Warehouse Manager (Chefe de Armazém)

warehouse manager

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Matemática Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O warehouse manager, também conhecimento como chefe de departamento de entreposto, é responsável pela gestão do armazém, mas também pela gestão das equipas e chefias do armazém.

Este é um cargo de muita responsabilidade, exigente e muito desafiante. É uma profissão perfeita para quem gosta das áreas de Recursos Humanos e Gestão.

Se esse é o teu caso, aqui vamos dar-te a conhecer uma carreira que te pode interessar bastante. Vamos apresentar-te o warehouse manager, ou chefe de armazém.

Curioso para saber o que faz este profissional no seu dia a dia?

Então segue connosco!

O que faz o Warehouse Manager?

O warehouse manager, ou chefe de departamento de entreposto, faz a gestão operacional do armazém, assim como gere as equipas que atuam neste setor, como rececionistas de armazém, operadores de armazém e chefes ou coordenadores de equipas de armazém.

Uma das suas responsabilidades principais é fazer o planeamento e o controlo de todas as operações do armazém. Por isso, ele tem de conhecer bem todo o processo de armazenagem. Conhecer o armazém é fundamental para conseguirmos planear o dia a dia e otimizar todos os processos.

Outra das suas responsabilidades é acompanhar todos os funcionários do armazém e dar formação sempre que se justificar. Sem dúvida, a gestão das várias equipas é um dos grandes desafios.

O chefe de departamento de armazém tem de coordenar todas as equipas, desde a receção à chefia, para que juntas consigam fazer um bom trabalho. Quando uma “peça” falha, todo o sistema falha também. Por isso, a responsabilidade do chefe de departamento de entreposto é imensa.

Este profissional também trabalha no desenvolvimento do setor. Além de adotar procedimentos operacionais que promovam a produtividade e otimização dos processos de armazenagem, ele também implementa novos projetos e tecnologias que promovam melhores resultados. Nesse sentido, e sempre que fizer sentido, ele elabora novas estruturas.

O warehouse manager ainda é responsável por fazer a “ponte” entre os vários departamentos do entreposto, assim como a ligação entre os departamentos de armazém e a presidência e gestão da empresa.

Para tal, ele precisa fazer uma análise e avaliação dos vários indicadores de evolução. Essa análise é depois apresentada à gerência, de forma a verificarem-se necessidades, falhas e acertos.

Quais as suas funções

O chefe de armazém, ou warehouse manager, é o principal responsável pela gestão operacional do armazém, assim como pela gestão das várias equipas do entreposto. Assim, ele atua nas diferentes fases do processo de armazenagem.

Na receção, ele tem de organizar as fases de trabalho para prevenir erros e gerir as equipas de rececionistas de armazém. Além disso, ele implementa os melhores procedimentos para a receção dos produtos e dá formação aos funcionários.

Ainda na receção, este profissional é responsável por fazer o controlo de qualidade dos produtos, estabelecendo os critérios de qualidade e fazendo a classificação dos diferentes fornecedores.

Na arrumação do armazém, o chefe de departamento de entreposto determina os melhores métodos e procedimentos de arrumação e define os circuitos do armazém. Além disso, ele determina qual o tipo de armazenagem se vai implementar e como se vai organizar as zonas do armazém.

Nesta etapa do processo, ele também implementa técnicas e sistemas de armazenagem e movimentação. A formação dos operadores de armazém também está a seu cargo.

Outra das suas funções é assegurar a boa conservação dos produtos. Ele tem de saber quais são os procedimentos adequados para que o stock mantenha a qualidade e implementá-los no armazém.

Na fase do fornecimento (expedição), o warehouse manager tem de formar os operadores de armazém para realizarem uma boa preparação das encomendas, assegurando a qualidade dos produtos enviados e transportados em segurança.

Fazer o inventário é também outra das suas responsabilidades, até porque este é parte fundamental do controlo de stock e gestão do armazém.

Quanto à gestão da equipa, além de dar formação e organizar as diferentes equipas do departamento, ele também é o responsável por garantir que todos trabalham em segurança, com os equipamentos necessários e com os procedimentos adequados.

Saídas no Mercado de Trabalho

O warehouse manager trabalha maioritariamente em indústrias e no setor de comércio de varejo (varejistas). Sempre que uma empresa tenha um, ou vários, armazéns, este profissional mostra-se de grande valor.

Como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e procura profissionais qualificados para este cargo, a concorrência não é assim tão grande. Embora muitos cheguem a este posto por meio de uma promoção, ter uma boa formação como chefe de armazém ou uma formação superior é fator preferencial.

Como entrar na carreira de Warehouse Manager?

Se queres seguir a profissão de warehouse manager, deves procurar uma formação que te dê ferramentas para trabalhar como chefe de departamento de entreposto (armazém). É essencial que compreendas a importância do teu papel enquanto chefe de armazém, não só no bom funcionamento do processo de armazenagem, como para a boa gestão da empresa.

Nesse sentido, tens de conhecer bem todo o processo, dominar técnicas específicas da função, assim como tens de saber gerir uma equipa.

Existem cursos técnicos para chefes de armazém, mas as grandes empresas têm apostado em profissionais com formação académica superior em Gestão e Administração.

Onde estudar para Warehouse Manager?

Como dissemos, ter uma boa formação é essencial para seguires a profissão de warehouse manager. Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de seguir a profissão de warehouse manager (chefe de armazém), então investe numa boa formação, pois vai fazer toda a diferença na hora de conseguires uma boa colocação. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top