Partner

partner

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O partner é o parceiro que acompanha o artista, normalmente de circo, durante o espetáculo. Muitos números artísticos precisam de um ajudante. O partner é essa pessoa. Embora a maioria das vezes seja uma mulher, não é uma profissão exclusiva do género feminino.

Esta profissão pode parecer menor, menos importante, mas a verdade é que não existiria artista se não houvesse alguém que o acompanha nos seus números. Ou melhor, até poderia existir, mas não da mesma forma, não com os mesmos números. 

Por isso, se estavas na dúvida se devias investir na profissão de partner, não te deixes levar por preconceitos. É uma profissão tão importante como qualquer outra. 

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um partner, quais as funções que desempenha, as saídas no mercado de trabalho e tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira. 

Vamos? 

O que faz um Partner?

O partner acompanha e ajuda os artistas durante as suas apresentações e exibições. São muitos os artistas que fazem questão de ter partners ao seu lado, desde mágicospalhaços, atiradores de facas, entre outros. Apesar de não estar “à frente” do número, é essencial ter noção da arte e do próprio espetáculo. 

Embora não precises saber fazer números de magia, nem atirar facas com precisão, é importante conheceres bem os números e tudo o que está por trás deles. Fazendo parte do espetáculo, não podes errar. É da tua prestação que resulta o sucesso, ou insucesso, do número. 

Quais as suas funções

O partner tem como principal função ajudar o artista no seu número. Ele apoia e acompanha o artista durante os espetáculos. Se, em alguns números, os partners são “figurantes”, outros exigem uma presença ativa e indispensável para o sucesso do espetáculo.

Para correr tudo bem nos espetáculos, é preciso treinar muito. O primeiro passo é conhecer todos os números que o artista vai apresentar. Conhecer os segredos da arte é importante para não haver espaço para falhas. 

Depois de conhecer a fundo todos os números, é preciso treinar muito, repetir mil vezes até que tudo esteja perfeito, nos timings certos. 

É a repetição que faz a perfeição, por isso precisas ter muita determinação e foco. 

A expressão corporal é muito importante para o espetáculo, por isso, tens de treinar também a tua visão de espetáculo para entenderes a melhor forma de te expressares com o teu corpo. 

Saídas no Mercado de Trabalho

Se queres trabalhar como partner, então vais sempre trabalhar para um artista. Como a maioria dos artistas que precisam de partners são artistas de circo, a maior parte das oportunidades de trabalho são, obviamente, em circos. 

No entanto, também podes procurar por ofertas de trabalho com artistas individuais, que fazem os seus próprios espetáculos em teatros, coliseus, na rua, ou em qualquer outro tipo de evento. 

Apesar de não haver muita oferta de emprego, a concorrência também não é muito forte, o que se torna uma vantagem para ti. 

Como entrar na carreira de Partner?

Para seguir a carreira de partner não é preciso ter nenhuma formação específica. A maior parte dos partners aprende mesmo com o artista que acompanham. No entanto, se queres realmente entrar neste mundo com toda a energia e com mais portas abertas, o nosso conselho é frequentares uma escola de circo.

Estas escolas são hoje muito diversificadas e com um grau de exigência alto. Por isso, todos os alunos que frequentam estas escolas têm um currículo mais vantajoso do que aqueles que vão aprendendo por conta própria. 

Além disso, vais poder aprender várias artes circenses e até podes descobrir talentos que nem imaginavas que tinhas. 

Outra vantagem de frequentares uma escola de circo é que vais conviver com pessoas do meio. No meio artístico, quanto mais pessoas conheceres, melhor. A maior parte dos trabalhos são conseguidos através de uma indicação. Portanto, não deixes de ponderar frequentar estes espaços e conviver com o maior número de pessoas que conseguires. 

Os professores são, igualmente, importantes. Eles estão no meio há mais tempo, conhecem muitas pessoas, e quando veem que um aluno tem potencial, podem ajudar a entrar no mercado de trabalho. 

Onde estudar para Partner?

Portugal:

Brasil:

Ficaste interessado em seguir a profissão de partner? Sentes que tens todo o potencial para fazer sucesso nesta carreira? Então investe na tua formação, trabalha arduamente, e nunca desistas dos teus sonhos. Nem o céu é limite quando o nosso sonho está bem vivo em nós!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top