Instrutor de Condução

Instrutor de Condução

O instrutor de condução, ou instrutor de autoescola (Brasil), é um professor que ensina a conduzir os diferentes tipos de veículos para os quais está habilitado. Esta é uma profissão que se afasta da rotina de escritório e possibilita uma rotina no exterior.

Outros nomes para esta profissão: Instrutor de Autoescola, Instrutor de Trânsito

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geografia, Materiais e Tecnologias, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

As aulas são teóricas e práticas e, por isso, o instrutor passa a maior parte do dia na rua, a ensinar os alunos a conduzirem o carro na estrada.

Embora não seja uma profissão muito procurada por jovens, até porque é preciso já ter carta de condução, é uma alternativa para aqueles que adoram conduzir, que têm gosto por ensinar, e que procuram uma oportunidade de trabalho.

Se estás numa situação de desemprego, ou se estás insatisfeito com o teu trabalho atual, então esta pode ser uma boa opção.

Continua a ler este artigo e descobre tudo o que precisas saber sobre esta profissão, assim como o que precisas fazer para te tornar instrutor de condução. Vem connosco!

O que faz um Instrutor de Condução?

O instrutor de condução ensina os alunos as regras de trânsito, em aulas teóricas, e ensina a conduzir, na prática, em aulas na estrada. Normalmente existem instrutores dedicados em exclusivo às aulas teóricas, e outros só para aulas práticas. Mas pode acontecer o mesmo instrutor dar aulas teóricas e práticas.

Embora se possa pensar que esta é uma tarefa fácil, temos de dizer que as oito horas de trabalho acarretam riscos. São oito horas por dia que o instrutor está sujeito ao perigo de sinistralidade, não tanto por causa do aluno, mas pelos fatores externos, aos quais todos os condutores estão sujeitos.

Além disso, a própria postura de trabalho causa problemas no médio e longo prazo. Como está todo o dia dentro do carro, o funcionamento de muitos órgãos é alterado, sendo que a coluna é das que mais sofre com a postura de trabalho.

O stress é também uma constante, não só pelo facto de estar a ensinar alguém a conduzir na estrada, mas também por ter de lidar com os outros condutores, filas de trânsito, entre outros aspetos conhecidos dos condutores.

Sendo assim, os instrutores têm de ser fortes psicologicamente, e têm de apresentar boas condições físicas, até porque é uma profissão de desgaste rápido.

Quais as suas funções

O instrutor de condução tem como principal função ensinar os alunos a conduzir nas estradas, com o cumprimento de todas as regras estabelecidas no código da estrada.

Sendo assim, ele:

  • Dá aulas teóricas do código da estrada
  • Dá aulas práticas, onde recebe o aluno no veículo da escola, ensinando a mecânica e a condução
  • Fazer percursos dentro do veículo de instrução, ajudando o aluno com o dispositivo de duplo comando
  • Explicar, na prática, como se aplica o código da estrada
  • Ensinar os procedimentos certos em casos de emergência
  • Informar os responsáveis sobre o estado de preparação dos alunos para admissão a exame de condução

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o instrutor de condução é bom, até porque a carta de condução é essencial para a sociedade atual. Tendo em conta que ter carta de condução é uma exigência comum na maioria dos trabalhos, então a procura por estes serviços é grande.

Sendo assim, existe uma grande procura por profissionais qualificados na área, e o mercado atual consegue absorver a maioria dos recém-formados.

Podes trabalhar em qualquer escola de condução no país.

Como entrar na carreira de Instrutor de Condução

Para te tornares instrutor de condução precisas ter o título profissional e só podes dar aulas de condução nas categorias que te são autorizadas. Sendo assim, para conseguires o título profissional, precisas de:

  • Ter, no mínimo, o 12º ano de escolaridade (regular ou profissional)
  • Ter certificado de aptidão pedagógica / certificado de competências pedagógicas de formador (CAP)
  • Ser aprovado com sucesso no exame feito pelo IMT, I. P., depois de ter frequentado o curso de formação para instrutor de condução
  • Comprovar aptidão médica e psicológica

O curso de formação inicial tem uma componente teórica, assim como uma componente prática. Nas aulas práticas, vais aprender em contexto real, como ensinar os alunos a conduzirem. É como um estágio, onde vais dar aulas reais, acompanhadas do teu professor. As aulas práticas têm a duração de 1 ano, no máximo.

Para fazeres a formação prática, precisas de já ter passado na prova teórica, concedendo-te a declaração comprovativa emitida pelo IMT. Caso não concluas a formação prática no prazo de um ano, então terás de reiniciar o curso.

Para seres aprovado, tens de fazer o exame de acesso à profissão, sendo ele teórico e prático. A prova teórica é feita depois da formação inicial, e só depois podes iniciar a formação prática. Concluída a formação prática, tens 30 dias para pedir para fazer o exame prático.

Não podes ser instrutor de condução se:

  • Fores examinador de condução ou trabalhares em centros de exame de condução
  • Estiveres proibido de conduzir, depois de crimes rodoviários, ou depois de contraordenação grave / muito grave

Brasil:

Para ser instrutor de trânsito no Brasil, precisa ter o ensino médio concluído e um mínimo de 21 anos. Além disso, precisa ter 2 anos de habilitação legal para conduzir e um ano de habilitação na categoria D.

Também não pode ter nenhuma infração gravíssimos nos últimos 60 dias e tem de frequentar o curso para instrutor de trânsito.

Onde estudar para Instrutor de Condução

Portugal:

Brasil:

Queres ser instrutor de condução? Então vê se tens todos os requisitos exigidos para o exercício da função e procura o melhor curso para ti! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima