Ensaiador-Fundidor

Ensaiador-Fundidor

O ensaiador-fundidor trabalha na área da joalharia e ourivesaria e é o responsável por fazer a fundição dos metais preciosos, como ouro e prata, por exemplo. É um trabalhador qualificado que sabe trabalhar com as particularidades dos metais preciosos.

Outros nomes para esta profissão: Fundidor de joias, Fundidor ourives

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Geologia, Informática, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Ele é fundamental no processo da fundição das joias e, por isso, trabalha diretamente com outros profissionais da área da joalharia.

Esta profissão não é para qualquer pessoa. Sem dúvida, se existe uma profissão que exige muita responsabilidade, é esta! Não estás a lidar com qualquer coisa! Estás a lidar com metais preciosos, cujo valor é altíssimo.

Um erro na fundição dos metais e deita tudo a perder. Então, um pequeno erro pode causar um grande prejuízo.

Se estás a pensar seguir esta profissão, tens de ser uma pessoa muito consciente dos teus atos, muito atento também, e com atenção aos detalhes.

Ficaste interessado? Aqui vamos contar-te o que faz um ensaiador-fundidor no seu dia a dia, quais as funções que tem no seu trabalho, como está o mercado de trabalho, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Curioso?

Então vem connosco!

O que faz um Ensaiador-Fundidor?

O ensaiador-fundidor trabalha com metais preciosos e semipreciosos. É ele que faz a fundição desses metais, e tem conhecimentos que lhe permitem executar essa tarefa de forma correta, sem risco de comprometer a qualidade do material.

Além de fundir os metais preciosos com homogeneidade, os ensaiadores-fundidores também ensaiam metais preciosos. Neste caso, eles têm de seguir os métodos de ensaios que o Regime Jurídico da Ourivesaria e das Contrastarias definiram.

Se seguires esta profissão, também vais assinar os boletins de ensaio feitos para cada uma das lâminas e barras fundidas e ensaiadas.

Tens de ser uma pessoa responsável e detalhista. As barras e as lâminas têm de ser marcadas com o punção de responsabilidade e os indicativos do tipo de metal e os seus respetivos toques.

A afinação de metais preciosos também é da responsabilidade dos ensaiadores-fundidores.

Quais as suas funções

Se seguires a profissão de ensaiador-fundidor, és obrigado a:

  • Marcar as lâminas e as barras dos metais preciosos com a marca de responsabilidade e punções que indicam a espécie de metal presente, e os toques respetivos
  • Emitir boletins de ensaio para cada uma das lâminas e barras de metais preciosos que fundir. Neles devem constar o desenho da marca de responsabilidade, o toque, o peso e o número de registo
  • Sempre que aparecerem objetos ou partes deles que possam ter valor histórico, arqueológico ou artístico, tens de comunicar à Direção-Geral do Património Cultural. Só podes seguir com a fundição depois de autorizada
  • Organizar e atualizar o registo eletrónico todos os dias, incluindo as peças que tens para fundir e ensaiar

Esta é uma profissão de grande responsabilidade. Afinal de contas, estamos a falar de metais preciosos, os quais são de grande valor. Por isso, todos os prejuízos que decorram da falta de homogeneidade nas barras e lâminas fundidas são da responsabilidade do ensaiador-fundidor.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado da joalharia e ourivesaria em Portugal ainda é muito pequeno, mas a verdade é que está a crescer, embora que timidamente. Sem dúvida, o mercado internacional começa agora a olhar para Portugal com outros olhos, e o interesse pela joalharia portuguesa está a crescer.

Por isso, embora ainda exista pouco espaço para a joalharia no país, num curto espaço de tempo este cenário vai alterar-se.

Sendo assim, se queres uma profissão de futuro, o setor da joalharia é, sim, uma opção. Então, podemos dizer que ser ensaiador-fundidor é uma escolha de futuro.

Além disso, existem muito poucas pessoas qualificadas na área. Ou seja, não existe muita concorrência na área, então será fácil encontrares trabalho depois de teres o título profissional.

O Brasil oferece melhores oportunidades de carreira nesta área, não só porque existe maior procura, mas também porque existe uma falta de mão de obra qualificada.

Como entrar na carreira de Ensaiador-Fundidor

O cargo de ensaiador-fundidor é de grande responsabilidade. Por isso, nem todas as pessoas podem exercer estas funções. Só podem exercer aqueles que tenham o título profissional de responsável técnico de ensaiador-fundidor de metais preciosos.

Para conseguires este título profissional, precisas de ter:

  • Condições de idoneidade
  • Aprovação no exame da formação profissional

A emissão do título profissional é feita pela INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda).

No Brasil também é preferível ter um curso na área. Existem vários cursos para fundidores de joias, de vários níveis. É claro que, quanto maior a formação, mais oportunidades de emprego terás.

Onde estudar para Ensaiador-Fundidor

Portugal:

Brasil:

É normal que te sintas indeciso sobre a profissão que queres seguir. Afinal, estamos a falar daquilo que vais fazer para o resto da tua vida! Ou pelo menos é isso que se espera quando optamos por uma profissão!

Mas a verdade é que são tantas as profissões que existem que acabamos por ficar indecisos. Ser ensaiador-fundidor pode ser uma boa escolha porque o mercado está em crescimento, e existem poucos profissionais qualificados na área. Se ficaste com vontade de seguir esta carreira, então não percas tempo e prepara-te já para entrar no curso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima