Operador de Gerador

operador de gerador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O operador de gerador é a pessoa que trabalha com geradores. Ele opera o gerador e manipula a corrente elétrica em diferentes setores do mercado de trabalho.

O gerador é um dispositivo capaz de converter diversos tipos de energia em energia elétrica. Por isso, é muito usado em locais onde é necessário ter acesso a energia e não existem fontes de energia.

O mundo do espetáculo, por exemplo, é um dos setores do mercado que necessitam de geradores constantemente, não só na música, como no cinema (gravações externas).

Se gostas de eletricidade e procuras uma profissão que te permita estar ao ar livre e sem uma rotina, então esta pode ser uma excelente profissão para ti.

Continua connosco e descobre um pouco mais sobre esta carreira.

O que faz um Operador de Gerador?

O operador de gerador é o profissional que opera e manipula os geradores e a corrente elétrica. Como vimos, o gerador é um dispositivo usado para transformar diferentes tipos de energia em energia elétrica.

Além de ser usado para fornecer energia elétrica em locais onde não há, também é uma excelente ferramenta para assegurar que existe sempre fornecimento de energia, mesmo quando existem falhas de corrente elétrica.

Como funciona um Gerador?

O gerador, ou gerador elétrico, é capaz de converter diferentes tipos de energia (como, por exemplo, energia solar, química ou mecânica) em energia elétrica.

Ele tem dois polos, tal como as pilhas, um positivo e outro negativo. O gerador trabalha para que se mantenha uma diferença de potencial entre esses dois polos, sendo que o polo positivo tem maior potencial elétrico do que o negativo.

Os dois polos formam um circuito e é o gerador que oferece o potencial elétrico necessário para que os polos tenham sempre a diferença de tensão elétrica constante e, consequentemente, forneça sempre energia elétrica.

Tipos de Geradores

Existem vários tipos de geradores e o operador deve saber trabalhar com todos eles, embora o gerador mecânico seja o mais usado. Por isso, aqui vamos deixar-te algumas informações básicas sobre os geradores.

O gerador mecânico, como dissemos, é o mais usado. Ele é capaz de transformar energia mecânica em energia elétrica. Na indústria, por exemplo, este é o gerador mais comum, até porque é o tipo de gerador que tem mais capacidade para transformar energia.

O gerador químico é mais usado para fornecer energia a equipamentos com um baixo consumo energético. Ele é capaz de converter energia química em energia elétrica.

O gerador eólico é capaz de converter a energia eólica (energia produzida pelo vento) em energia elétrica. Estes geradores são muito usados para gerar energia “verde”, ou energia “limpa”.

O gerador luminoso é o mais usado em casas e edifícios, pois é capaz de transformar energia térmica em energia elétrica, como é o caso dos painéis solares e fotovoltaicos.

Por fim temos o gerador térmico, o qual transforma a energia térmica em energia elétrica, como, por exemplo, turbinas a vapor.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre geradores, vamos olhar para o trabalho do operador de gerador.

Não sabes se esta profissão é a melhor para ti? Então experimenta o nosso Simulador!

Quais as suas funções

Os operadores de geradores são responsáveis por manipular e operar os geradores e a corrente elétrica. Então, eles efetuam uma série de tarefas no dia a dia para assegurarem o bom funcionamento deste dispositivo, entre as quais:

  • Inspecionar as instalações de produção de energia
  • Operar os equipamentos
  • Controlar e inspecionar os equipamentos
  • Reparar pequenas avarias
  • Fazer a manutenção dos equipamentos
  • Limpar os equipamentos e armazená-los corretamente

Antes de avançares, descobre também a profissão de Eletricista de Cinema

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de gerador pode atuar em diferentes setores do mercado de trabalho, pois estes equipamentos são usados em muitas áreas. Poderás trabalhar, por exemplo, na construção civil, na indústria, no cinema, espetáculos ao vivo, televisão, entre muitas outras áreas.

Sendo assim, não será difícil conseguires uma vaga de trabalho numa empresa. Poderás trabalhar, ainda, em empresas dedicadas ao aluguer de geradores, ou podes optar por seguir uma carreira autónoma.

Se quiseres trabalhar por conta própria, terás de comprar um gerador, ou vários, e divulgar os teus serviços. Lembramos-te que o trabalho por conta própria envolve maiores custos com impostos, além de seres responsável por todo o marketing e contabilidade.

Queres descobrir um carreira que se encaixe na tua personalidade? Faz os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Operador de Gerador?

Se queres entrar na carreira de operador de gerador com o pé direito, o melhor é teres uma formação em energia elétrica, assim como em geradores e UPS’s (unidades de alimentação ininterrupta).

Embora muitas empresas não te exijam esta formação, não podemos dizer aqui que não é importante teres conhecimentos em energia elétrica e geradores. Além disso, com um curso, vais apresentar um currículo académico mais interessante para os empregadores, o que te vai abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Onde estudar para Operador de Gerador?

Como vimos, ter um curso de energia elétrica, geradores e UPS’s é importante para entrares no mercado de trabalho com o pé direito. Por isso, reunimos aqui algumas opções de cursos que te podem interessar. Ora dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é seres operador de gerador, então procura um curso que vá ao encontro das tuas expectativas e aspirações profissionais. Com toda a certeza vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top