Jogador de Andebol ou Handebol

Jogador de Andebol ou Handebol

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

Um Jogador de Andebol ou Handebol dedica-se a este desporto a tempo inteiro, ou seja, como profissão. Portanto, treina todos os dias e participa em competições nacionais e internacionais.

O Andebol é descrito, por vezes, como uma mistura entre Futebol e Basquetebol. Contudo, é um desporto bastante diferente.

Na verdade, o Handebol, como se diz no Brasil, é um dos desportos mais completos e que exige ótimas condições físicas. Os pilares do jogo são a força, a velocidade e a agilidade.

Assim, o Jogador de Andebol precisa de ter um pensamento veloz e excelentes reflexos, até porque só pode dar três passadas com a bola na mão, durante um limite de tempo de três segundos.

Mas trata-se, acima de tudo, de um jogo de conjunto, onde é essencial manter um bloco unido para marcar golos e defender.

Fica connosco para saberes mais sobre esta profissão!

O que faz um Jogador de Andebol ou Handebol

Este profissional faz do Andebol a sua vida! Portanto, treina todos os dias e trabalha para ser melhor na sua posição, de modo a ajudar a sua equipa a obter os melhores resultados.

O Jogador de Handebol tem de passar e driblar a bola com a mão ou com qualquer parte do corpo acima do joelho. Neste desporto, só o goleiro ou guarda-redes por chutar a bola com o pé.

Além disso, como não se pode correr mais de três passos com a bola, nem segurá-la por mais de três segundos, o Atleta Profissional precisa de ser muito rápido a decidir as suas jogadas.

As equipas de sete jogadores cada disputam as partidas durante dois períodos de 30 minutos cada. Ganha quem conseguir marcar mais golos.

Este um desporto que trabalha sobretudo a força muscular dos braços e da parte superior do corpo. Mas também desenvolve a agilidade dos pés e das mãos.

Além disso, aumenta a flexibilidade do corpo e é excelente como treino cardiovascular. Mas também contribui para aumentar a concentração e a autoconfiança.

Quais as suas funções

O Jogador de Andebol ou Handebol treina, habitualmente, para fazer uma posição concreta em campo que lhe vai exigir certas capacidades.

Assim, conforme essa posição, o Atleta pode desenvolver treino específico para melhorar certas qualidades.

Posições dos jogadores de Andebol

Cada equipa costuma ter 14 Jogadores, mas apenas sete deles jogam em campo em simultâneo.

Portanto, as sete posições que existem no Andebol são as seguintes:

Goleiro ou Guarda-redes

Trata-se do Jogador de Andebol que defende a baliza e que pode usar todas as partes do seu corpo para evitar golos. É o único atleta que pode jogar a bola abaixo do joelho, nomeadamente com o pé.

A posição de Goleiro é considerada a mais difícil no Handebol, mas também pode ser a mais decisiva.

Meias ou Armadores Laterais (Esquerdo e Direito)

Costumam ser os Atletas mais possantes, tanto em altura como em força, e participam no ataque e na defesa.

Também conhecidos como meias ou médios, quando jogam à defesa, tentam bloquear as ofensivas adversárias. Mas no ataque, são, muitas vezes, os responsáveis pelos remates de longa distância.

Armador Central

Este é um Atleta que trata, sobretudo, da criação do jogo. É uma espécie de líder da equipa, orientando o ataque e a defesa. Por isso, precisa de ter uma ótima capacidade de passe, além de raciocínio rápido e excelente leitura do jogo.

Muitas vezes, é este Jogador de Andebol que define as táticas de jogo e que isola os avançados em posições para marcar.

Pontas (Esquerdo e Direito)

Estes Jogadores de Andebol são muito importantes na movimentação ofensiva das suas equipas, pois controlam as laterais do campo. Assim, o ponta ideal é muito rápido e tem muita técnica, pois precisa de arremessar a bola a partir de situações com pouco ângulo.

Habitualmente, os Pontas Direita são canhotos, enquanto os Pontas Esquerda são destros. Este dado explica-se com a questão da dificuldade do ângulo para rematar.

Pivô

Este é o jogador mais avançado que atua entre os defensores rivais.

Assim, o Pivô de Handebol movimenta-se dentro da área de golo e da área tracejada de 9 metros. O seu trabalho é marcar golos, mas também criar espaços para os colegas poderem rematar ou para receber a bola em boa posição de finalização.

Mais uma vez, estes Atletas devem ser fortes e muito bons tecnicamente.

Quanto ganha um Jogador de Andebol

Os salários no mundo do Andebol dependem da Liga e do estatuto do Jogador. Repara que, em alguns campeonatos, os Atletas ainda mantêm atividades profissionais principais enquanto fazem do Handebol um trabalho extra (ou mais como hobby).

A modalidade tem muito êxito na Europa do Norte, em países como Dinamarca e Suécia. Mas também é muito relevante em França, Espanha e Alemanha, por exemplo.

Assim, é nestes países que jogam alguns dos melhores do mundo. E, portanto, é também onde se praticam os salários mais elevados.

Em contraponto, em muitos outros países, os ordenados podem ser um pouco mais baixos ou mais instáveis.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Andebol tem especial implantação na Europa do Norte, onde se situam os países que têm dominado as competições mundiais nos últimos anos.

Países como Dinamarca, Suécia, Noruega e Alemanha são vistos como o berço deste desporto. Terá sido nestas nações que surgiram as primeiras regras da modalidade.

Assim, não é de admirar que o Handebol também tenha mais sucesso e mais saídas nestes países.

Há competições de Andebol para Homens e para Mulheres. E a modalidade está, atualmente, inserida em mais de 150 países em todo o mundo. Deste modo, há espaço para oportunidades em todos os continentes, desde que se tenha qualidade e vontade de aprender e vencer.

Como ser um Jogador de Handebol

Não existe um caminho óbvio ou claro para quem quer ser Jogador de Andebol. Contudo, é essencial começar bem cedo a aprender a modalidade.

A maioria dos Jogadores inicia a aventura neste desporto logo desde criança, seja no desporto escolar, seja através de escolinhas ou clubes que incentivam o ensino do Handebol.

As próprias Associações oficiais de Andebol promovem iniciativas para captar e fomentar o aparecimento de novos talentos. É o caso da Confederação Brasileira de Handebol que tem o projeto de mini handebol, ou seja, uma atividade de iniciação aos princípios do desporto para crianças de 5 a 10 anos.

Deste modo, deves procurar iniciar a tua caminhada o quanto antes porque só a paixão pelo Andebol não chega. Tens de treinar muito, trabalhar diariamente e suar a camisola para triunfares na carreira!

Onde estudar para Jogador de Handebol

Não existe propriamente um curso, ou uma graduação, que ensina a ser Jogador de Andebol. Na realidade, a profissão aprende-se com a prática num clube.

Assim, para conheceres as técnicas e táticas do jogo, deves procurar um clube local ou uma escolinha, onde existam bons Treinadores. Desse modo, conseguirás aprender o essencial e, quem sabe, dar os teus primeiros passos rumo ao ouro olímpico!

Para te ajudar nessa busca, deixamos-te alguns links que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Depois de teres percebido como é o universo de um Jogador de Andebol ou Handebol, bem como os desafios da profissão, sentes-te com capacidade e vontade de triunfar nesta área? Se é o que te vai fazer feliz, torcemos pelo teu sucesso!

Mas continuas com dúvidas? Não sabes bem o que queres? Faz Testes Vocacionais para descobrires outras profissões adequadas ao teu perfil. Para encontrares um futuro risonho!

Photo by Matthew Tipple on Foter
Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top