Espeleologia (Espeleólogo)

Espeleologia (Espeleólogo)

Resumo da profissão

Modalidades:

Ar Livre

Matérias relacionadas:

Antropologia Biologia Educação Física Geografia Geologia

Idiomas:

Inglês, Português

A Espeleologia é a ciência que estuda as cavernas e grutas, entre outros fenómenos cársticos, como dolinas, vales cegos, rios subterrâneos, entre outros. É uma disciplina interdisciplinar que utiliza princípios de Geologia, Biologia, Climatologia, Arqueologia e Hidrologia para compreender como as cavidades naturais foram formadas e como elas funcionam.

Os espeleólogos são os cientistas especialistas em Espeleologia. São eles que estudam tanto as cavernas naturais quanto as artificiais, incluindo minas, túneis e galerias. Além de estudar a estrutura e formação das cavernas, o espeleólogo também se preocupa com a preservação e conservação destes ambientes e dos seus ecossistemas.

És curioso, aventureiro e adoras um bom desafio? Então a profissão de espeleólogo pode ser aquela que tanto procuras.

Continua connosco e descobre o que é Espeleologia, o que faz um espeleólogo, as tarefas que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais possíveis, assim como dicas úteis para entrares nesta carreira.

Vamos?

O que é Espeleologia?

Espeleologia é a ciência que estuda as cavidades naturais, como grutas e cavernas, assim como outros fenómenos cársticos, como dolinas, cones cársticos, vales secos e cegos, rios subterrâneos, lapiás, entre outros.

Esta ciência tenta entender a formação e constituição das cavidades naturais e fenómenos cársticos, assim como as características físicas destes fenómenos e as diferentes formas de vida existentes nestes espaços.

São muitas as ciências que contribuem para o conhecimento espeleológicos, como a Climatologia, a Geografia, a Hidrologia, a Geologia, a Arqueologia, a Química e a Biologia (mais especificamente a Bioespeleologia).

Os espeleólogos são os especialistas em realizar estudos espeleológicos, muitas vezes tendo por base levantamentos topográficos.

O espeleólogo é o responsável por explorar, mapear e estudar as cavidades naturais, como cavernas e grutas, por exemplo. Ele usa técnicas de escalada, rapel e natação para chegar às áreas de estudo e usa equipamentos como cordas, capacetes e lanternas para se movimentar e iluminar as cavernas.

Os espeleólogos também recolhem amostras de rochas, água e organismos vivos para análise e estudam a estratigrafia, a geomorfologia e a hidrologia das cavernas.

Além disso, os espeleólogos também podem ser responsáveis por identificar e estudar fósseis e artefactos arqueológicos encontrados nas cavidades naturais.

É muito importante que estes profissionais tenham uma boa condição física, pois a espeleologia exige muito esforço físico e uma boa capacidade de adaptação a ambientes desfavoráveis.

Além disso, é importante ter conhecimentos básicos de escalada e segurança em cavernas, ser capaz de trabalhar em equipa, ter habilidades de liderança e excelente capacidade de comunicação.

Quais as suas funções?

O espeleólogo tem como principal função estudar as cavidades naturais do nosso planeta. Para tal, ele tem diversas tarefas no seu dia a dia, entre as quais podemos destacar, por exemplo:

  • Explorar e mapear cavernas
  • Recolher amostras de rochas, água e organismos vivos para análise
  • Estudar a estratigrafia, geomorfologia e hidrologia das cavernas
  • Identificar e estudar fósseis e artefactos arqueológicos
  • Conservar e gerir áreas cavernícolas
  • Educar e sensibilizar para a importância das cavernas e dos seus ecossistemas

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal não existem espeleólogos profissionais, ou seja, se quiseres atuar em espeleologia no país terás de fazê-lo como um passatempo. No entanto, existem algumas oportunidades para participares de estudos que estão relacionados com o impacto ambiental, por exemplo.

No Brasil, esta ainda não é uma profissão regulamentada, mas a Sociedade Brasileira de Espeleologia está a trabalhar no sentido da regulamentação da mesma, tendo em conta os grandes benefícios desta ciência para o estudo das cavidades naturais.

Com uma formação superior em Biologia, Geologia, Ecologia, ou áreas similares, podes conseguir um emprego que te aproxime mais desta ciência em locais como, por exemplo:

  • Parques nacionais
  • Reservas florestais
  • Institutos de pesquisa científica
  • Departamentos de Geologia e Biologia (Universidade)
  • Empresas de turismo de aventura (se tiveres cursos de acesso por corda e rapel, por exemplo)
  • Empresas de mineração
  • Departamentos de Conservação do Meio Ambiente
  • Agências de proteção ambiental

Como entrar na carreira de Espeleologia?

Em Portugal não existem espeleólogos profissionais. Como tal, não precisas ter um curso específico para realizares trabalhos em Espeleologia. No Brasil já existem cursos específicos de Espeleologia.

Ter um curso universitário em Geologia, Biologia, Ecologia, ou outra área relacionada, vai abrir-te portas no mercado de trabalho, principalmente quando se trata de pesquisas científicas.

Além disso, é importante ter experiência prévia em escalada e desportos de aventura, bem como conhecimentos básicos de primeiros socorros e segurança em cavernas.

Em Portugal existem várias associações de Espeleologia, como a Federação Portuguesa de Espeleologia, que oferecem cursos de formação e treinamento para aqueles interessados em entrar na carreira. No Brasil, existe a Associação Brasileira de Espeleologia (ABE) que também oferece cursos e treinamentos para os interessados.

Onde estudar Espeleologia?

Como dissemos, não existe uma formação superior específica em Espeleologia. No entanto, é importante ter uma formação técnica para teres conhecimentos claros de como atuar na exploração das cavidades naturais.

Nesse sentido, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se a área da Espeleologia te atrai e queres trabalhar como espeleólogo, então procura uma formação específica e, se possível, faz uma formação superior em Geologia, Biologia, ou uma área similar, pois vai permitir-te trabalhar de perto com as cavidades naturais. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *