Mensageiro de Hotel

Mensageiro de Hotel

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Mensageiro de Hotel é um colaborador com funções operacionais que presta assistência aos hóspedes, mas que também auxilia outros funcionários na missão de prestar serviços de qualidade.

É, portanto, um profissional do Atendimento ao Público, uma vez que grande parte do seu trabalho está relacionada com o apoio às necessidades dos hóspedes. Assim, tem também um papel importante a representar o hotel perante os seus clientes.

Em inglês, este profissional é conhecido por “bellboy” ou “bellman” e é um dos cargos mais iniciais na hierarquia das unidades hoteleiras.

Deste modo, o Mensageiro de Hotel pode ter de trabalhar debaixo das indicações do Recepcionista de Hotel ou até do Concierge de Hotel, entre outros funcionários.

A sua missão é facilitar a vida de clientes e colegas, prestando auxílio sempre que seja preciso.

Um Mensageiro de Hotel nunca nega um pedido e precisa de estar sempre disponível para ajudar. A eficiência com que responde aos pedidos, e a simpatia com que o faz, são decisivas para o caso de sonhar com uma promoção para um cargo superior.

Vem connosco saber mais sobre esta profissão!

O que faz um Mensageiro de Hotel

Se achas que o Mensageiro de Hotel é uma espécie de pombo-correio que anda de um lado para o outro, a passar mensagens, estás enganado.

É certo que uma parte das suas responsabilidades pode passar por levar mensagens entre funcionários, ou dos hóspedes para certos setores ou profissionais. Contudo, as suas tarefas são variadas.

Assim, pode ter de ajudar o Concierge com pedidos de clientes, como, por exemplo, a pedir táxis ou a agendar transportes turísticos e reservas em restaurantes. Mas também pode ter de ajudar o Recepcionista com a chegada e a saída de hóspedes ou a recolha da correspondência.

Além disso, também pode ter de ajudar o Bagageiro no transporte das malas dos hóspedes para os quartos. Portanto, este profissional é uma espécie de “faz-tudo”, tendo por missão facilitar a vida a toda a gente.

Porém, também tem contacto direto com os hóspedes e, por isso, tem o dever de representar bem o hotel, não só na aparência, mas também na forma como trata as pessoas.

Áreas de atuação de um Mensageiro de Hotel

Além da rotina diária que passa por algumas destas tarefas referidas, o Mensageiro de Hotel pode ainda atuar como:

  • Motorista (para estacionar os carros dos clientes)
  • Ascensorista (apoiando os clientes nos elevadores do hotel)
  • Mensageiro Noturno (onde pode ter de lidar com pessoas alcoolizadas ou estranhas, riscos de assaltos e de invasões indesejadas).

Quais as suas funções

Já falamos de algumas das funções que um Mensageiro de Hotel pode realizar e fica evidente que tem de ser versátil e estar disposto a fazer tudo! Até pode ter de substituir outros colegas, em outras funções, no caso de emergências ou imprevistos.

Mas vamos, agora, destacar uma lista mais detalhada das funções deste profissional:

  • Acompanhar os hóspedes aos vários setores do hotel
  • Carregar malas e bagagens
  • Cuidar dos equipamentos de transporte das bagagens
  • Mostrar os quartos e o funcionamento dos equipamentos
  • Apoiar Camareiras na hora de saída dos hóspedes
  • Organizar e limpar o lobby e o hall do hotel
  • Fazer compras a pedido dos hóspedes
  • Transportar pacotes, envelopes e embrulhos
  • Fazer trabalhos de office boy (tratando de assuntos no banco, nos correios…)
  • Repor as bebidas nos frigoríficos dos quartos
  • Distribuir correspondência
  • Manobrar ascensores
  • Estacionar os carros dos hóspedes
  • Recolher objetos esquecidos.

A importância da cortesia

Este papel do Mensageiro de Hotel pode ser desvalorizado por alguns, mas repara que é essencial para manter os hóspedes satisfeitos. Assim, é fundamental que o profissional seja sempre simpático e gentil.

Além disso, deve ser muito educado, tratando as pessoas com deferência, por “senhor”, “senhora” e “senhorita”. Nunca deve usar termos como “você”, “tu”, “cara”, nem “rapaz”, mesmo quando fale com crianças. É uma questão de respeito e de valorização dos hóspedes.

Contudo, também é importante não exagerar, usando o “doutor”, ou o “excelência” a torto e a direito, pois isso pode ser visto como forçado só para arrancar uma gorjeta. Isso será visto como muito indelicado!

Quanto ganha um Mensageiro de Hotel

Os salários de Mensageiro de Hotel não são dos mais bem pagos no setor hoteleiro. Repara que este é um cargo visto como inicial, um primeiro emprego para aprender e progredir numa carreira na área hoteleira.

Contudo, é preciso contar também com as gorjetas. Nos hotéis de luxo e nas unidades com mais estrelas, os bónus entregues pelos hóspedes podem ser generosos e, portanto, uma boa forma de completar o salário. Mas, para isso, precisas de ser muito amável e prestável.

Assim, se te empenhares e fizeres um trabalho de qualidade, as tuas possibilidades de vigar serão maiores.

Saídas no Mercado de Trabalho

O setor hoteleiro é bastante dinâmico em termos de contratações. Há uma grande rotação de trabalhadores e, por isso, estão sempre a surgir oportunidades nesta área.

No caso do Mensageiro de Hotel, é uma atividade que pode ser essencial nas unidades hoteleiras maiores e onde o serviço tem de ser de excelência. Assim, basta ter atenção aos anúncios de emprego para encontrar uma oportunidade.

Repara que estamos a falar de uma profissão de base, ou seja, que pode ser um ponto de partida para voos maiores dentro da estrutura de um hotel. Deste modo, os critérios de seleção não serão tão exigentes como no caso de outros cargos.

Nos últimos anos, a tecnologia tem evoluído muito, mas no setor hoteleiro o elemento humano ainda é fundamental. Por isso, o Mensageiro de Hotel continua a ser visto como importante para prestar um serviço mais atento e centrado no cliente.

Como entrar na carreira de Mensageiro de Hotel

Como já dissemos antes, o cargo de Mensageiro de Hotel é o início de carreira na indústria hoteleira. Portanto, não precisas de ter uma formação universitária para começar. Aliás, por vezes, há jovens que trabalham nesta atividade enquanto são estudantes.

Contudo, é sempre importante ter alguma formação em Hotelaria e Turismo. Aliás, se fores estudante nesta área, podes ter mais hipóteses de conseguir uma vaga como Mensageiro de Hotel. Até podes “oferecer-te” a algum hotel que conheças, por exemplo, aquela unidade cinco estrelas famosa!

Desse modo, podes conseguir uma oportunidade de entrar no mundo da hotelaria. E pode ser pela porta mais pequena, mas será um princípio para progredires na carreira até ao topo, quem sabe até ao posto de Gerente de Hotel.

Vê que no ramo hoteleiro a experiência é fundamental. Portanto, procura a tua oportunidade, mas não te esqueças também de estudar muito e de te dedicares de alma e coração ao que gostas de fazer.

Onde estudar para Mensageiro de Hotel

Não existem muitos cursos dedicados à profissão de Mensageiro de Hotel. Mas há várias escolas e formações na área da hotelaria e do turismo que podem ser úteis para quem quer entrar neste mundo.

Assim, procura um curso superior, ou um curso profissional, que vá ao encontro do teu perfil e segue em frente!

Vamos ajudar-te a escolher com alguns links que te podem ser úteis…

Portugal:

Brasil:

Já confirmaste o que faz um Mensageiro de Hotel e quais são os grandes desafios desta área profissional, portanto, já podes decidir se é o que desejas fazer. Estás pronto para agarrar este ofício e começar uma carreira de sucesso na hotelaria? Ficamos a torcer por ti! 

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top