Maquinista Auxiliar (Espetáculo)

Maquinista auxiliar de espetáculo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O maquinista auxiliar de espetáculo ajuda o maquinista de espetáculo a construir e montar cenários. Ele também ajuda na movimentação dos cenários durante o espetáculo.

É muito comum no setor do espetáculo haver assistentes e auxiliares, até porque a carga de trabalho é alta, muito exigente a nível físico, mas também emocional, pois são profissões de grande tensão e ansiedade.

Qualquer espetáculo ao vivo tem esta componente extra de tensão. Não acontece apenas com os artistas, mas também com todos os outros trabalhadores.

Além de não poder haver erros durante o espetáculo, existe uma pressão muito grande para ter tudo pronto a tempo da apresentação (e quem é da área sabe que nem sempre as coisas correm da melhor forma e, às vezes, a uma hora do espetáculo começar, ainda se andam a corrigir coisas).

Por isso, a presença de assistentes e auxiliares é essencial para que o espetáculo corra como o esperado.

Se gostavas de, um dia, ser maquinista de espetáculo, então tens de conhecer a profissão de maquinista auxiliar de espetáculo, pois é o primeiro passo para seguires esta carreira.

Vem conhecer mais sobre a profissão aqui!

O que faz um Maquinista Auxiliar de Espetáculo?

O maquinista auxiliar ajuda o maquinista de espetáculo a montar os cenários aéreos e a movimentá-los durante o evento, assim como cortinas de cena, alçapões e outros elementos da cenografia. Ele também auxilia o maquinista a fazer a manutenção da maquinaria do teatro.

Pode ainda estar envolvido na construção de outros cenários, assim como na montagem e desmontagem dos mesmos.

Quais as suas funções

A função principal do maquinista auxiliar é ajudar e prestar todo o apoio ao maquinista de espetáculo. Sendo assim, o maquinista auxiliar de espetáculo faz a movimentação dos cenários, cortinas de cena, ajuda a:

  • Fixar cenários aéreos
  • Fazer a manutenção das maquinarias

Tendo em conta que esta profissão é apenas o primeiro passo para quem quer tornar-se maquinista de espetáculo, é importante que tenhas muita criatividade e que gostes de trabalhar em equipa. Também é essencial que tenhas senso estético.

Tratando-se de um trabalho que envolve um espetáculo ao vivo, tens de aprender a trabalhar sob pressão. Imprevistos acontecem, os prazos são curtos, e tens de estar preparado para pensar e agir em poucos segundos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o maquinista auxiliar de espetáculos não oferece grandes oportunidades. Como as vagas de trabalho são, sobretudo, no teatro, as vagas de trabalho não são muitas (muito pela falta de orçamento).

Como se não bastasse, a maior parte das produções que contratam maquinistas de espetáculo e seus auxiliares são musicais e outras produções de grande porte.

Se as produções teatrais já são poucas, as de grande porte são ainda mais escassas, o que faz com que tenhas dificuldades em encontrar trabalho.

Apesar de haver poucas ofertas, não deixes de procurar! Se este é o trabalho que queres para a tua vida, investe tempo e dedicação. Com toda a certeza vais encontrar uma vaga perfeita para ti.

Como entrar na carreira de Maquinista Auxiliar (Espetáculo)?

Se queres seguir a profissão de maquinista auxiliar de espetáculo, como é uma profissão que dificilmente vais encontrar nas páginas de ofertas de trabalho do jornal ou internet, é bom teres iniciativa própria para oferecer os teus serviços diretamente às companhias de teatro.

Se a tua ideia é estudar e procurar formações na área, a melhor opção é tirares um curso de Cenografia e Adereços. Não existe um curso ou formação específico para esta profissão, até porque a maior parte dos maquinistas auxiliares aprendem no dia a dia, com os maquinistas e cenógrafos.

Onde estudar para Maquinista Auxiliar (Espetáculo)?

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de maquinista auxiliar de espetáculo? Então não deixes de pensar em fazer uma formação em Cenografia e Adereços, pois pode ser-te de grande utilidade, principalmente se quiseres progredir na carreira.

Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas um futuro brilhante como maquinista auxiliar. Temos certeza que vais conseguir alcançar todos os teus sonhos. Nós estamos a torcer por ti! Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top