Polidor

polidor

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O polidor faz o polimento de diferentes materiais, como metais, vidros, pedras, plásticos e veículos, podendo usar processos manuais, semiautomáticos e/ou automáticos. Portanto, este profissional é o responsável por fazer o polimento, assim como a conservação, dos diferentes materiais.

Este é um trabalho que encaixa em diferentes setores profissionais, como, por exemplo, a joalharia, indústria automotiva, entre outras.

Esta é uma profissão que envolve algum esforço e preparação física, pelo que é perfeita para pessoas que procuram um ofício ativo.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um polidor, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vamos?

O que faz um Polidor?

O polidor é o profissional que faz o polimento e conservação de pinturas em diversos materiais, como, por exemplo, metais, plásticos, vidro, entre outros. O polimento pode ser feito através de processos manuais, semiautomáticos e automáticos.

O polimento é realizado para que as peças ganhem brilho, mas também para que as pinturas sejam conservadas. Este processo é utilizado em diferentes materiais, como, por exemplo, ouro, prata, vidro, cobre, entre outros.

É o polidor que controla a qualidade do serviço, independentemente do processo usado para o polimento.

Este processo pode ser usado em pinturas novas e desgastadas. Além disso, este profissional também faz a proteção e a manutenção do polimento.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

De entre as várias tarefas e funções do polidor, a que mais de destaca é realizar o polimento de peças e ferramentas de diferentes materiais. O objetivo deste processo é assegurar a qualidade e a conservação das texturas, pinturas e brilho das peças e ferramentas.

Além disso, ele também retifica o polimento das peças e ferramentas, sempre que seja preciso.

A sua rotina de trabalho também envolve lixar e betumar as peças, sempre que necessário, assim como polir arestas com uma lixadeira ou rebarbadora (muito comum no trabalho de polidor de pedra, por exemplo).

Este profissional trabalha com diferentes ferramentas e máquinas. Como tal, ele fica responsável por substituir os acessórios das máquinas, tal como fazer a substituição de materiais abrasivos e cortantes.

Conhece também a profissão de Polidor de Pedra

Saídas no Mercado de Trabalho

O polidor pode atuar em diferentes setores do mercado de trabalho, entre os quais destacamos:

  • Indústria automotiva
  • Joalharia
  • Construção civil
  • Reconstrução e construção de móveis

Como os polidores podem trabalhar em diferentes setores, as oportunidades de trabalho também são muitas.

Esta não é uma profissão muito “conhecida”, por fugir um pouco do estereótipo de carreira “ideal”, portanto, a concorrência também não é alta, o que facilita na hora de conseguires um trabalho.

Como entrar na carreira de Polidor?

Para seguires a profissão de polidor, precisas de aprender as diferentes técnicas de polimento. Como existem várias especializações, como, por exemplo, pedra, vidro, metais, entre outros, é importante que escolhas uma área em que gostasses de trabalhar para aprender as melhores técnicas de polimento desse material.

Embora a maior parte dos profissionais tenha aprendido este ofício com os seus pais ou familiares próximos, existem já algumas formações interessantes que te podem preparar para o mercado de trabalho.

Outra hipótese é aprenderes o ofício na prática, ou seja, no dia a dia de trabalho. É normal que as empresas ofereçam uma formação inicial quando entras num trabalho. No entanto, essa formação é muito breve e terás de aprender tudo com os teus colegas de profissão.

Nesse caso, começas como um aprendiz e à medida que vais ganhando conhecimentos, poderás atuar como polidor.

Onde estudar para Polidor?

Portugal:

Brasil:

Estas são apenas algumas das muitas formações que tens disponíveis. Deves escolher um curso ou formação que responda às tuas necessidades e de acordo com a área que queres trabalhar. É importante que a formação que escolhas te ofereça um diploma ou certificado, pois pode fazer a diferença na hora de conseguires um trabalho.

Se queres seguir a profissão de polidor, então não deixes de procurar uma boa formação, mas também deves procurar atualizar os teus conhecimentos ao longo da tua carreira. Com toda a certeza vais conseguir uma excelente oportunidade de trabalho!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top