Hair Stylist

Hair Stylist

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

História da Cultura e das Artes Oficina de Artes Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

A profissão de Hair Stylist é relativamente nova, mas começa a ser cada vez mais procurada. É uma área que suscita muito interesse, pois implica dar dicas de estilo e de moda aos clientes, com foco no cabelo. Descobre tudo sobre esta área…

Um Hair Stylist é um profissional que está focado no cabelo das pessoas e na forma como ele pode valorizar a sua imagem. Não é simplesmente cortar cabelos, mas implica antes uma espécie de consultoria sobre o estilo da pessoa e sobre o tipo de corte e de penteado que lhe fica melhor.

Atualmente, a área da estética está em alta no mercado, pois as pessoas valorizam muito a imagem. Assim, procuram todas as áreas que as podem ajudar a melhorar o seu visual, desde a maquilhadora profissional até à visagista ou à estilista de unhas de gel.

Deste modo, para quem gosta de moda e de cabelos, a profissão de Hair Stylist é perfeita. Contudo, não basta ter gosto pelas últimas tendências de moda e um certo gosto estético. Também é importante ter conhecimento de técnicas específicas.

Mas vamos falar de tudo isso já a seguir. Vem daí saber mais!

Quanto ganha um Hair Stylist

Esta profissão, como já referimos acima, está ainda em crescimento e, por isso, não há muitos profissionais da área no mercado. Portanto, os que existem podem ganhar um bom rendimento.

Além disso, esta área está associada a uma certa elite de pessoas, pois nem todos os cabeleireiros podem oferecer este tipo de serviço. Portanto, muitas vezes, é sobretudo procurada por pessoas famosas, como atrizes e cantoras.

Assim, é uma área que pode garantir bons ganhos, desde que se consigam aproveitar as oportunidades. Quem fizer nome no mercado e conseguir manter uma boa base de clientes fiéis, terá a vida mais facilitada.

Mas continua a ler para saberes como podes ter sucesso na área…

O que faz um Hair Stylist

Um Hair Stylist tem de acumular uma série de competências na área da moda e da estética. Assim, além de perceber das técnicas específicas dos cabeleireiros, também precisa de ter conhecimentos de moda, estilo e até de atitudes comportamentais.

O seu papel é um pouco mais abrangente do que apenas cortar ou pentear cabelos. Ele trata o cabelo como apenas um dos aspetos a considerar, já que valoriza também o estilo de vida da pessoa e até a sua personalidade.

O objetivo é ajudá-la a melhorar a imagem, reforçando a sua autoestima e confiança pessoal e profissional.

Qual a diferença entre Hair Stylist e Cabeleireiro

Hair Stylist significa, na tradução para Português, estilista de cabelo. Mas, na verdade, há quem fale de um Hair Stylist como quem fala de um Cabeleireiro. Contudo, são duas profissões distintas.

O Cabeleireiro tem como principal tarefa fazer o que o cliente lhe pede. Portanto, é uma espécie de “mãos-de-tesoura” ao serviço do cliente, embora possa dar as suas recomendações e dicas. O seu perfil é mais técnico.

Já o Hair Stylist é procurado por quem deseja receber dicas de estilo e de moda. Assim, além de cortar cabelos, também é uma espécie de Consultor de Imagem.

Um Hair Stylist precisa de avaliar não apenas o cabelo dos clientes, mas também o seu perfil, o seu estilo de vida e a personalidade, bem como a profissão. A partir daí ajuda a construir um visual personalizado a cada pessoa, passando pelo corte de cabelo e pelo penteado ideais.

Qual a diferença entre Hair Stylist e Visagista

A profissão de Hair Stylist também pode ser confundida com a de Visagista, mas também aqui há diferenças.

Um Visagista está focado na pessoa em si, no seu rosto e na melhor forma de valorizar a sua personalidade através da forma como se apresenta. Não tem necessariamente preocupações de moda.

Já o Hair Stylist está sempre a pensar nas tendências de moda, embora o seu foco seja igualmente valorizar a imagem do cliente. O seu papel passa por adaptar aqueles cortes e penteados da moda ao estilo de vida dos clientes.

Quais as suas funções

Agora que já sabes o que faz um Hair Stylist, é importante que percebas como é que o seu trabalho se faz na prática.

Assim, tens de perceber que a parte mais importante do trabalho destes profissionais passa por perceber qual a melhor forma de valorizar a imagem do cliente. Portanto, não se trata apenas de cortar e pentear cabelos.

Desta forma, o estilismo de cabelos passa por misturar o que o cliente quer mostrar com a sua aparência com as tendências de moda. Além disso, é preciso acrescentar ao “bolo” as características pessoais e do cabelo da própria pessoa.

Mas confirma, de forma mais detalhada, o que é que um Hair Stylist faz no seu dia-a-dia:

  • Análise do perfil de vida do cliente (por exemplo, estilo de vida e profissão)
  • Análise do perfil psicológico (por exemplo, a personalidade e os valores)
  • Avaliação do tipo de cabelo e condição do mesmo
  • Adaptação das tendências de moda ao perfil do cliente
  • Cortar, pintar e pentear o cabelo
  • Dar dicas de cuidados e de penteados.

Fica por cá se queres saber como começar a trabalhar como Hair Stylist…

Saídas no Mercado de Trabalho

Há várias saídas profissionais para quem quer trabalhar como Hair Stylist que podem passar pela consultoria de imagem em salões de beleza ou até por um atendimento personalizado ao domicílio.

Outra saída possível passa por dar formação nesta área. Mas o que é importante é ter a mente aberta para saber agarrar as oportunidades que aparecem.

O mercado da estética está num bom momento e podem surgir empregos em institutos de beleza e clínicas de estética, ou até em produções cinematográficas, para televisão ou para revistas da área. Colaborar com um Estilista de moda é outra hipótese.

Como entrar na carreira de Hair Stylist

Muitos profissionais da área do Hair Styling começam a carreira profissional como Cabeleireiros ou até como ajudantes num salão de beleza. E essa pode ser uma boa forma de ter um primeiro contacto com esta área, até para perceber se é mesmo o que se quer fazer.

Mas é fundamental fazer uma boa formação para poder ser um Hair Stylist de sucesso. Logo que tenhas tirado um curso reconhecido podes começar a trabalhar num salão de cabeleireiro ou de beleza.

Contudo, se tens uma veia empreendedora, podes apostar em trabalhar por conta própria. Desta forma, terás mais autonomia, por exemplo, para prestar serviços mais personalizados ou até ao domicílio.

Porém, tens de ter muita paciência e determinação até conseguires arrancar com um negócio de sucesso.

Onde estudar para Hair Stylist

Há vários cursos nas áreas da estética e da beleza que podes fazer. Como um Hair Stylist precisa de competências diversas, pode ser interessante fazer várias, conforme os teus conhecimentos e a experiência profissional que tenhas.

Por um lado, há cursos profissionalizantes que costumam ser mais curtos. Mas, por outro lado, há os cursos técnicos que têm programas mais detalhados e que, por isso, são mais longos.

O que é importante é que escolhas a melhor opção, conforme aquilo que já sabes e as tuas possibilidades financeiras. É que alguns destes cursos podem não ser baratos.

Para te ajudar a escolher, vamos deixar-te de seguida algumas opções…

Portugal:

Brasil:

Uma vez que já sabes o que faz um Hair Stylist e quais são os desafios da profissão, já podes decidir se é este o caminho que queres seguir. Mas deves ter plena noção que nesta profissão é preciso saber entender as pessoas, além de conhecer as tendências de moda e as técnicas de corte e penteado. Se optares por este caminho, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top