Front-End Developer

O Front-End Developer, ou Desenvolvedor de Front-End, é o profissional responsável por fazer o projeto de estruturas web, tendo como foco a experiência do utilizador (usuário).

Outros nomes para esta profissão: Desenvolvedor de Front-end, Programador de Front-End

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geometria Descritiva, Informática, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta é uma profissão que tem sido muito procurada, muito pela constante evolução das tecnologias, em especial da internet, a qual transformou a forma como procuramos e temos acesso a informações online, assim como a forma como interagimos com essas informações.

O front-end Developer trabalha com linguagens, as quais conversam com o utilizador. Ele é o profissional que desenvolve a apresentação de produtos digitais, sejam sites ou Apps mobile. Ou seja, é ele que elabora tudo o que o utilizador de um website ou uma aplicação (aplicativo) vê e interage.

Sabendo que, com a evolução das tecnologias, as interfaces se tornaram cada vez mais complexas, estes profissionais são essenciais para garantir a satisfação das necessidades de cada um dos visitantes.

Se quer saber mais sobre esta profissão, então continue a ler este artigo! Descubra o que faz este profissional no dia a dia, quais as funções que tem no seu cargo, quais são as saídas no mercado de trabalho e como pode iniciar esta carreira.

O que faz um Front-End Developer?

O Front-end Developer é responsável por elaborar tudo aquilo que é visível em sites e apps. Ou seja, tudo aquilo que o utilizador de um site ou aplicação vê e interage, é da responsabilidade do desenvolvedor de front end. Tudo aquilo que é invisível ao usuário, ou seja, a relação dos produtos digitais com o sistema, é da responsabilidade do desenvolvedor de back-end.

Este profissional elabora o Layout do produto digital em CSS, HTML, e Java Script. É importante garantir a interatividade entre os diferentes elementos que encontra no site, página, ou aplicação. Este é um trabalho de equipa, pois é necessário conjugar o trabalho de design, back-end, infraestrutura, entre outras áreas.

É importante que este profissional se preocupe com a performance do site ou app, assim como a perfeição entre código e layout, semântica usada, entre outros aspectos, de forma a tornar o produto digital apelativo para o utilizador.

No início do desenvolvimento de qualquer projeto, o foco está na estruturação, fazendo a documentação do projeto e definindo quais os padrões de código a serem usados.

Numa fase posterior, no desenvolvimento do projeto em si, o Front-end Developer vai criar o layout, o qual é feito em conjunto com a equipa de design.

Quais as suas funções

O principal objetivo do Front-end Developer é garantir que os utilizadores de um site ou app tenham uma boa experiência no produto digital. Para conseguir esse objetivo, ele deverá desenvolver um trabalho em conjunto com o departamento de design e com os back-end Developers.

Além disso, ele desempenha uma série de funções específicas no desenvolvimento do seu trabalho, como por exemplo:

  • Desenvolver códigos limpos e documentadas
  • Aplicar técnicas de Seo
  • Dar apoio a dispositivos e navegadores
  • Seguir web standards

Tendo em conta que as aplicações web estão cada vez mais complexas, deixando de ser páginas simples, o trabalho do desenvolvedor de Front-End é cada vez mais necessário. Ao contrário do que acontecia há uns anos, atualmente, este profissional necessita saber como construir aplicações de grande porte, e precisa também de ser um bom programador.

É importante, assim, que este profissional domine a semântica de marcação HTML e SEO, mas também é importante que tenha conhecimento de técnicas de esterilização CSS, e Java Script.

Sabendo que o desenvolvedor atua com layouts, então é fundamental que ele tenha noções sólidas de ferramentas como o Photoshop e o Sketch. Poderá também ser interessante conhecer outras linguagens como JQuery, Bootstrap, AJAX e CFML.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os desenvolvedores de front-end tem crescido muito nos últimos anos, com tendência de crescimento muito maior, sempre que novas tecnologias surgem, ou quando estas se tornam populares.

Com o aparecimento e desenvolvimento de smartphones, tablets, entre outras tecnologias com acesso à internet, estes profissionais tornaram-se indispensáveis, mas também enfrentaram um desafio ainda maior, fazendo projetos digitais que se adaptem às necessidades do utilizador.

Tanto em Portugal, como no Brasil, as ofertas de emprego nesta área têm vindo a aumentar ao longo do tempo. Isto significa uma boa oportunidade para aqueles que estão agora a iniciar a sua carreira e têm um gosto pela tecnologia.

Uma das grandes vantagens desta área é que, não só as ofertas aumentaram no panorama nacional, como aumentaram igualmente no panorama internacional, o que permite que possa desenvolver ainda mais o seu percurso profissional.

Como entrar na carreira de Front-End Developer

Para iniciar a carreira de Front-end Developer deverá tirar um curso superior de programação.

É importante dizer que o desenvolvedor de front-end não trabalha propriamente com design, da mesma forma que o designer não trabalha com programação. Os dois profissionais trabalham juntos na formação e desenvolvimento dos layouts.

No entanto, para que o trabalho de ambos seja bem feito, é importante que os dois tenham um conhecimento básico sobre as duas áreas.

Além do curso de programação, é sempre bom procurar por formações em front end Development, até porque esta é uma área que se encontra em constante evolução.

Existem várias instituições que dão formações nesta área, com diplomas certificados.

Onde estudar Front-End Development:

Portugal:

Brasil:

Já decidiu que quer ser um Front-End Developer? Então não perca mais tempo e invista já na sua formação! Sem dúvida, é uma profissão de futuro!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima