Jogador de Basquetebol ou Basquete

Jogador de Basquetebol ou Basquete

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

Um Jogador de Basquetebol ou Basquete faz deste desporto profissão, participando em competições coletivas. Mas para que assim seja, é preciso muito trabalho e uma boa dose de sorte.

O Basquetebol é uma verdadeira paixão para muitos adeptos de desporto. Mas só uns quantos sortudos têm a sorte de fazer desta modalidade uma profissão.

Se estás entre os que sonham poder viver do Basquete para pagar as tuas contas, prepara-te para longas horas de treino e muito sacrifícios.

Além disso, também precisas de ter a sorte do teu lado para estares no lugar certo e à hora certa.

Continua a ler para saberes tudo desta profissão!

O que faz um Jogador de Basquetebol ou Basquete

Este profissional treina todos os dias para poder participar em provas e competições de Basquetebol. O seu objetivo é jogar para ganhar.

Mas a profissão também tem uma componente de lazer e entretenimento, pois é preciso agradar aos adeptos. Assim, o Jogador de Basquete também precisa de se focar em fazer boas exibições.

Contudo, nem tudo é tão fácil como pode parecer. Os profissionais de Basquetebol passam longas horas a treinar, não apenas no campo de jogo, mas também no ginásio.

Os Atletas Profissionais desta e de outras modalidades precisam de seguir planos de treino diários rigorosos. Mas também têm de cumprir orientações rígidas de Nutricionistas para se alimentarem de forma adequada.

Além disso, têm de trabalhar as questões técnicas e táticas relacionadas com o jogo, sob a supervisão dos seus Treinadores.

Trata-se de um tipo de trabalho que requer cuidados físicos e mentais, bem como uma grande dedicação. Assim, não esperes ter feriados, nem fins-de-semana livres se te dedicares ao Basquetebol como profissão.

Quais as suas funções

A principal missão do Jogador de Basquetebol é preparar-se para estar em grande nos jogos oficiais. Assim, trabalha para marcar pontos e defender, com o intuito de ganhar jogos.

Tal como em outros desportos, como o Futebol, por exemplo, há muita competição entre atletas e entre clubes. Portanto, é preciso treinar afincadamente para estar ao melhor nível.

Os Jogadores de Basquete querem sempre entrar nas equipas titulares, ou ser os MVP, ou seja, os Mais Valiosos em campo. Mas esse tipo de “prémios” exigem uma grande entrega e dedicação constante.

Portanto, se queres fazer carreira no Basquetebol, deves ser capaz de cumprir o seguinte:

  • Fazer treinos diários a alto nível
  • Cuidar da alimentação e do peso
  • Estudar estratégias e táticas de jogo
  • Treinar e aperfeiçoar jogadas de forma repetida
  • Estar disponível para trabalhar nos feriados e fins-de-semana
  • Ter disponibilidade para viajar de forma regular.

Quanto ganha um Jogador de Basquetebol

Os salários no universo do Basquetebol podem atingir valores astronómicos, tal como acontece no caso do Jogador de Futebol. Mas essa é apenas a realidade da NBA, a Liga de Basquete norte-americana.

Na verdade, na maioria dos países, os ordenados destes profissionais são um pouco mais terra-à-terra. Contudo, tudo depende do potencial do atleta, bem como da dimensão do clube onde joga.

No caso das grandes estrelas de Basquetebol, ainda podem contar com contratos de patrocínio e de publicidade que lhes podem garantir uns bons milhões adicionais.

Além disso, também há prémios de desempenho para compensar os melhores e os bons resultados coletivos.

Saídas no Mercado de Trabalho

A competição é muito forte no universo do Basquetebol profissional. Portanto, há muitos Jogadores em luta pelas melhores vagas.

Assim, é essencial ter muita qualidade para triunfar. Mas também é preciso ter alguma sorte, bem como conhecer as pessoas certas e a dinâmica do desporto.

O patamar mais alto da profissão é a NBA, mas esse é um sonho que nem todos podem alcançar.

Uma das vias de entrada na competição é através do chamado Draft da NBA, ou seja, um evento de seleção de novos atletas.

Como funciona o Draft da NBA

O sonho de todo o Jogador de Basquete é chegar à NBA, pois é o patamar mais alto em termos de sucesso profissional neste desporto.

Uma das formas de o conseguir é participando no Draft da NBA, ou seja, o momento de seleção de Jogadores que acontece no final de junho, durante a pré-temporada da competição norte-americana.

O Draft realiza-se em duas rodadas, com a escolha de 30 atletas em cada uma. Cada equipa só pode fazer uma escolha em cada uma das rodadas.

Os clubes fazem as suas escolhas de forma alternada, escolhendo um atleta que nunca jogou na NAB, os rookies ou estreantes.

As 14 primeiras escolhas estão reservadas aos 14 times que falham os play-offs decisivos para o título da NBA. A ordem de escolha é definida por um sorteio, o NBA Draft Lottery.

Depois disso, a ordem de escolha segue a classificação de cada clube nos play-offs, partindo do pior time para o melhor.

Como ser um Jogador de Basquete

Não basta ter paixão e jeito para o Basquete, embora isso seja fundamental para ter uma carreira como Jogador. Mas é preciso trabalho árduo, com muito treino e amor à camisola para o conseguir.

Muitos jogadores começam pelo desporto escolar e a acabam se inscrevendo num clube local. Esse é o caminho mais comum para chegar a Jogador de Basquetebol num clube profissional.

Como entrar na NBA

Para chegar à NBA é preciso percorrer um longo caminho e nem todos podem lá chegar.

Mas, antes de mais, é preciso cumprir algum dos seguintes critérios para poder entrar no Draft de acesso à NBA:

  • Jogar por uma Universidade dos EUA
  • Fazer 19 anos no ano do Draft
  • Ter-se formado há, pelo menos, um ano no Ensino Médio
  • Ter jogado por alguma equipa profissional de Basquete.

Para lá destas questões formais, é importante também ter qualidades especiais como as seguintes:

  • Saber fazer a posição para que se é escolhido na equipa
  • Não ter medo de errar
  • Estudar o jogo e aprender as melhores táticas
  • Dar o máximo em todos os jogos
  • Trabalhar no duro
  • Ser um jogador inteligente
  • Ter força e ser rápido
  • Uma boa dose de humildade para melhorar sempre mais.

Aproveita também as dicas do Jogador de Basquete brasileiro Leandro Barbosa…

Onde estudar para Jogador de Basquete

Abraçar esta profissão não exige uma graduação específica, se é o que estás a pensar.

Contudo, precisas de aprender a jogar a modalidade em si e de estudar as suas técnicas e táticas. Mas, para isso, deves procurar inscrever-te num clube de Basquetebol ou numa escolinha que te ensine a jogar.

O ideal é que comeces bem jovem, pois quanto mais cedo começares, melhor aprenderás o desporto.

Assim, deixamos-te alguns links que te podem ajudar nessa busca pela escolha certa para o teu futuro…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes como é a rotina de um Jogador de Basquetebol ou Basquete e que conheces os desafios da profissão, estás pronto para ganhar títulos neste desporto? Se sentes que é o teu caminho para a felicidade, ficamos a torcer pelo teu sucesso.

Mas ainda tens dúvidas? Aproveita para fazer Testes Vocacionais para encontrares outras profissões adequadas para o teu perfil. Vai e sê feliz!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top