Encarregado de Loja

Encarregado de Loja

O encarregado de loja é responsável por fazer a ligação entre os gerentes e os funcionários, e é ele que garante o bom funcionamento da loja e um bom atendimento aos clientes.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Línguas, Literatura, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Se gostas de lidar com várias pessoas, se tens gosto por comunicar e liderar equipas, esta pode, sim, ser a profissão certa para ti! Vais passar uma boa parte do teu tempo a gerir as equipas de funcionários dentro da loja, como os vendedores, por exemplo. Além disso, também podes atender clientes mais exigentes.

Por isso, é importante que saibas comunicar bem, que sejas uma pessoa persuasiva, firme, mas, ao mesmo tempo, amável.

Queres saber mais sobre esta profissão? Então continua a ler este artigo e descobre o que faz um encarregado de loja, quais as suas funções, as saídas no mercado de trabalho e como podes chegar a este cargo! Vem connosco!

O que faz um Encarregado de Loja?

O encarregado de loja é o profissional que faz a ponte entre os vários funcionários do estabelecimento e o gerente. Como os gerentes não estão diariamente nas lojas, então eles precisam de alguém que faça chegar até si o que está a acontecer no dia a dia. São os encarregados de loja que fazem essa ponte.

Como são os encarregados que estão no estabelecimento, eles aconselham os gerentes sobre vários aspetos, como, por exemplo:

  • Quais as formações que estão a fazer falta aos funcionários da loja
  • Pontos importantes nas entrevistas de emprego
  • Ajudam a avaliar funcionários
  • Ajudam os gerentes a decidir quem é para despedir e quem é para promover
  • Estão ao lado dos gerentes para resolver queixas dos funcionários

O encarregado de loja também lidera a equipa de funcionários. Por isso, ele tem de planear as tarefas que cada um deles vai fazer ao longo do dia / semana / mês, e é ele que prepara os horários de trabalho (quando se trata de horários e folgas rotativos).

Também tem de dar formação aos vendedores de loja, e acompanhar o seu trabalho. Ele diz aos vendedores como devem fazer as vendas no interior da loja, para respeitarem a política e a ética da empresa.

Ele também garante que todos os clientes são bem atendidos, e rápido. Por isso, ele está sempre a ver se os funcionários e os vendedores da loja estão atentos ao movimento do estabelecimento e pode mandá-los ir falar com um ou outro cliente que possa precisar da sua ajuda.

Quais as suas funções

O encarregado de loja é o profissional que está a par de tudo o que acontece dentro do estabelecimento. Por isso, ele tem de:

  • Liderar a equipa de vendedores e outros funcionários da loja
  • Planear tarefas e horários dos funcionários
  • Formar os vendedores da loja
  • Assegurar o atendimento rápido dos clientes

Além disso, ele também faz o inventário dos bens do estabelecimento e determina os itens que precisam ser repostos. É também ele que analisa os bens que os clientes devolvem e decide se aceita a devolução ou troca dos produtos.

Outra das suas funções é verificar se os preços dos produtos estão bem marcados nas estantes, e também assegura que se cumprem todas as normas de segurança.

Além disso, o encarregado de loja também é responsável por: acompanhar todas as atividades de venda na loja; verificar se o estabelecimento está limpo; verificar o stock; e organizar os produtos.

Como ele conhece a loja como ninguém, sabe exatamente quais são os produtos que mais vendem, os que menos vendem. Então conseguem organizar a loja para que os clientes comprem mais.

Como ele acompanha os funcionários no seu dia a dia, ele também avalia o desempenho de cada um. Por isso, na hora de haver promoções ou despedimentos, ninguém melhor do que ele para ajudar os gerentes a determinar quem são os funcionários a manter, ou mandar embora.

Em lojas de produtos alimentares, por exemplo, é o encarregado de loja que está responsável por verificar as datas de validade dos produtos, garantindo um serviço de excelência para os seus clientes.

Saídas no Mercado de Trabalho

O encarregado de loja pode trabalhar em todo o tipo de estabelecimentos. No entanto, a maioria das vagas são em estabelecimentos maiores, com vários vendedores e funcionários.

Podem trabalhar, portanto, em lojas de:

  • Roupa, calçado e acessórios
  • Equipamentos
  • Supermercados
  • Entre outros

Apesar de poderes trabalhar em todo o tipo de lojas, as vagas não são assim tantas. Existem mais vagas para vendedores e atendentes de loja do que propriamente para encarregados.

A boa notícia é que o turismo veio aquecer ainda mais o setor dos serviços. Por isso, existem cada vez mais empregos.

Como entrar na carreira de Encarregado de Loja

Não precisas ter nenhum curso para seres encarregado de loja. A maioria das vagas são ocupadas por funcionários e vendedores que se destacaram no seu trabalho e mostram ter um perfil adequado para exercer estas funções.

Se estás desempregado e estás à procura de uma vaga já para encarregado, é normal que te peçam experiência anterior em funções similares, como gestor de equipa, por exemplo. Além disso, é preciso que tenhas uma boa capacidade de análise, raciocínio lógico e estratégia.

A capacidade de liderança é essencial para conseguires trabalho nesta área. Além disso, é preciso seres alguém dinâmico, responsável, organizado, e também tens de ter uma visão comercial apurada.

Onde estudar para Encarregado de Loja

Para seres encarregado de loja, não precisas de ter nenhum curso na área. No entanto, eles exigem a escolaridade mínima obrigatória.

Embora não precisaes de uma formação, é possível que as empresas deem preferência a pessoas com formação em liderança de equipas.

Vê alguns cursos interessantes:

Portugal:

Brasil:

Gostaste desta profissão? Achas um cargo interessante e que se encaixa na perfeição no teu perfil? Então não percas mais tempo e procura ainda hoje uma vaga para ti!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima