Estampador de Metal

estampador de metal

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O estampador de metal é a pessoa que enforma por estampagem, tanto a quente, como a frio, objetos metálicos em chapa.

Quando falamos de estampagem, falamos de todo o conjunto de operações feitas na matéria-prima bruta, o qual dá forma e dimensão ao produto. Neste caso, falamos de produtos feitos de metal, embora possa ser feita estampagem noutros materiais.

Se ficaste curioso para conhecer melhor esta profissão, então estás no sítio certo! Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um estampador de metal, quais são as funções que ele desempenha no seu quotidiano, assim como as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Estás curioso para saber mais? Então segue connosco!

O que faz um Estampador de Metal?

O estampador de metal, também conhecido simplesmente como estampador, dá forma a objetos metálicos em chapa, por meio de estampagem, a quente ou a frio. Como já dissemos, a estampagem diz respeito a todas as operações realizadas na matéria-prima bruta, para a criação de um produto.

Sendo assim, a estampagem inclui vários processos, como o fabrico e conformação de chapas, punção na prensa mecânica e prensa de estampagem, cunhagem, dobra e flangeamento.

A estampagem de metal, ou de chapas, geralmente é usada no fabrico de peças com paredes finas, ou então peças com fita de muitas ligas e metais.

Podemos dizer que o estampador divide o seu trabalho em três processos:

  • Corte
  • Encurvamento
  • Estampagem profunda ou repuxo

As estampagens em corte, assim como em encurvamento (dobramento), são feitas a frio. Já a estampagem profunda poderá ser feita a quente, dependendo da necessidade da peça.

O processo de estampagem de chapas é muito útil no fabrico de peças em:

  • Aço baixo carbono
  • Alumínio
  • Aço inoxidável
  • Cobre

Uma das grandes vantagens deste processo é que permite a produção em série com baixo custos das peças. Além disso, permite um excelente acabamento sem ser preciso passar pelo processo de usinagem.

Se ainda não tens certeza se esta é a profissão certa para ti, então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O estampador de metal tem como principal função dar forma a objetos metálicos em chapa, por meio de processo de estampagem, a quente ou frio, dependendo da necessidade. Este é um trabalho que envolve vários processos, e o profissional deve saber executar todos eles.

Processos de estampagem

Vejamos agora um pouco mais sobre os processos do trabalho do estampador de metal que vimos anteriormente.

Corte: usado, normalmente, para se obter formas geométricas em chapas, as quais podem ser usadas depois na estampagem profunda. Neste processo, podem obter-se, por exemplo, peças de computador, gabinetes de CPU, componentes de telemóvel e televisão, dobradiças, réguas milimétricas, componentes de rádio, modelos de aviões, entre outras.

Dobramento / encurvamento: usa-se este método para se obterem elementos curtos. É muito usado em peças, como, por exemplo, estojos, gabinetes de CPU, gabinetes de máquinas de café, painel de fotografias, entre outras.

Estampagem profunda: usa-se este processo para objetos ocos de chapa. O estampador pode usar prensas de estampagem mecânicas ou hidráulicas. É um processo usado para criar, por exemplo, panelas de pressão, copos, lixeiras, frigideiras, instrumentos musicais, cartuchos, caixas de relógio, formas para bolos, entre outras.

Existem ainda dois processos de prensagem usados pelos estampadores, embora com menor frequência. Vejamos!

Cunhagem: Este processo é feito, na maior parte das vezes, a frio. As superfícies das peças estão limitadas pela prensa, para que a impressão e perfil fiquem perfeitos. Normalmente, este processo é usado no fabrico de objetos decorativos, como, por exemplo, moedas e medalhas.

Estampo: Este processo envolve um conjunto de placas, ou peças, associados a prensas para cortar e dobrar peças em série.

Além de saber executar todos estes processos, o estampador de metal precisa operar e regular as máquinas / prensas de estampagem. Precisa, também, de afinar as máquinas, proceder á limpeza e lubrificar, sempre que preciso.

Saídas no Mercado de Trabalho

O estampador de metal trabalha, essencialmente, na indústria metalúrgica, na produção de peças para outras indústrias, como a automóvel, por exemplo. As ofertas de trabalho não são tantas quanto aquelas que gostaríamos, até porque existe uma tendência para a automatização dos processos de estampagem de metal.

No entanto, a boa notícia é que não existem muitos jovens a quererem seguir esta profissão. Por isso, não será difícil conseguires uma vaga de trabalho na área.

Antes de seguires, conhece também a profissão de Forjador

Como entrar na carreira de Estampador de Metal?

Se queres seguir a profissão de estampador de metal, deves começar a procurar emprego como aprendiz em empresas que tenham estampadores de chapas metálicas.

A maior parte das pessoas que seguem esta carreira aprenderam na prática, com outros trabalhadores mais velhos e experientes.

A maior parte das empresas oferece uma formação interna aos recém-chegados. Portanto, se queres ter sucesso nesta profissão, aconselhamos-te a que aproveites essa formação para aprender o máximo possível.

Onde estudar para Estampador de Metal?

Portugal:

Não encontramos em Portugal cursos que se enquadrem na profissão de estampador de metal. No entanto, é possível que eles existam, ou, pelo menos, formações rápidas para aqueles que querem seguir a profissão.

Se tiveres conhecimento de algum curso ou formação na área, não deixes de nos contactar.

Brasil:

Gostaste da profissão de estampador de metal? Já te decidiste? Então não deixes de seguir os teus sonhos. Acredita em ti, nas tuas capacidades, porque é isso que vai determinar o teu sucesso. Nós desejamos-te tudo o que há de melhor!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top