Eletricista de Circo

eletricista de circo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O eletricista de circo é o profissional que trata de toda a iluminação do circo (externa e interna). É uma profissão difícil, mas também muito emocionante e pode trazer muita realização pessoal.

O circo é um mundo mágico e misterioso e é por isso que tantas pessoas querem trabalhar neste ambiente.

Ao contrário do que muitos pensam, os espetáculos de circo são muito mais do que números circenses. O artista de circo não consegue fazer uma grande apresentação sem que outros profissionais trabalhem nos bastidores, como, por exemplo, o capataz de circo, o barreira, a costureira de espetáculos ou o maquilhador de espetáculo.

Os eletricistas de circo são profissionais de bastidores, mas desempenha uma função muito importante.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de eletricista de circo. Vais aprender o que faz, quais as funções que tem no circo, quais são as saídas no mercado de trabalho , assim como tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Curioso?

Então segue connosco!

O que faz um Eletricista de Circo?

O eletricista de circo é a pessoa de trata da iluminação interna e externa do circo. É ele que assegura que todas as fiações estão em bom estado, assim como faz a instalação dos equipamentos de iluminação, como os refletores, e outros equipamentos, como o quadro de luz.

Além disso, este profissional está à frente da mesa de luzes durante o espetáculo. Portanto, ele opera os equipamentos de iluminação e trata dos efeitos de luzes.

Como podes perceber, este é um trabalho em nada secundário. Tendo em conta que o jogo de luzes durante o espetáculo é um dos fatores principais, a par dos efeitos sonoros, o eletricista de circo desempenha uma das funções centrais num espetáculo circense.

Quais as suas funções

A função do eletricista de circo é tratar de tudo o que está relacionado com a iluminação do circo, assim como de equipamentos elétricos, como geradores, motores, entre outros.

Como falamos de eletricidade, este é um cargo de grande responsabilidade. Afinal de contas, é a segurança de todos que está em causa.

Este profissional assegura o bom estado de todas as fiações , assim como dos equipamentos elétricos. É também ele que:

  • Instala os equipamentos de luzes
  • Instala equipamentos elétricos
  • Faz a manutenção de todos os equipamentos elétricos e de iluminação

Durante o espetáculo, os eletricistas de circo são responsáveis por operar a mesa de luzes e estão à frente dos efeitos de luzes usados durante as apresentações.

Saídas no Mercado de Trabalho

O eletricista de circo trabalha em companhias circenses. As oportunidades de trabalho não são muitas, até porque existem poucos circos. No entanto, a boa notícia é que, com a formação de eletricista, poderás atuar em diferentes áreas.

Poderás trabalhar no setor residencial, industrial, assim como na área do espetáculo em geral, como eletricista de espetáculos.

Portanto, caso não consigas logo um trabalho no circo, podes exercer a tua profissão em outras áreas, como na música, teatro ou cinema, pois estas áreas são mais próximas à do mundo circense.

No entanto, não desistas de procurar uma vaga no circo. Se esse é o teu sonho, se sempre foi o que querias fazer da tua vida profissional, procura, volta a procurar, e nunca desistas! Um dia vais conseguir o que tanto desejas!

Como entrar na carreira de Eletricista de Circo?

Para seres eletricista de circo, não é obrigatório teres um diploma. No entanto, é preciso entenderes de eletricidade e equipamentos elétricos. Nós recomendamos sempre que tires um curso ou uma formação em eletricidade e eletrónica. Além de ficares melhor preparado, as oportunidades de trabalho são maiores.

Existem também cursos para quem quer trabalhar com equipamentos de iluminação de espetáculos. Para trabalhares no circo, ou qualquer outra área artística, é sempre bom já teres os conhecimentos adquiridos nestes cursos.

Ter uma certificação de eletricista também é uma vantagem. Muitas empresas só contratam profissionais certificados. Por isso, nós aconselhamos também que consigas a tua.

Em Portugal, para teres a certificação, precisas de ter um curso em eletricidade que seja reconhecido pela Direção-Geral de Energia e Geologia ou ter uma formação certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

No Brasil, para se ter a certificação de eletricista, é preciso concluir um curso técnico profissional reconhecido pelo Ministério da Educação. Depois de concluído o curso, é preciso fazer o registo no CREA.

Onde estudar para Eletricista de Espetáculos?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como eletricista de circo? Depois de leres este artigo não tens mais dúvidas sobre a carreira que queres seguir? Então não desistas de seguir a profissão dos teus sonhos. Estuda bastante, procura formações, pois vão dar-te ferramentas importantes para seguires esta carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top