Judoca / Judo

Judoca / Judo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Judo é uma Arte Marcial de origem japonesa, mas também é um desporto olímpico. O praticante desta modalidade chama-se Judoca e precisa de reunir uma série de condições físicas e mentais para triunfar.

As origens do Judo remontam ao ano de 1882 quando Jigoro Kano criou esta Arte Marcial no Japão. Entretanto, foi evoluindo, tornando-se num desporto muito competitivo. Em 1964, tornou-se modalidade olímpica na versão masculina. Mas, desde 1992, as Judocas também podem competir nos Jogos Olímpicos.

Um Judoca precisa de dominar com precisão as técnicas deste desporto, executando movimentos rápidos para dominar ou desequilibrar o oponente. Muitas vezes, a estratégia do Judo assenta em usar a força do rival para o deitar ao chão e controlar.

Esta atividade de combate também assente em regras de honra e de desportivismo muito rigorosas no âmbito de um “código moral” ancestral.

Mas fica connosco para saberes mais sobre o mundo do Judo profissional…

O que faz um Profissional de Judo

No Judo, ao contrário de outras Artes Marciais, não há pontapés, nem socos. Trata-se de uma luta mais corpo a corpo em que o objetivo é atirar o adversário ao tapete para o dominar com uma chave de braço, por exemplo.

A grande missão do Judoca, numa competição, é conseguir a “pontuação perfeita”, ou seja, um ippon que é o mesmo que o knock-out no Boxe.

No seu dia a dia, os Judocas treinam com afinco para poderem apresentar-se nas competições ao mais alto nível. As sessões de treinamento são divididas entre o aquecimento, a prática ou treinamento de técnicas e o desaquecimento ou relaxamento.

A participação em provas regionais, nacionais e internacionais é essencial para somar pontos para conseguir uma das poucas vagas que existem para os Jogos Olímpicos – é o chamado “diploma olímpico”.

Mas além de todas as questões físicas e técnicas associadas ao Judo, esta Arte Marcial também tem um rigoroso código moral de regras que foi criado pelo seu fundador, Este código deve regular a atitude dos Judocas tanto dentro como fora do tapete e é marcado pelos seguintes princípios:

  • Cortesia
  • Coragem
  • Amizade
  • Honestidade
  • Honra
  • Modéstia
  • Respeito
  • Autocontrolo.

Quais as suas funções

O Judo é um desporto de combate muito exigente em termos físicos. Mas também requer muita disciplina mental.

O Judoca também precisa de ser versátil e de dominar a Arte Marcial nas suas diversas componentes.

Assim, tem de ter força física e agilidade para poder dominar o adversário nas técnicas em pé. Mas também necessita de ser rápido e flexível no tapete, para poder controlar e imobilizar o oponente.

A palavra Judo em japonês é definida por dois caracteres que significam “gentil” e “caminho”. Portanto, diz-se que o Judo é “o caminho da gentileza” no sentido em que não vale tudo para ganhar.

Por isso, há um grande autocontrolo e respeito entre rivais em todos os combates. Portanto, os Atletas Profissionais também trabalham esta componente do controlo das emoções e dos impulsos.

A modalidade é disputada conforme o peso dos Judocas. Nos homens, as categorias dividem-se em Menos 60 kg; 60 a 66 kg; 66 a 73 kg; 73 a 81 kg; 81 a 90 kg: 90 a 100 kg e Mais de 100 kg.

No caso das mulheres, disputam-se as categorias de Menos 48kg; 48 a 52 kg; 52 a 57 kg; 57 a 63 kg; 63 a 70 kg; 70 a 78 kg; e Mais de 78 kg.

Jiu-Jitsu vs Judo

O Judo tem raízes no Jiu-Jitsu, mas as duas técnicas de luta são um pouco distintas.

Assim, o Judo desenvolve-se num misto entre técnicas em pé e técnicas no solo. Já o Jiu-Jitsu pratica-se, sobretudo, no solo com algumas técnicas de pé de autodefesa.

Karaté vs Judo

O Karaté é uma técnica que funciona melhor como autodefesa do que o Judo, pois assenta mais na ideia de golpear o adversário.

Deste modo, o Karaté usa pontapés e golpes de mão enquanto o Judo se pratica sobretudo com luta corpo a corpo, visando o desequilíbrio e a imobilização do adversário.

