Ensaiador Circense

Ensaiador Circense

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O ensaiador circense é o responsável por ensaiar as representações dos artistas de circo. Em determinadas situações (números) ele também pode fazer o papel de ponto (profissão ligada ao teatro). 

Os espetáculos de circo são complexos e precisam de muitos profissionais para que o resultado seja perfeito. Como espectadores, não fazemos ideia da grande estrutura de um circo. Olhamos apenas para os artistas, mas não imaginamos a quantidade de pessoas que estão por “trás das cortinas”. 

Uma das pessoas mais importantes, mas que nós não vemos, é o ensaiador circense. Ele é fundamental para que os números apresentados pelos artistas esteja de acordo com aquilo que foi definido pelo diretor circense.

Se gostavas de trabalhar no circo, então tens mesmo de conhecer a profissão de ensaiador circense. Aqui vamos mostrar-te o que ele faz, quais são as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira. 

Curioso? 

Então vem connosco!

O que faz um Ensaiador Circense?

O ensaiador circense ensaia os artistas de circo para as apresentações ao vivo. Ele trabalha diariamente com os artistas para que os números que vão apresentar estejam de acordo com as orientações do diretor do circo e para que, na “hora H”, não haja falhas. 

Qualquer apresentação de circo, seja ela de palhaços, trapezistas, mágicos, ou qualquer outro, exige horas e horas de trabalho a fio. São centenas de horas de treinos e ensaios para que tudo corra bem no espetáculo ao vivo. 

O ensaiador circense é, portanto, uma das personagens do circo que mais responsabilidade tem, assim como arca com uma das tarefas mais árduas de todas. 

Não falamos de treinos físicos intensos, mas são horas a fio a assistir a ensaios e a dar indicações aos artistas para que nada falhe no dia do espetáculo.

Quais as suas funções

O ensaiador circense tem como principal função ensaiar os artistas de circo. Para isso, ele tem de estar presente em todos os ensaios para garantir que tudo está em conformidade. Em alguns ensaios, está também o diretor circense, pois é ele que idealiza todo o espetáculo.

Portanto, em última instância, a última palavra é sempre a do diretor. No entanto, na falta dele, o ensaiador é a pessoa que determina o que é, ou não, para fazer durante a apresentação. 

Como podemos perceber, este é um cargo de muita responsabilidade. Por isso, se quiseres tornar-te ensaiador circense, tens de ser uma pessoa focada, determinada, organizada e, principalmente, responsável. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O ensaiador circense trabalha em circos e companhias circenses. A maior parte das ofertas de trabalho são para produções maiores, porque as companhias de circo pequenas não têm orçamento para contratar muitas pessoas. Por isso, quando olhamos para o mercado de trabalho, não encontramos muitas oportunidades de trabalho. 

Existem poucos circos, até porque é uma vida difícil e com poucos recursos. Isso torna o mercado de trabalho complicado para quem quer trabalhar como artista circense, ou outro cargo no circo. 

No entanto, se esse é o teu sonho, o nosso conselho é que sempre lutes por aquilo que queres. A verdade é que os circos estão a mudar e hoje valoriza-se o talento individual, mais do que a família de origem. 

Há uns anos, os circos eram negócios familiares. Mas com o grau de exigência do público a aumentar, eles viram-se obrigados a abrir portas e procurar novos talentos. 

Embora as vagas sejam poucas, este facto pode fazer com que tenhas mais oportunidades do que antes. Não desistas!

Como entrar na carreira de Ensaiador Circense?

Para seguires a carreira de ensaiador circense, a primeira coisa a fazer é conhecer o mundo do circo por dentro. Afinal de contas, não podes querer chegar logo a ensaiador se nunca viveste a experiência do artista de circo. 

Como vais conseguir ensaiar um artista se não sabes também executar os números? Se não souberes como se faz, é impossível dares as indicações para o artista executar. 

Portanto, primeiro vais ter de trabalhar como artista de circo, evoluir bastante e, com o tempo, podes almejar chegar a este posto. 

Então, para seres um artista de circo, o mais importante é teres talento para as artes circenses. O conhecimento de várias artes é uma mais-valia, até porque o ensaiador precisa saber um pouco de tudo. Sendo assim, frequentares uma escola de circo pode ser a melhor escolha a fazer. 

Vê aqui quais algumas das melhores escolas circenses. 

Onde estudar para Ensaiador Circense?

Portugal: 

Brasil:

Gostavas de trabalhar num circo? Adoravas, um dia, tornar-te um ensaiador circense de sucesso? Então não desistas e luta por aquilo que tu sonhas. Com toda a certeza vais conseguir tudo o que queres! Quando sonhamos com força, não há nada que nos possam impedir de chegar onde queremos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top