivos necessários.

Com todos estes arquivos em mãos, o editor de som termina toda a edição e envia para o responsável pela equalização e mixagem dos arquivos.

Quais as suas funções

O editor de som tem como função editar e organizar todos os materiais sonoros para serem inteligíveis ao público, e para ter o melhor resultado possível, quer seja um CD, um filme, um podcast ou um vídeo para o YouTube.

O editor de áudio recebe todos os materiais gravados e faz a edição na fase da pós-produção.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como editor de som, podes vir a trabalhar em cinema (editando o áudio dos filmes, documentários), em emissoras de rádio (editando as vinhetas, publicidades, programas, entre outros), na televisão (edição do áudio do dos programas), na internet (podcasts, vídeos de Youtubers, entre outros), e em editoras de música (edição de CDs, demos, entre outras).

Apesar da cultura não ser muito valorizada em Portugal, assim como no Brasil, existem muitas oportunidades de trabalho como editor de áudio. Como existem muitas saídas no mercado de trabalho, podes encontrar trabalho em várias áreas, desde editoras de música, a emissoras de rádio, TV, ou até podes dedicar-te a uma carreira freelancer.

Como entrar na carreira de Editor de Som?

Para entrares na carreira de editor de som precisas ter um curso na área. Embora muitos editores de som a trabalhar no mercado atualmente tenham aprendido tudo por conta própria, de forma autodidata, hoje em dia ninguém te vai contratar sem ter certeza que sabes editar.

Sendo assim, o primeiro passo é tirares um curso de edição de áudio, ou então um curso de multimédia. O curso de multimédia alarga-te mais os horizontes, porque podes trabalhar noutras áreas, como edição de vídeo, edição de conteúdo, design, entre outras.

Depois de tirares o curso, o mais importante é conseguires o primeiro trabalho. É mais fácil conseguires uma oportunidade numa produção mais pequena, ou então numa plataforma de freelancers.

Nessas plataformas encontras várias pessoas à procura de edição de áudio. Normalmente de músicas ou conteúdos para a internet.

A vantagem é que consegues um bom portfólio e várias referências para depois conseguires trabalhos maiores.

Vejamos agora onde podes estudar para te tornares um ótimo editor de áudio.

Onde estudar para Editor de Som?

Portugal:

Brasil:

Ficaste com vontade de trabalha com edição de áudio? Sempre sonhaste em estar à frente um computador e fazer magia com os arquivos de áudio? Pois bem! A profissão de editor de som pode estar ao teu alcance! Estuda, dedica-te bastante a aprender o máximo de técnicas possíveis, e vai à luta! O mundo está à tua espera!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top