Revisor de Filme

revisor de filme

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

O revisor de filme é o profissional que faz a revisão e a reparação em cópias de filmes. Não falamos aqui da revisão de conteúdo de um filme, mas da revisão do material das cópias de filmes.

Este profissional trabalha em arquivos cinematográficos e é um dos responsáveis pela preservação do material. Sendo assim, podemos dizer que o revisor é peça central para a memória cinematográfica.

Se és um amante da 7ª arte, mas preferes trabalhos manuais e técnicos, esta pode ser uma excelente profissão para ti. Vais dar um contributo importante para a preservação das produções.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir aqui, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Vamos?

O que faz um Revisor de Filme?

O revisor de filme faz a revisão das cópias de filmes e repara-as sempre que for necessário. Ele tem de ver quais são as condições dos materiais das cópias, mas deve fazê-lo sempre sob a supervisão e coordenação do arquivista de filmes.

O arquivista é o máximo responsável pela conservação de filmes e outros materiais publicitários nos arquivos. Como tal, ele deve supervisionar e coordenar o trabalho de conservação e reparação das cópias.

Sendo assim, tanto o arquivista como o revisor são determinantes para a preservação do património cinematográfico. É graças a eles que conseguimos ter acesso a muitas produções que, caso eles não fizessem a reparação, ter-se-iam perdido.

Quais as suas funções

O revisor de filme tem como principal função preservar os filmes. Para que estes estejam em perfeito estado, ele precisa verificar as condições dos materiais, como é o seu estado de conservação e fazer reparações sempre que seja necessário.

O arquivista de filmes supervisiona o seu trabalho e coordena a reparação das cópias. Como ele tem conhecimentos superiores de avaliação do estado de conservação, assim como no trabalho de reparação, o revisor deve seguir sempre as suas orientações.

Além disso, é possível que o revisor, quando preciso, faça relatórios sobre as intervenções feitas nas cópias de filme.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O revisor de filme trabalha em conjunto com o arquivista de filmes. Por isso, os dois partilham dos mesmos espaços no mercado de trabalho. Embora possa atuar em arquivos diferentes, o seu trabalho é sempre a preservação das produções. Ora vejamos agora os diversos arquivos em que pode trabalhar!

  • Estúdios – Aqui, trabalha na preservação dos arquivos do estúdio ou produtora.
  • Programação – Em arquivos de programação, o foco é a investigação e estes materiais costumam ser apresentados em salas próprias.
  • Emissoras – A televisão e a rádio também contam com um arquivo. O revisor também poderá trabalhar nele, preservando os programas e produções.
  • Audiovisuais Nacionais – Os arquivos audiovisuais nacionais têm como objetivo preservar o património audiovisual criado no país. Ao atuares nestes arquivos, vais ser um trabalhador do Estado, pois estes são, regra geral, fundados pelo governo.
  • Regionais, municipais e locais – Ao atuares nestes arquivos, também fazes parte da função pública. No entanto, as produções não são de caráter nacional, mas antes local ou regional.
  • Académicos – Os arquivos académicos ou universitários contam com vários materiais, os quais servem de apoio às aulas e outras atividades académicas.
  • Temáticos – Ao atuares em arquivos temáticos, vais trabalhar com materiais especializados e estes servem, na maior parte das vezes, para investigação académica ou privada.

Além destes arquivos, também podes encontrar trabalho em museus audiovisuais, como museus de filme, por exemplo.

Embora possas trabalhar em muitos locais, a verdade é que não existem assim tantas vagas de trabalho quanto aquelas que gostaríamos. No entanto, também vale a pena referir que a concorrência não é muita, o que facilita na hora de conseguires um trabalho.

Como entrar na carreira de Revisor de Filme?

Para te tornares revisor de filme em Portugal, deverás ter o curso de Ciências Documentais. Embora esta formação só seja exigida ao arquivista de filmes, se quiseres ter maiores hipóteses no mercado de trabalho, e se quiseres progredir na carreira, este curso é indispensável.

O curso superior de Ciências Documentais permite-te escolher entre duas vertentes:

  • Biblioteca e Documentação
  • Arquivo

Deverás escolher a especialização em arquivo para poderes trabalhar como revisor e arquivista de filmes.

No Brasil, o ideal é que tenhas o curso de Arquivologia. Apesar de este não ser obrigatório para o revisor de filme, se quiseres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, não podes dispensar realizar este bacharelado.

Queres descobrir outras profissões que se encaixam na tua personalidade? Experimenta os nossos Testes!

Onde estudar para Revisor de Filme?

Como vimos, embora não seja obrigatório, se quiseres ter sucesso na carreira de revisor de filme, deves fazer o curso de Ciências Documentais em Portugal e o curso de Arquivologia no Brasil.

Aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se gostaste da profissão de revisor de filme e se essa é a carreira que queres seguir, então está na hora de arregaçar as mangas. Procura uma boa formação, pois vais fazer toda a diferença na tua carreira. Nós desejamos que consigas tudo aquilo que desejas.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top