Farmacêutico

Farmacêutico

O farmacêutico é aquele que estuda a composição dos medicamentos, assim como os processos produtivos dos mesmos. Além disso, ele também trabalha com produtos de higiene, cosméticos, entre outros produtos.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Os farmacêuticos identificam as substâncias químicas para a produção dos medicamentos, cosméticos, por exemplo, e faz a sua manipulação para depois passar para a produção.

Eles também ajudam na produção e na conservação industrial de alimentos, mas neste caso trabalham com profissionais da bioquímica.

Se quer seguir a carreira de farmácia, então continue a ler este artigo e saiba como é a rotina deste profissional, quais as funções que tem na sua profissão, quais as saídas no mercado de trabalho e como pode entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Farmacêutico?

O farmacêutico é um diplomado em farmácia que produz medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, entre outros. Também atua na fiscalização de medicamentos, de forma a combater a venda e o comércio de medicamentos falsificados.

A área dos alimentos industrializados, sejam eles comuns ou então dietéticos, é também palco para a atuação destes profissionais, os quais ficam responsáveis por analisar e controlar a composição desses alimentos e garantir a qualidade dos mesmos.

Os farmacêuticos têm conhecimentos sólidos em química, pois têm de fazer medicamentos personalizados, de forma a respeitar cada um dos organismos.

Tendo em conta que muitas pessoas sofrem de alergias a certas substâncias, então é importante que eles consigam adaptar medicamentos para estas condições.

São também eles que testam novos princípios ativos e novos componentes para o desenvolvimento de medicamentos.

Com a entrada dos medicamentos genéricos no mercado, o farmacêutico passou a ser responsável pela indicação do genérico correspondente ao medicamento original. Sendo assim, ele precisa ter um conhecimento grande dos componentes e princípios ativos de cada um deles.

Tendo em conta todas estas atribuições profissionais, o farmacêutico tem de ser alguém humano, empático, pois o seu trabalho tem um impacto muito grande na saúde das pessoas. Por isso, é fundamental que seja uma pessoa com muita responsabilidade e com um sentido ético muito forte.

Deve também ser alguém curioso, estudando sempre e mantendo-se atualizado sobre novas tecnologias e novos produtos.

Quais as suas funções

Embora a função principal do farmacêutico seja a produção de novos medicamentos e produtos, devemos ter sempre em conta que as suas funções vão depender da sua área de atuação.

Fármacos e medicamentos

Esta é uma área que se destina à pesquisa de novos medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, por exemplo. Também nesta área, o farmacêutico trabalha na área da produção de medicamentos e no controlo de qualidade dos mesmos.

Na prática, ele pesquisa e desenvolve processos de fabrico e produtos, fazendo testes, e controlando os equipamentos, assim como controlando o trabalho de toda a equipa(e).

É ele também que produz os artigos com as suas descobertas.

O farmacêutico também estabelece contactos com a área de vendas, de forma a gerir o stock de medicamentos.

Análises clínicas e toxicológicas

Este é um trabalho de laboratório, no qual o profissional fica encarregue de fazer exames clínicos laboratoriais, de forma apoiar o diagnóstico de doenças. É ele também que identifica a presença de produtos tóxicos que possam estar a afetar as pessoas, mas também o ambiente, alimentos, e até os próprios medicamentos.

Alimentos

Ao atuar na indústria de produtos alimentares, o farmacêutico fica responsável por controlar a qualidade dos mesmos, ao nível microbiológico, sensorial e físico-químico.

É também da sua responsabilidade desenvolver novos ingredientes e produtos alimentares. A pesquisa é muito presente na sua rotina.

Carreira Académica

O formado em farmácia poderá também optar por seguir a carreira académica, dando aulas para alunos universitários e fazendo pesquisas para as instituições de ensino.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para um farmacêutico é muito vasto, podendo trabalhar em diversas áreas, como, por exemplo:

  • Toxicologia forense
  • Fitoterapia
  • Auditoria farmacêutica
  • Acupuntura
  • Farmácia veterinária
  • Controlo de pragas urbanas

Apesar da maioria dos profissionais trabalharem em farmácias, estes locais não são os únicos a procurarem farmacêuticos.

Hospitais públicos e privados também dispõe de farmacêuticos no seu quadro, assim como laboratórios de análises clínicas, indústrias de medicamentos, cosméticos, alimentos, institutos de pesquisa, entre outros.

Sem dúvida, as pessoas formadas em farmácia encontram atualmente o mercado de trabalho favorável.

Em Portugal, a taxa de empregabilidade dos Farmacêuticos está acima dos 98%.

No Brasil, esta é uma área com alta empregabilidade, sendo que mais de 94% dos profissionais estão empregados. Existe também uma diferença entre regiões. Por exemplo, a área de análises clínicas e toxicológicas é muito procurada no sudeste, estando já esse mercado saturado. Já no centro-oeste e nordeste está carente destes profissionais nessa área.

Como entrar na carreira de Farmacêutico

Para ser farmacêutico, é preciso ter o diploma universitário em farmácia.

Em Portugal, a licenciatura em farmácia tem uma duração de 4 anos, sendo que o último inclui um estágio obrigatório.

No Brasil, é necessário concluir o bacharelado, assim como estar registrado no Conselho Regional de Farmácia.

O curso tem uma duração média de 5 anos e aprenderá conceitos de biologia, química, ciências da saúde, entre outros.

Além de disciplinas gerais, o curso foca também em disciplinas muito específicas, como é o caso da tecnologia de alimentos, assistência farmacêutica, cosmetologia, entre muitas outras.

Além do diploma de curso superior, farmacêuticos e farmacêuticos bioquímicos precisam fazer um estágio.

Para ser bem-sucedido, é fundamental que tenha conhecimentos de inglês, e que se mantenha atualizado.

Onde estudar Farmácia

Portugal:

Brasil:

Se está decidido em tornar-se farmacêutico, então invista na sua formação e na aquisição do máximo de conhecimentos, de forma a terminar o curso com bagagem suficiente para entrar no mercado de trabalho com o pé direito. Com toda a certeza, alcançará o tão desejado sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima