Letrista de Animação

Letrista de Animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O letrista de animação é a pessoa que faz os letreiros/créditos em produções cinematográficas. Os créditos são os nomes que surgem no final de todos os filmes, momento em que todos aqueles que participaram têm o seu trabalho reconhecido.

Embora a maior parte das pessoas não preste atenção aos créditos, a verdade é que é um momento importante, até para dar valor a todas as pessoas que estiveram envolvidas no projeto.

Apesar de a maioria das pessoas só prestar atenção aos atores, uma produção cinematográfica envolve o trabalho de dezenas (às vezes centenas) de pessoas. Todas elas, de alguma forma, foram importantes para o produto final.

Sendo assim, o momento em que passam os créditos, é o reconhecimento do valor de todos os que estiveram envolvidos no processo do filme.

O profissional responsável por fazer os letreiros/créditos é o letrista. Se esta é uma tarefa que te interessa, então estás no sítio certo.

Neste artigo vamos mostrar-te como é o trabalho de um letrista de animação, as saídas no mercado de trabalho, o que precisas fazer para seguir esta carreira, entre outras informações úteis.

Confere!

O que faz um Letrista de Animação?

O letrista de animação é a pessoa que elabora os créditos/letreiros finais de um filme. Estes créditos têm de ser desenvolvidos de acordo com uma norma. Ou seja, a ordem pela qual surgem os nomes não é aleatória.

Se este é um trabalho que te pode parecer simples, a verdade é que não é tão fácil quanto possa parecer, principalmente quando falamos de longas-metragens, que envolvem uma série de profissionais diferentes nas diversas fases da produção cinematográfica.

É claro que existem algumas produções em que a ordem pode ser diferente, mas esta deve ser decidida pelo produtor e realizador (diretor) do filme. Quando não existem ordens em contrário, o letrista deverá seguir as normas de créditos cinematográficos.

Ainda não sabes se esta profissão é a melhor para ti? Então faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

Como vimos, a principal função do letrista de animação é desenvolver os créditos ou letreiros de uma produção cinematográfica. Esta obedece a uma ordem específica e deve ser sempre seguida, caso ordens em contrário.

Os primeiros a surgirem são os executantes. Neles incluímos os artistas (por ordem de aparição na produção cinematográfica), comentarista, participantes, apresentador, narrador e elenco de reconstrução (estes aparecem em documentários de drama).

Após os executantes, vêm os consultores (aconselhadores, consultores gerais, consultores do tema e conselhos técnicos, por esta ordem).

Em terceiro lugar, surgem os créditos combinados. Neste caso, vai depender muito da produção cinematográfica. O letrista de animação tem de escolher aqueles que melhor se adequam ao projeto em questão.

Depois entramos nas artes/artesanato. Incluímos, aqui, a animação, fotografia aérea, operador de câmara, diretor de fotografia, fotografia, entre outros.

De seguida, vêm os créditos do figurino (incluem-se aqui o designer de figurino, figurino, camarim, design, diretor de arte, entre outros) e da gestão de compras (conta com profissionais como os designers de ação, cenógrafo, designer teatral, diretor de teatro, iluminação de palco, designer gráfico, entre outros).

Entramos, então, na parte mais técnica:

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em arte e cultura não é, de todo, favorável. Em Portugal existem poucas produções cinematográficas, o que dificulta na hora de conseguires um emprego como letrista de animação.

Embora no Brasil o cenário seja um pouco melhor, com maior quantidade de produções de cinema, a verdade é que não são assim tantas. Por isso, encontrar um emprego na área não é fácil.

Além disso, não nos podemos esquecer que este é um trabalho temporário. Sendo assim, será difícil viveres só do trabalho da realização dos créditos para produções cinematográficas.

Muitas vezes, este é um trabalho feito por outros profissionais da área, como os editores de vídeo, por exemplo, principalmente se estivermos a falar de produções mais pequenas, cujo orçamento não permite contratar alguém só para trabalhar nos créditos / letreiros.

Ainda tens dúvidas sobre a tua carreira? Então usa o nosso Simulador!

Como entrar na carreira de Letrista de Animação?

Se queres seguir a profissão de letrista de animação, ou se queres trabalhar com isso, nem que seja de forma esporádica e temporária, então o melhor é teres algum tipo de formação em edição de vídeo.

Não é obrigatório, mas é importante que saibas lidar com os softwares de edição de vídeo para depois conseguires editar e desenvolver os créditos no final do filme / documentário / série, entre outras produções cinematográficas.

Conhecer pessoas do meio artístico também é fundamental para conseguires uma oportunidade. Este é um mundo que roda muito à volta das indicações e recomendações de profissionais. Por isso, quanto mais pessoas conheceres, mais hipóteses tens de conseguir uma colocação.

Trabalhar a tua rede de contactos é, portanto, imprescindível para entrares nesta carreira.

Onde estudar para Letrista de Animação?

Como vimos, não é obrigatório teres um curso para te tornares letrista de animação. Mas como vais ter de trabalhar com softwares de edição de vídeo, talvez seja melhor fazeres uma formação nessa área. Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Se queres tornar-te letrista de animação, ou até crescer profissionalmente na área da edição em cinema, então não deixes de investir na tua formação. Acredita em ti, nas tuas capacidades e talentos, pois essa atitude positiva faz toda a diferença no dia a dia de trabalho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top