Icarista

Icarista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O icarista é um artista de circo que equilibra objetos e/ou pessoas sobre os pés, podendo estar estáticos ou em movimento. Apesar desta profissão ser confundida com a de antipodista, existem diferenças grandes. O antipodista faz malabarismo com os pés, enquanto o icarista faz equilibrismo com os pés.

Portugal está na vanguarda no que toca a esta arte. A dupla de irmãos Dias Brothers conseguiram a proeza de ganhar o palhaço de ouro no 43º Festival International du Cirque de Monte-Carlo. 

Os dois fizeram com que muitos jovens conhecessem a profissão de icarista, até então desconhecida do grande público. 

Com a sua atuação brilhante, não houve quem não se rendesse. Se foste um dos que se rendeu à atuação dos dois irmãos, ou se simplesmente gostas desta arte circense, então não podias estar em melhor lugar! 

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira e conhecer em detalhe o dia a dia de trabalho. 

Vamos?

O que faz um Icarista?

O icarista faz equilibrismo de pessoas e/ou objetos com os pés. É um artista de circo, com grande destreza corporal e força, principalmente nas pernas, pois é com elas que faz equilibrismo. 

Os icaristas podem fazer as suas apresentações com objetos, ou pessoas. Obviamente que as apresentações com pessoas é bem mais complicado, até porque exige uma força de pernas muito maior, além do equilíbrio. 

No entanto, os dois tipos de apresentação são lindas e admiráveis. Vamos ver um exemplo do Circo Victor Hugo Cardinali, durante o espetáculo de Natal em 2002. 

Nesta atuação podemos ver os dois tipos de números que os icaristas podem fazer: equilibrismo com os pés de pessoas e de objetos. É certo que ficamos mais rendidos às apresentações de equilibrismo de pessoas, mas não deixa de ser admirável o icarista que trabalha com diferentes objetos. 

Se gostavas de seguir a profissão de icarista, então não deixes de ver agora quais são as funções deste artista de circo no seu dia a dia. 

Quais as suas funções

O icarista é um artista de circo e, como qualquer artista, tem como função principal entreter o público durante a sua apresentação. A verdade é que o artista vive para o seu público e, por isso, faz de tudo para o agradar e surpreender.

O mundo das artes circenses tem evoluído muito nos últimos tempos, muito pela abertura do espaço a novos talentos. 

Enquanto antes os circos eram “fechados” aos membros da família, agora deixaram de o ser. Isso fez com que talentos novos surgissem e, consequentemente, as artes circenses deram um salto gigantesco.

Portanto, se queremos deixar o nosso público rendido à nossa apresentação, temos de desafiar os nossos próprios limites, dia após dia. 

É essencial trazer números novos, mais completos e diversificados, para que as pessoas que assistem ao espetáculo se sintam realmente surpreendidas. 

Sendo assim, o icarista tem de treinar muito, assistir a vários espetáculos de circo e adquirir conhecimentos de outras artes circenses que possam trazer à sua apresentação algo de novo e diferente dos outros. 

Não podemos esquecer-nos que se trata de um espetáculo e, por isso, quanto mais elementos conseguires trazer para a apresentação, melhor. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O icarista trabalha no circo. Sendo assim, as ofertas de trabalho limitam-se sempre ao número de circos existentes. Como deves calcular, as oportunidades não são muitas. No entanto, quando nos destacamos em alguma coisa, quando somos bons no que fazemos, e quando o fazemos com paixão, com toda a certeza vamos conseguir fazer sucesso.

Além dos circos, podes trabalhar também em eventos temáticos, como, por exemplo, festas infantis, festas medievais, festivais de música, entre outros. 

Nestes casos, vais trabalhar como freelancer e os trabalhos são esporádicos. Dificilmente terás uma agenda preenchida com eventos, até porque não existem assim tantos eventos que contratem icaristas. 

Mas não desistas de seguir os teus sonhos! Lembra-te que quando fazemos o que gostamos, quando damos tudo de nós, e quando nos empenhamos a sério, não há nada impossível!

Como entrar na carreira de Icarista?

Se queres seguir a carreira de icarista, o nosso conselho é que frequentes uma escola de artes circenses. Este é um excelente ponto de partida porque vais aprender a dominar a técnica do equilibrismo com os pés, mas também vais aprender outras técnicas circenses. 

Um artista completo é tudo aquilo que as companhias de circo precisam nos dias de hoje. É a garantia de que vais trazer novas coisas às apresentações, mas também podem usar a tua capacidade para outros tipos de apresentações. 

Além disso, quando frequentas escolas de circo, vais conhecer muitas pessoas do meio que te podem ajudar muito a entrar no mercado de trabalho. Sem dúvida, conhecer as pessoas certas pode fazer toda a diferença no teu futuro profissional. 

Por isso, não deixes de inscrever-te numa escola de circo! Vê agora algumas sugestões.

Onde estudar para Antipodista?

Portugal:

Brasil:

Gostaste da profissão de icarista? Era tudo aquilo que estavas à procura? Então vai à luta e nunca desistas de concretizar os teus sonhos. Lembra-te que o teu futuro está nas tuas mãos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top