Ladrilhador (Azulejador)

ladrilhador (azulejador)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Geometria Descritiva Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O ladrilhador, ou azulejador (aplicador de revestimentos cerâmicos, azulejista, ou pedreiro azulejista, no Brasil), é um profissional da construção civil que é responsável por aplicar materiais cerâmicos e pétreos para revestimento de pavimentos e paredes.

A profissão de ladrilhador / azulejador não é muito conhecida, mas basta pensar em todos os pavimentos e paredes de cerâmica e azulejos para entendermos que sem estes profissionais as nossas casas e edifícios não seriam os mesmos.

No setor da construção civil, existem inúmeros profissionais especializados que fazem toda a diferença no final das construções ou remodelações. Tal como noutros setores, ter profissionais especializados faz com que o resultado seja muito melhor do que se o trabalho fosse feito por profissionais que percebem “de tudo um pouco”.

O trabalho do ladrilhador é muito exigente fisicamente. Por isso, se és uma pessoa ativa e se gostas de trabalhos que envolvam esforço físico, então esta pode ser a profissão certa para ti.

Neste artigo vamos explicar-te tudo o que envolve este ofício. Vais descobrir o que este profissional faz, as funções que tem no dia a dia, as saídas profissionais e o mercado de trabalho, assim como o percurso que terás de fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Ladrilhador / Azulejador?

O ladrilhador, também conhecido como azulejador, é um dos profissionais que integram uma equipa de construção civil. Ele é o responsável por aplicar e fixar azulejos e outros materiais cerâmicos e pétreos, como ardósia, mosaico, mármore, entre outros. Poderá atuar tanto em construções como remodelações.

De forma geral, podemos dizer que este profissional trata dos acabamentos da obra, assim como o estucador. Embora associemos apenas à colocação de azulejos e outros materiais em pavimentos e paredes, ele também trata da colocação de mármores nas bancadas de cozinha, por exemplo, ou em elementos da casa de banho.

Além disso, eles têm conhecimentos também em preparação de reboco e afagamento, assim como de isolamento acústico e técnico e alvenarias.

O ladrilhador também é a pessoa certa para fazer a reparação de azulejos que foram danificados, assim como para instalar telhados ou proceder à reparação destes.

Pode parecer uma tarefa básica, mas a verdade é que este é um trabalho que requer muito rigor e minúcia. Já imaginaste o que seria se um azulejo que faz parte de um desenho fosse colocado ao contrário? Pois é! Pode parecer ridículo, mas a verdade é que estes tipos de coisas acontecem!

Para te ajudarmos a entender melhor o trabalho do ladrilhador, partilhamos aqui um vídeo de cursogratuitoonline que te dá uma ideia clara da profissão. Não deixes de ver!

Para saberes melhores o que faz um ladrilhador, vamos ver as funções que tem no seu dia a dia de trabalho.

Quais as suas funções

O trabalho do ladrilhador, azulejador, envolve uma série de tarefas diferentes. O dia a dia de trabalho pode incluir o assentamento de cerâmica, azulejos, pedra natural, entre muitas outras funções.

Vejamos com maior detalhe!

Colocar e remover azulejos

A maior parte dos ladrilhadores (azulejadores) é conhecida pela colocação de azulejos. Os azulejos são colocados em pavimentos e paredes e, na maior parte das vezes, estes têm uma função decorativa, mais do que um objetivo funcional.

Os azulejos podem mesmo fazer a diferença na decoração de um espaço. Conseguimos criar diferentes ambientes usando apenas os azulejos e, por isso, é importante que estes profissionais entendam também de decoração de interiores, até para poderem aconselhar os clientes.

Da mesma forma que é preciso colocar azulejos, também pode ser necessário retirá-los, quer seja por uma necessidade, ou porque se deseja modificar o ambiente.

Assentar cerâmica

A cerâmica é muito usada como revestimento, principalmente nas casas portuguesas. Quem assenta a cerâmica em pavimentos e paredes é o ladrilhador. Ele é a pessoa certa para avaliar o índice de resistência à abrasão, o qual vai depender da zona em que este material vai ser aplicado.

Revestimentos com pedra natural

Trabalhar com pedra natural não é assim tão simples quanto possa parecer. É preciso conhecer bem estes materiais para saber como manuseá-los. O ladrilhador é o profissional capaz de fazer estes revestimentos em pisos e paredes.

Para desenvolver todas estas funções, este profissional tem de:

  • Analisar o plano de execução onde estão definidas as especificações técnicas
  • Calcular a quantidade certa dos materiais
  • Preparar colas e argamassas
  • Preparar a superfície antes de proceder ao revestimento
  • Verificar antecipadamente a disposição das peças para que o trabalho demore menos tempo e para reduzir o desperdício de materiais
  • Fazer prumadas
  • Realizar nivelamentos

Agora que já sabes como é o trabalho do ladrilhador, está na hora de descobrires quais são as saídas profissionais e como está o mercado de trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

O ladrilhador (azulejador) trabalha no setor da construção civil, podendo atuar na construção e na remodelação de edifícios diversos. A maior parte dos profissionais trabalha para empresas do setor, mas também é possível atuar como profissional autónomo.

São poucas as pessoas que decidem seguir esta profissão, o que faz com que o mercado de trabalho seja favorável para aqueles que decidem entrar nesta carreira.

Além disso, o setor da construção civil tem vindo a recrutar muitos profissionais, até porque está numa altura de crescimento. No entanto, vale lembrar que quando existem crises económicas, o setor é um dos primeiros a sentir o “abalo”. Mas também não podemos deixar de dizer que este é o setor que primeiro dá sinais de retoma quando a economia melhora.

Sendo assim, podemos dizer que é uma escolha acertada, não só porque há falta de profissionais, como também é um setor que contrata muitas pessoas. Se é uma profissão que gostas, então não olhes para trás! É a escolha certa!

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz um dos nossos testes vocacionais! Vão ajudar-te a encontrar a melhor profissão para o teu perfil.

Como entrar na carreira de Ladrilhador / Azulejador?

Se queres seguir a profissão de ladrilhador (azulejador), então a melhor opção é tirares um curso profissional que te dê todas as competências necessárias. Embora existam atualmente muitos profissionais que não possuem formação, a verdade é que o setor da construção civil está cada vez mais exigente.

Portanto, a melhor coisa que podes fazer é tirar um curso que te dê todas as ferramentas para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

Vê agora algumas das opções de formação que te podem interessar.

Onde estudar para Ladrilhador / Azulejador?

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de ladrilhador (azulejador)? Então procura um curso que seja reconhecido e investe na tua formação. Esforça-te bastante porque vai valer a pena. A tua formação pode fazer a diferença na hora de conseguires uma boa oportunidade de emprego. Por isso, não desistas e dedica-te bastante. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top