Sommelier de Chocolate

Sommelier de Chocolate

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Química

Idiomas:

Inglês, Português

O sommelier de chocolate é um degustador de chocolate (provador de chocolates), capaz de diferenciar o sabor, textura e odor dos chocolates. É uma profissão de sonho para qualquer chocólatra (amante de chocolate).

Sendo um dos doces mais vendidos em todo o mundo, durante todo o ano, e tendo em conta que os consumidores estão cada vez mais exigentes, esta é uma carreira que se mostra promissora.

Portanto, se és um amante de chocolate, esta pode ser uma excelente oportunidade para encontrares um trabalho que realmente seja delicioso.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de sommelier de chocolate. Vais descobrir, por exemplo, o que ele faz no dia a dia, as saídas profissionais, assim como outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Sommelier de Chocolate?

O sommelier de chocolate, ou degustador de chocolate, prova os chocolates para fazer uma avaliação técnica do seu sabor, odor e textura, estando envolvido, também, no desenvolvimento de produtos novos.

Pode parecer uma profissão deliciosa (e é!), mas não é tão simples quanto dizer se gosta, ou não, de um determinado chocolate. Os degustadores têm de reconhecer o tipo de chocolate, descrevê-lo, e depois avaliar as suas características.

Enquanto provador de chocolate, terás de fazer uma avaliação mediante o perfil do consumidor final, e não pelo teu gosto pessoal.

Além de uma boa formação, terás de cuidar muito bem do teu olfato e paladar. Qualquer dano pode interferir numa avaliação. Para teres uma ideia, uma constipação, ou até uma chávena de café, podem deixar a sensibilidade afetada.

Conhece também a profissão de Sommelier de Cervejas

Quais as suas funções

A principal função de um provador de chocolate é testar os chocolates, determinando as suas características, propriedades e a qualidade dos mesmos. À degustação de chocolate chamamos de provas de chocolate. É através delas que o sommelier determina se um chocolate é bom, ou não.

As provas de chocolate geralmente são feitas tendo como base a comparação de amostras. Todos os resultados são registados para depois se fazer uma análise.

O primeiro passo é verificar se o espaço apresenta as condições ambientais adequadas para a prova de chocolate. É um passo muito importante, até porque qualquer modificação no ambiente pode alterar a textura, aparência e até o sabor.

O sommelier de chocolate faz a degustação com o chocolate a uma temperatura entre os 19 e os 25ºC. Entre uma prova e outra, o degustador tem de beber um pouco de água para eliminar o sabor do chocolate anterior.

Embora possa parecer estranho, é essencial que este profissional tenha uma excelente capacidade de comunicação, além de dominar o vocabulário próprio usado na degustação.

Não deixes de ler também o nosso artigo sobre Sommelier ou Escanção

Saídas no Mercado de Trabalho

O sommelier de chocolate encontra um mercado de trabalho em ascensão, até porque a indústria do chocolate tem evoluído muito nos últimos anos, muito também porque os consumidores estão muito mais exigentes.

A procura, por exemplo, de chocolates crus e chocolates artesanais tem vindo a crescer muito, o que revela a mudança de paradigma neste mercado. Os consumidores estão a procurar, cada vez mais, chocolates desenvolvidos a partir de grãos orgânicos, deixando um pouco para trás os chocolates industrializados.

Sendo assim, o provador de chocolate mostra-se um profissional muito importante, assegurando a qualidade dos produtos desenvolvidos. Como degustador, podes encontrar trabalho na indústria alimentar, principalmente junto de marcas de chocolate.

Além disso, podes trabalhar como educador, crítico ou até organizador de eventos de degustação de chocolate.

O salário deste profissional varia muito, não só da empresa para a qual trabalha, como do cargo que ocupa. No entanto, podemos dizer que os ganhos anuais variam entre 22 mil euros e 44 mil euros.

Como entrar na carreira de Sommelier de Chocolate?

Para seguires a profissão de sommelier de chocolate tens de ter uma formação em degustação de chocolate. Não basta ser um bom apreciador deste doce, é preciso ter conhecimentos técnicos para conseguir fazer uma avaliação.

Além disso, é preciso teres uma sensibilidade apurada, não só no que diz respeito ao paladar, como também ao olfato e visão.

Antes de avançares, conhece também a profissão de Sommelier de Azeites

Onde estudar para Sommelier de Chocolate?

Não existem ainda cursos de degustação de chocolate para profissionais em Portugal, assim como no Brasil. Encontram-se alguns workshops e formações pequenas, mas com um intuito mais lúdico.

Uma das formações mais valorizadas a nível mundial é a fornecida pelo International Institute of Chocolate and Cacao Tasting (IICCT).

Se quiseres tornar-te um sommelier de chocolate de referência, e se tiveres essa possibilidade, seria excelente se conseguisses fazer um curso como o acima mencionado. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que consigas tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top