Professor de Físico-Química

professor de físico-química

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Biologia Física Matemática Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Físico-Química, ou Professor de Ciências Físico-Químicas, dá aulas de Física e Química no 3º ciclo do ensino básico (7º ao 9º ano). Em Portugal, o ensino das leis básicas da Física e da Química é iniciado ainda no ensino básico, sendo que as duas matérias são dadas numa mesma disciplina (Físico-Química).

Existem sempre disciplinas que nos suscitam curiosidade. A Física e a Química são sempre disciplinas que encantam os alunos, pois podem explicar-nos tudo o que existe no mundo. Apesar da dificuldade (muito porque inclui matemática), são muitos os jovens que gostam da disciplina e querem aprender mais e mais.

Os Professores de Físico-Química estão preparados para estimular os alunos a quererem descobrir todos os segredos da física e química, não só dentro da sala de aula, mas também fora das aulas.

Sem dúvida, o grande desafio dos Professores é, hoje, fazer com que os seus alunos tenham as ferramentas para desbravarem o mundo pelos seus próprios pés.

Se gostas de Física e Química e tens esta vontade de partilhar essa paixão com os outros, então esta pode ser a profissão que tanto querias!

Neste artigo nós vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta belíssima carreira.

Vens connosco?

O que faz um Professor de Físico-Química?

O Professor de Físico-Química dá aulas de Física e Química a alunos do ensino básico (3º ciclo). Como são alunos mais novos, as aulas consistem em passar conceitos básicos e introdutórios a estas ciências.

Os Professores, além de darem aulas, também têm uma série de outras tarefas. A preparação das aulas exige muito tempo, tempo esse que não é contabilizado no horário laboral. Por isso é que em Portugal o horário de trabalho do Professor é de 35 horas semanais, no máximo.

Além disso, é preciso preparar materiais didáticos para dar aos alunos, fazer os testes, corrigi-los, avaliar o desempenho dos alunos ao final de cada período escolar, assim como ter reuniões com os pais, outros Professores e até com a direção da escola.

Quais as suas funções

A função do Professor de Físico-Química é formar alunos para que entendam o funcionamento físico e químico do mundo e universo. É importante que os Professores de Físico-Química sejam capazes de transmitir os conhecimentos numa linguagem clara e objetiva.

Não nos podemos esquecer que o mais importante é que as crianças e jovens percebam o que nós dizemos. Não adianta nada usarmos um discurso cheio de palavras científicas se os alunos não entendem nem metade.

Por isso, uma das preocupações passa mesmo por explicar os conteúdos com uma linguagem adaptada aos alunos que temos à nossa frente.

De entre os vários assuntos abordados nesta disciplina, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Universo / Espaço
  • Materiais
  • Transformações físicas e químicas
  • Energia
  • Reações químicas
  • Som
  • Luz
  • Eletricidade
  • Movimento e forças

No Brasil, o estudo da Física e da Química só se inicia no ensino médio, sendo que os alunos estudam estas ciências em duas aulas distintas. No entanto, os temas abordados nas aulas são muito semelhantes aos que abordamos em Portugal.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Físico-Química pode trabalhar em escolas públicas, assim como em escolas privadas do ensino básico que inclua o 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos). Como a formação destes profissionais é de Ensino de Física e Química, é possível também darem aulas ao ensino secundário (ensino médio), tanto de Física como de Química.

O ensino na faculdade já pressupõe um doutoramento. Se tens vontade de evoluir na carreira e tornar-te Professor universitário, então não deixes de estudar bastante e investe no teu doutoramento.

Escolhe aquela área de investigação que mais gostas e tens interesse. Lembra-te que é a paixão pelo que fazemos que faz de nós excelentes profissionais.

Poderás também trabalhar em centros de explicação e centros de estudo, pois existem sempre alunos com dificuldades nestas matérias. As aulas particulares são também uma opção, até porque os resultados obtidos com aulas particulares são muito melhores do que aulas em grupo.

Como entrar na carreira de Professor de Físico-Química?

Para seguires a profissão de Professor de Físico-Química em Portugal precisas ter o Mestrado em Ensino de Física e Química. Para poderes trabalhar como Professor, precisas sempre de seguir a via ensino do teu curso.

Sendo assim, quando terminares a tua licenciatura em Física e/ou Química, tens de seguir para o mestrado em ensino. Pode parecer que é perda de tempo, mas a verdade é que aprenderes sobre didática, desenvolvimento ou aprendizagem fará toda a diferença na hora de lidares com os mais novos.

Mais importante do que saberes muito sobre Física e Química, é essencial saberes olhar para os alunos e entender o que eles precisam. Muitos têm problemas sérios em casa, na escola, com familiares, assim como com amigos. Outros têm problemas de aprendizagem, e outros não são estimulados a estudar.

Saber lidar com todas estas situações é muito mais importante do que os alunos saberem a tabela periódica de cor e salteado. Lembra-te que o Professor forma cidadãos, não “máquinas de calcular”!

No Brasil, como dissemos, o Professor de Físico-Química não existe. Só existe um Professor de Física e um Professor de Química, os quais atuam no ensino médio. Neste caso, é preciso ter uma licenciatura em Física e/ou Química ou em Ciências Exatas (podendo dar aulas de Ciências no ensino fundamental e Química, Física e Matemática no ensino médio).

Onde estudar para Professor de Físico-Química?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Físico-Química? Então não desistas dos teus sonhos e investe na tua formação. O caminho pode ser difícil, mas vai valer a pena. A equipa do Guia das Profissões deseja-te um percurso fantástico.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top