Técnico de Obra (Técnico em Edificações)

Técnico de Obra (Técnico em Edificações)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Matemática Materiais e Tecnologias Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de obra, também chamado de condutor de obra (técnico em edificações, no Brasil), trabalha com o diretor de obra com o objetivo de organizar e controlar a execução dos trabalhos de instalação de equipamentos ou de construção, tanto ao nível técnico como administrativo.

Esta é uma profissão do setor da construção civil pouco conhecida, mas de grande importância. É um cargo de grande responsabilidade e requer que tenhas muita capacidade de coordenação e perfil de liderança.

Se és uma pessoa proativa, gostas de comunicar com os outros, trabalhar em equipa, responsável e organizada, então esta pode ser a profissão certa para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um técnico de obra, quais as suas funções, as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que terás de fazer para entrar nesta carreira.

Curioso para saber mais?

Então continua connosco!

O que faz um Técnico de Obra (Técnico em Edificações)?

O técnico de obra, ou condutor de obra, é responsável por organizar e controlar a execução dos trabalhos de construção e instalação de equipamentos, sempre com a ajuda do diretor de obra. Este é um trabalho que engloba aspetos técnicos, mas também administrativos.

O objetivo é que se consiga fazer um aproveitamento máximo dos meios de produção durante uma obra de construção ou instalação de equipamentos. Além disso, o trabalho também tem como foco garantir que os trabalhos não atrasam e são concluídos dentro do prazo.

O condutor de obra analisa os projetos, os cadernos de encargos e o plano de trabalhos antes de qualquer outra coisa. Depois acompanha os trabalhos, mas também ajuda na determinação das diferentes fases da construção.

Também colabora na orçamentação da obra, procedimentos usados e assegura que são cumpridas as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

É muito importante que estes profissionais sejam pessoas com grande capacidade de liderança, até porque vão estar à frente de todas as equipas numa obra. Além disso, precisam ser muito organizados e ter capacidade de planeamento.

Como lidam com diferentes setores da construção civil, também precisam ter conhecimentos sobre os tipos de tecnologias e materiais, quais as características destes, assim como as diferentes formas de aplicação.

Quais as suas funções

O técnico de obra tem como principal função organizar e controlar os trabalhos durante as obras de construção ou instalação de equipamentos para que os custos sejam controlados e os prazos sejam cumpridos, ou seja, para que a obra não atrase. Para que isso seja conseguido, este profissional segue uma série de tarefas ao longo do dia.

Sem dúvida, a rotina de trabalho é muito corrida e monotonia é coisa que não existe nesta profissão. Ora vejamos!

  • Analisar planos de execução da obra (gerais e detalhados)
  • Fazer o inventário de todos os materiais e equipamentos que serão precisos
  • Entrar em contacto com fornecedores e controlar os prazos de entrega dos materiais e equipamentos
  • Definir as equipas de trabalho
  • Elaborar cronogramas da obra
  • Programar atividades de execução da obra
  • Fazer mapas de custos (para termos uma comparação de preços)
  • Ajudar a organizar e implantar o estaleiro, seguindo o plano de instalação (trabalha com o topógrafo e contacta organismos públicos para que estes forneçam os serviços)
  • Controlar reservas de materiais e equipamentos
  • Controlar e organizar faturas de fornecedores
  • Receber encomendas de materiais e assegurar que os materiais recebidos estão corretos
  • Fazer testes de qualidade nos materiais
  • Distribuir os materiais para armazenamento e para uso imediato
  • Prestar assistência técnica às diferentes equipas
  • Controlar o nível de qualidade
  • Assegurar o cumprimento de todas as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de obras é um profissional da construção civil e, por isso, a maior parte destes profissionais é contratado por empresas privadas do setor. No entanto, também podes ter uma oportunidade para trabalhar no setor público. Embora as vagas de trabalho não sejam muitas para o setor público, se ficares atento podes conseguir uma oportunidade.

Podes encontrar trabalho, ainda, em empresas de engenharia e arquitetura, indústrias de materiais de construção, fábricas de pré-moldados, escritórios de projetos ou empresas de reformas na construção civil.

Apesar do setor da construção civil estar em alta e em crescimento, tanto em Portugal, como no Brasil, as vagas para o cargo de condutor de obras não são tantas como acontece com outros trabalhadores do setor, como calceteiros ou carpinteiros, por exemplo.

A boa notícia é que também não existe tanta concorrência. Por isso, não terás grande dificuldade em encontrar uma vaga de trabalho.

No Brasil, esta é uma profissão que está em alta. Como é um cargo técnico, o qual exige qualificação, são poucos os profissionais que têm os requisitos mínimos para exercer a profissão. Sabendo que a construção civil está cada vez mais exigente com uma série de parâmetros, não terás dificuldade em encontrar trabalho na área.

Como entrar na carreira de Técnico de Obra (Técnico em Edificações)?

Se queres seguir a carreira de técnico de obra, então deves ter uma qualificação na área. Se já tiveres experiência como condutor de obra, é possível fazer-se o reconhecimento de competências e depois podes fazer uma formação complementar.

Durante o curso, vais aprender tudo o que precisas saber para entrares nesta profissão com o pé direito. Entre os diferentes temas abordados, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Projeto de arquitetura
  • Projeto de especialidades
  • Elementos de topografia
  • Medições (fundações, estaleiro, estruturas e movimentação de terras; serralharias, carpintarias, pavimentos, revestimentos, drenagens exteriores e instalações especiais)
  • AutoCad (desenho assistido por computador)
  • Orçamentação
  • Autos de medição
  • Projetos de instalação técnica
  • Implantação e preparação de obra
  • Planeamento de obra

No Brasil, é também exigido o curso técnico em edificações reconhecido pelo MEC. Para a inscrição, é obrigatório estar a frequentar o ensino médio (ou já tê-lo feito) e ter um mínimo de 16 anos. Esta formação dura, em média, 2 anos e tem componentes teórica e prática.

Depois da conclusão do curso, é preciso que o técnico em edificações se filie ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Para tal, apenas é necessário levar os documentos que eles pedem, assim como o diploma do curso técnico em edificações.

Onde estudar para Técnico de Obras (Técnico em Edificações)?

Portugal:

Brasil:

Ao longo deste artigo aprendeste o que faz um condutor de obra, as funções que terás ao longo do dia, quais são as possibilidades no mercado de trabalho e também viste qual a melhor formação para entrares na carreira com o pé direito.

Se ainda te sentes na dúvida sobre a profissão, aconselhamos-te a fazer os nossos testes vocacionais, pois podem dar-te uma ajuda a decidir a melhor área profissional para o teu perfil e personalidade. É normal que possas estar ainda com algumas dúvidas, mas acredita que terás a resposta bem antes do que imaginas!

Se já decidiste que queres seguir a profissão de técnico de obra, então está na hora de te inscreveres num dos cursos que te mostramos. Investe muito na tua formações porque vai valer a pena o esforço. Lembra-te que o teu futuro está apenas nas tuas mãos. Luta pelos teus sonhos e nunca desistas de fazer o que gostas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top