Taekwondo vs Judo

O Taekwondo é um desporto de combate que teve a sua origem na Coreia do Sul como Arte Marcial. Trata-se de uma modalidade que, muitas vezes, é descrita como a “arte de pontapear e socar”. Mas estes Atletas usam, sem dúvida, as pernas como grande arma de combate.

Já no Judo, as mãos exercem o papel principal.

Judo Paralímpico

Esta modalidade de Judo destina-se apenas a Atletas com deficiência visual que são classificados como B1, B2 ou B3, conforme a gravidade das suas dificuldades.

No caso dos Judocas B1, desenha-se um círculo vermelho nos seus judogis, ou seja, nos seus equipamentos, para que o árbitro saiba que são pessoas com cegueira série e que, portanto, podem precisar de orientação durante os combates.

Contudo, os Judocas competem uns contra os outros independentemente daquela classificação.

Quanto ganha um Judoca

Os salários no mundo do Judo estão longe dos valores praticados em desportos mais mediáticos como o Futebol e o Basquetebol ou Basquete, por exemplo.

Na verdade, apenas os Judocas de elite podem sonhar com ganhos mais generosos. Mas, muitas vezes, estes são fruto de contratos de publicidade e de patrocínio.

No caso dos Atletas com resultados olímpicos, recebem, muitas vezes, bolsas dos Comités Olímpicos dos seus países para se poderem preparar para os próximos Jogos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo do desporto de alta competição é sempre exigente e pode não ser fácil conseguir uma oportunidade. Esta verdade também faz sentido no Judo, onde os Atletas precisam de trabalhar muito para se destacarem.

Na maioria dos países, os Judocas costumam conciliar a participação neste desporto com os estudos, pois são, por norma, jovens em idade de Faculdade. Assim, aproveitam os melhores anos como profissionais enquanto preparam o futuro, para quando se reformarem do desporto.

É possível conciliar estes dois mundos porque conseguem o estatuto de trabalhador-estudante, o que lhes dá benefícios nas Universidades. Além disso, algumas disponibilizam de boas infraestruturas para poderem treinar.

Mas, na maior parte dos casos, os Judocas estão ligados a clubes, o que lhes permite terem uma melhor preparação. Além disso, asseguram também rendimentos fixos.

Contudo, apenas a elite dos melhores Atletas consegue ser contratada por esses clubes.

Como entrar no Judo profissional

A caminhada rumo ao Judo profissional pode ser longa e exige sacrifícios, muito treino e muita paixão. Mas os frutos também serão ótimos quando se conseguir ganhar a primeira medalha!

O primeiro passo para quem quer ser Judoca profissional é aprender esta Arte Marcial. Mas repara que chegar a Cinto Preto, o mais alto grau do Judo, pode demorar entre 3 a 6 anos. Contudo, tudo depende do talento e do empenho de cada Judoca.

O que é certo é que chegar ao nível profissional requer um domínio perfeito das técnicas e estratégias mais complexas do Judo. Além disso, é preciso participar em competições para melhorar e ir acumulando pontos no ranking.

Repara que a qualificação dos Judocas para os grandes torneios depende da sua pontuação no ranking mundial de Judo. Assim, os Atletas precisam de estar sempre ao seu melhor nível.

Onde estudar Judo

Há escolas e clubes que formam, todos os anos, milhares de praticantes de Judo. Contudo, apenas algumas destas estruturas se empenham em formar Judocas de competição.

Além disso, as próprias Federações ou Confederações desportivas de Judo podem também promover o treino e desenvolvimento de Atletas Profissionais.

Deste modo, deves procurar as escolhas certas em função do teu grau de conhecimento da modalidade, bem como tendo em conta os teus objetivos.

Fica com os seguintes links para começares a tua busca…

Portugal:

Brasil:

Agora que já conheces o que faz um Judoca e quais são os maiores desafios do Judo, sentes-te preparado para triunfar neste mundo tão exigente? Se estás seguro disso, começa já a treinar. Ficamos a torcer pela tua primeira medalha!

Mas se ainda tens dúvidas sobre o que queres fazer com o teu futuro, espreita o Simulador de Profissões para encontrares outras opções ajustadas ao teu perfil – e aos teus sonhos!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top