Fruticultor

fruticultor

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Biologia Educação Física Geografia

Idiomas:

Inglês, Português

O fruticultor é alguém que produz frutas. Ele seleciona as frutas, cultiva-as, apanha-as e depois distribui para postos de vendas onde serão vendidas aos consumidores. Apesar de não ser uma das profissões mais procuradas, a verdade é que é uma excelente escolha para quem gosta de natureza.

Podendo atuar como agricultor independente, ou como um grande produtor, o fruticultor tem muitas oportunidades em Portugal, assim como no Brasil. Os dois países têm terrenos férteis que são propensos ao cultivo de frutas variadas (muito embora no Brasil essa variedade seja bem maior).

Se esta é uma área de investimento que te atrai e se gostavas de trabalhar com o cultivo de frutas, então estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas fazer para seguir esta carreira. Vais descobrir o que faz, quais as funções no dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Fruticultor?

O fruticultor é um produtor de frutos. Como produtor, ele é responsável por selecionar quais as variedades de frutas que vai cultivar e depois desenvolver as áreas agrícolas. Poderá atuar como agricultor ou como empreendedor, contratando outras pessoas para trabalhar no local.

Depois de ter plantado e colhido as frutas, o fruticultor desenvolve uma rede de vendas e trabalha na distribuição das frutas até aos postos de venda, nos quais os produtos serão vendidos aos consumidores.

Podem ainda fazer parcerias com fábricas de conservas e grandes superfícies que possam escoar os seus produtos. É possível, ainda, montar postos de venda próprios para vender diretamente aos consumidores.

Para entenderes melhor esta profissão, vamos ver quais são as funções do fruticultor no dia a dia de trabalho.

Quais as suas funções

O fruticultor tem como funções selecionar as variedades de frutas a cultivar, desenvolver as áreas agrícolas e fazer a distribuição dos produtos para vender.

No começo, este empreendedor tem de escolher as frutas plantadas tendo em conta o clima, assim como as procuras dou mercado. Existe ainda a possibilidade de criar árvores personalizadas a partir de enxertos.  Este pode ser um negócio lucrativo, pois outros produtores interessam-se por comprar árvores frutíferas que foram criadas com sucesso.

Quando a área de cultivo já está estabelecida, o fruticultor tem de trabalhar na manutenção das árvores que já existem, realizar algumas alterações que sejam necessárias (eliminar árvores que não estejam a produzir ou substituir frutas que já não são lucrativas).

O dia a dia é muito corrido e nada rotineiro. Poderás ter de inspecionar os campos (pomares), contratar novos funcionários, conseguir contratos para a colheita, expandir o negócio ou trabalhar em planos de marketing.

Também podes contratar pessoas especializadas em marketing para fazer este tipo de trabalho, assim como contratar pessoas para trabalhar nas plantações e na colheita.

No caso de venderes diretamente ao público, também é preciso tratar de licenças para conseguires fazê-lo. O dia a dia pode também incluir formações em segurança alimentar e atendimento ao público. Esta formação deve ser feita por ti antes de qualquer outra pessoa, até para que consigas formar posteriormente os teus funcionários, se assim o desejares.

É importante, ainda, participares de conferências para estares a par das últimas tecnologias, assim como de novas frutas e tendências do mercado.

Já sabemos como é o dia a dia de trabalho na fruticultura, então está na hora de vermos como é o mercado de trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como fruticultor, poderás trabalhar como agricultor independente, ou como um grande produtor.

No primeiro caso, vais ficar responsável por todo o trabalho do teu terreno agrícola. Vais ter de cultivar, tratar diariamente das árvores de fruto, proceder à colheita da fruta e distribuir para vender aos consumidores.

Já como grande produtor, terás vários trabalhadores a teu cargo, desde agricultores a profissionais do marketing. Neste caso vais focar mais no planeamento do negócio, analisando o que pode melhorar e o que está a correr bem.

Como agricultor independente, é possível fazer parcerias com cooperativas de outros produtores. Esta é uma forma de contornar a pressão feita pelos grandes produtores, conseguindo parcerias com grandes distribuidores e a preços competitivos.

O setor alimentar é, sem dúvida, um dos que mais retorno dá aos investidores. Como podemos imaginar, mesmo numa crise económica, comida é algo que as pessoas nunca vão deixar de comprar. Sendo assim, esta é uma área relativamente segura e muito lucrativa.

No entanto, devemos ter atenção às intempéries, ou seja, chuvas, granizo, ventos fortes, os quais podem estragar as plantações. Este é sempre um fator que deve ser considerado na hora de escolher investir na agricultura (podendo ser frutas, vegetais, ou qualquer outro tipo).

Por isso, é importante colocar bem na balança todos estes fatores antes de decidires investir na fruticultura.

Como entrar na carreira de Fruticultor?

Para investires na fruticultura, não é preciso teres nenhuma formação específica. A verdade é que muitos produtores seguem esta carreira por herança. Ou seja, avós e pais já eram do ramo e passam os terrenos para os filhos para que estes passem a cuidar deles.

No entanto, devemos dizer que ter conhecimentos sobre fruticultura é essencial se queremos um negócio lucrativo e de vanguarda.

Sendo assim, o conselho da equipa do Guia das Profissões é que concluas um curso superior em hortofruticultura. Este curso vai preparar-te para conseguires fazer do teu negócio algo muito lucrativo e com um futuro brilhante.

No Brasil, existe o curso de fruticultura. esta também pode ser uma alternativa ao curso de hortofruticultura e está mais focado na tua área de interesse.

Onde estudar Fruticultura?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser um grande fruticultor? Então não deixes de investir nos teus sonhos! A fruticultura pode ser uma boa área profissional e podes ter a vida com que sempre sonhaste seguindo esta carreira. Por isso, não deixes de estudar, procura sempre melhorar no teu trabalho, pois serás muito recompensado no futuro. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top