Fiscal de Caixa

Fiscal de Caixa

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Informática Matemática

Idiomas:

Português

O fiscal de caixa é o profissional que supervisiona e dirige os operadores de caixa. Este profissional desempenha um papel importante em qualquer espaço comercial, até porque é ele que garante que o trabalho de caixa está a ser bem desempenhado.

Para pessoas que gostam de lidar com o público e para aquelas que adoram mexer em dinheiro, esta pode ser uma profissão fascinante. Se esse é o teu caso, então não podias estar em sítio melhor!

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a profissão de fiscal de caixa. Aqui vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, quais as funções que ele tem no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, entre outras informações úteis para seguires esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Fiscal de Caixa?

O fiscal de caixa supervisiona os operadores de caixa, assim como é responsável por tarefas de maior responsabilidade, como fazer devoluções de dinheiro (pode acontecer o operador enganar-se a registar os produtos e é o fiscal que faz as devoluções), cancelar pagamentos, ou providenciar dinheiro para as caixas.

É o fiscal, também chamado de supervisor de caixa, que controla as atividades dos operadores. É ele que define os turnos de trabalho e determina as folgas dos operadores. Tudo o que eles fazem passa pelo fiscal. Desta forma, o supervisor de caixa é capaz de evitar problemas, como erros nos trocos, roubos e até consegue fazer com que se desperdice menos em sacos, por exemplo.

Além disso, ele também é o responsável por abrir e fechar as caixas e fazer o controlo do fluxo de caixa. Também faz o registo de preços e das entradas de dinheiro.

Quais as suas funções

O fiscal de caixa tem como principal função supervisionar os operadores de caixa. Sem dúvida, ele é o grande responsável por todos os operadores e, em última instância, ele responde pelos erros dos operadores aos gerentes de loja, diretores, entre outros cargos executivos.

Como líder dos operadores, ele tem de dar formação aos funcionários que entram na empresa, tiram dúvidas e ajudam sempre que for necessário.

Fazer pequenas reuniões de bom dia, ou boa tarde, dependendo do turno, pode fazer parte da rotina diária deste profissional. Estas reuniões devem demorar entre 5 e 7 minutos e têm como intuito definir os objetivos do dia, motivar os operadores, assim como dar alguns avisos (se necessário) e é o momento perfeito para felicitar aniversariantes. Sempre que os objetivos e metas são alcançados, o fiscal de caixa deve comemorar com os operadores.

Além das suas responsabilidades como líder da equipa dos operadores de caixa, ele também tem outras tarefas, como, por exemplo:

  • Providenciar dinheiro para as caixas
  • Analisar e avaliar cheques, assim como cartões de crédito
  • Tirar dúvidas acerca de preços, qualidade de mercadorias, entre outras
  • Abrir e fechar as caixas
  • Transferir dinheiro e cheques para os cofres
  • Devolver dinheiro a clientes (quando existem erros de caixa)
  • Cancelar pagamentos
  • Controlar o fluxo de caixa

Saídas no Mercado de Trabalho

O fiscal de caixa, ou supervisor de caixa, encontra oportunidades de trabalho principalmente no comércio de varejo e estabelecimentos em que tenhamos atividade de caixa. Regra geral, estes profissionais têm contrato de trabalho e salário fixo mensal, podendo receber bónus e comissões, dependendo das políticas da empresa.

Como falamos de um cargo de supervisão, as vagas de trabalho não são muitas e, geralmente, estas são ocupadas por profissionais que já trabalham na empresa há mais tempo (operadores de caixa experientes e que mostrem competência de gestão e liderança).

Por isso, só os melhores operadores de caixa conseguem alcançar o cargo de supervisor de caixa. Portanto, se queres mesmo conseguir uma oportunidade de trabalho como fiscal de caixa, deves esforçar-te muito ao longo de toda a tua carreira e investir em formações de liderança, por exemplo.

Como entrar na carreira de Fiscal de Caixa?

Não precisas ter um curso para seguires a profissão de fiscal de caixa, ou supervisor de caixa. No entanto, algumas formações podem ser bastante vantajosas para este cargo, como de informática, por exemplo.

Estando a lidar constantemente com dinheiro, este profissional tem de mostrar caráter, seriedade e honestidade. O sigilo é um dos requisitos fundamentais para quem quer ser bem-sucedido nesta carreira.

Além disso, é importante que o fiscal tenha experiência anterior como operador de caixa. Afinal de contas, seria impossível supervisionar e orientar os operadores se não soubesse como é o dia a dia de trabalho.

Onde estudar para Fiscal de Caixa?

Não existe uma formação específica para quem quer ser fiscal de caixa. No entanto, como este é um cargo de liderança, deverás procurar uma formação que te forme um bom líder.

Aqui deixamos-te alguns cursos que podem ser bastante interessantes. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser fiscal de caixa? Então esforça-te muito ao longo de toda a tua vida profissional. Mostra o teu valor, que és capaz de te superar e que podes dar um bom contributo como chefe de uma equipa. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top