Gravador de Joias

Gravador de Joias

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O gravador de joias é o profissional da joalharia que realiza desenhos no metal. É ele que reproduz silhuetas, monogramas, brasões, entre outras figuras, nas peças de joalharia.

O trabalho em joalharia, embora não seja visto assim pela maior parte das pessoas, é uma verdadeira arte. Dar ao metal e às pedras vida é, com toda a certeza, um trabalho do qual te poderás orgulhar.

Além de senso estético, tens de ter muita habilidade manual, até porque este é um trabalho meticuloso. Tens também de ter muita paciência, pois é um trabalho que pode ser moroso, especialmente quando falamos de peças com desenhos muito pequenos.

Se te encaixas neste perfil, então estás no sítio certo! Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz um gravador de joias, quais as funções que ele tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Gravador de Joias?

O gravador de joias faz os desenhos no metal, tornando as peças de joalharia mais ricas. Estes desenhos podem ser frases, figuras, brasões, silhuetas, monogramas, entre tantos outros elementos.

Para executar este trabalho, este profissional usa ferramentas próprias para gravar no metal, podendo ser manual ou a laser. Em ambos os casos, é preciso aprender as técnicas de gravação para que o resultado seja o desejado.

É normal que, no início da carreira, comeces com desenhos mais simples e fáceis de fazer. Esta é uma atividade muito exigente, detalhista e envolve muito perfecionismo. Por isso, quando falamos de peças mais elaboradas, é importante que estas sejam gravadas por profissionais mais experientes.

Existem vários tipos de gravação, mas ao longo do tempo, com os avanços tecnológicos, têm surgido outras técnicas, como a gravação a laser. O laser permite gravar não só os metais preciosos, como o ouro, como também outros materiais.

Como o design criativo de joias se estendeu além dos metais preciosos, é cada vez mais comum haver trabalhos de gravação em bijuterias. Por isso, o gravador de joias tem de ter conhecimentos sobre a gravação a laser.

Para entenderes melhor esta profissão, vamos olhar com maior detalhe para as funções que este trabalhador tem no seu dia a dia.

Conhece também a profissão de Cravador de Joias

Quais as suas funções

O gravador de joias tem como função fazer os desenhos nas peças de joalharia, tanto em metais preciosos, como em bijuterias. A gravação pode ser feita manualmente, mecanicamente ou a laser.

A gravação manual envolve o uso de várias ferramentas, já a mecânica ou a laser carece de conhecimentos sobre o uso da maquinaria para realizar os desenhos.

Atualmente, a gravação a laser é a mais usada na joalharia, até porque permite a gravação nos mais diferentes tipos de materiais, assim como em diferentes formatos. Com esta gravação, conseguimos fazer padrões, marcações funcionais, texturas, desenhos personalizados, entre outros.

Independentemente do método usado, é importante que o gravador de joias conheça os metais e a melhor forma de trabalhá-los. Ter habilidade manual é fundamental para quem quer seguir esta profissão.

A gravação manual continua a ser muito usada em peças de joalharia de maior requinte, por isso é imprescindível que conheças as técnicas de gravação e tenhas experiência a manusear as ferramentas de gravação.

Se ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti, então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

A joalharia é uma arte muito antiga, mas em Portugal ainda é pouco especializada. A verdade é que a joalharia e ourivesaria é um mercado ainda muito pequeno no nosso país, o que faz com que não haja muito investimento neste setor.

Como existem outros países muito fortes, a concorrência é muita torna o setor muito pouco apelativo. Ao contrário de outros países, não possuímos mais de obra especializada, fazendo com que não sejamos tão produtivos quanto os nossos concorrentes.

Portanto, em Portugal, o mercado da joalharia ainda é tradicionalista, o que limita um pouco o trabalho de profissionais mais criativos.  

Como gravador de joias, poderás atuar em ateliers, oficinas, lojas de joalharia e ourivesaria e relojoarias.

No Brasil, as maiores oportunidades de trabalho estão em Guaporé (RS), Limeira (SP) e em São José do Rio Preto (SP).

Como entrar na carreira de Gravador de Joias?

Para seguires a profissão de gravador de joias, tens de aprender as técnicas de gravação. O ideal é que encontres um curso que te dê formação nesta área. Estes cursos profissionais são ótimos para desenvolveres as habilidades necessárias e, portanto, são excelentes pontos de partida.

Além de aprenderes sobre os metais e sobre as técnicas de gravação, também vais aprender a usar os diferentes equipamentos e as melhores práticas na área da joalharia.

Para te ajudarmos, selecionamos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Confere!

Onde estudar para Gravador de Joias?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar na área da joalharia como gravador de joias? Então não deixes de procurar uma formação que te dê conhecimentos para realizar gravações em joalharia e ourivesaria. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top