Serralheiro de Moldes, Cunhos e Cortantes

serralheiro de moldes, cunhos e cortantes

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O serralheiro de moldes, cunhos e cortantes (chamado de matrizeiro ou ferramenteiro, no Brasil) é a pessoa que fabrica e repara os moldes, cunhos e cortantes.

Esta é uma profissão pouco conhecida, mas a verdade é que é muito importante para várias indústrias.

Muitos jovens acabam por “fugir” deste tipo de carreira por acharem que é menos importante que outras. No entanto, todas as profissões desempenham um papel essencial na sociedade.

Sendo assim, não devemos olhar para esta profissão como menor, ou inferior. Temos de olhar para ela com a mesma importância que olhamos para qualquer outra.

Se gostas de trabalhos manuais e queres uma profissão que não te prenda num escritório, então esta pode ser a carreira que tanto procuravas. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre ela.

Vens connosco?

O que faz um Serralheiro de Moldes, Cunhos e Cortantes?

O serralheiro de moldes, cunhos e cortantes prepara todas as operações de fabrico, assim como de reparação, de moldes, cortantes e cunhos. É ele que faz os moldes, cunhos e cortantes e procede às suas reparações quando estes apresentam defeitos, como, por exemplo:

  • Desgaste dos cunhos
  • Danos nas punções de extração
  • Danos nas guias

Para realizar este trabalho, o serralheiro usa materiais e equipamentos próprios e, portanto, precisa de uma formação para conseguir usá-los da forma correta.

É importante que o serralheiro verifique, também, se a peça está em conformidade com as especificações técnicas. Para isso, ele usa instrumentos de medida, como, por exemplo, micrómetros e paquímetros.

Esta verificação deve ser feita nas diferentes fases de fabrico e de reparação. Desta forma, conseguimos controlar as formas, dimensões, entre outras características importantes para assegurar a qualidade das peças.

Ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais e o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O serralheiro de moldes, cunhos e cortantes desempenha uma série de tarefas no seu dia a dia. Antes de mais nada, é preciso ler e interpretar os desenhos técnicos, assim como modelos e especificações técnicas das peças que serão produzidas, como, por exemplo, cunhos, ferramentas, modelos ou protótipos.

Depois, este serralheiro tem de preparar os modelos e maquetas e escolher o melhor processo para trabalhar a peça.

Atualmente, com os avanços tecnológicos, o serralheiro utiliza um software para conseguir introduzir no computador as dimensões, medidas e formas da peça de acordo com todas as especificações técnicas, assim como pré-visualizá-la no computador.

Só depois destes passos concluídos é que o serralheiro vai montar e operar as máquinas de ferramentas ou as máquinas de comando numérico computorizado. Com estas máquinas, é possível:

  • Cortar e triturar
  • Perfurar
  • Furar
  • Aplainar
  • Dar forma à peça

Além destas funções, o serralheiro de moldes, cunhos e cortantes também pode especializar-se no fabrico, montagem, instalação e reparação de fechaduras.

É ele, igualmente, que faz a reparação e modificação de armas usados em desporto, assim como pequenas armas.

Este serralheiro também é responsável por:

  • Fabricar e fazer reparações de modelos de metal, os quais servem de preparação para moldes em fundição
  • Marcar pontos de referência e desenhar linhas no metal
  • Assegurar que os alinhamentos, dimensões e folgas se encontram em conformidade com os desenhos e especificações técnicas
  • Fazer testes finais para verificar se os produtos acabados estão a funcionar corretamente

Como este é um trabalho que envolve sempre algum grau de risco, até porque trabalhamos com máquinas de corte e molde, por exemplo, é importante que o serralheiro de moldes, cunhos e cortantes cumpram com todas as normas e regras de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho tem várias ofertas de emprego para serralheiros de moldes, cunhos e cortantes. Esta é uma profissão necessária, mas a verdade é que são poucas as pessoas que querem seguir esta profissão.

Por isso, se quiseres seguir esta carreira, vais ter excelentes oportunidades. Os salários em Portugal são acima da média (rondam os 700 a 800 euros mensais, para profissionais com pouca experiência, mas podem ir até aos 1800 euros mensais) e normalmente as empresas oferecem também outras regalias.

No Brasil, o matrizeiro também encontra boas oportunidades de trabalho. O salário médio é de 2536.36 reais, mas não é difícil encontrar empresas que ofereçam regalias extras, como plano de saúde individual, por exemplo.

Conhece ainda a profissão de Serralheiro Civil

Como entrar na carreira de Serralheiro de Moldes, Cunhos e Cortantes?

Para seguires a profissão de serralheiro de moldes, cunhos e cortantes, não precisas ter uma formação na área. Geralmente as empresas exigem apenas o 9º ou 12º ano de escolaridade. No entanto, a maioria delas exige que tenhas experiência anterior.

Sendo assim, o ideal é que procures um curso profissional em serralharia mecânica, a qual se destina aos moldes, cunhos e cortantes. Existem cursos que se enquadram na categoria de Educação e Formação de Adultos (EFA), os quais te dão a equivalência ao 9º ano e te capacitam para seguir a carreira como serralheiro de moldes, cunhos e cortantes.

Podes, ainda, optar por começar esta carreira como um aprendiz. Assim, vais aprender na prática as melhores técnicas de trabalho, com a ajuda de outros profissionais mais experientes.

Antes de ires, não deixes de conhecer a profissão de serralheiro

Vejamos agora algumas das instituições onde podes aprender a arte da serralharia mecânica.

Onde estudar para Serralheiro de Moldes, Cunhos e Cortantes?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser um serralheiro de moldes, cunhos e cortantes? Então não deixes de ponderar tirar um curso em serralharia mecânica, pois esta pode ser uma excelente oportunidade para entrares no mercado de trabalho com o pé direito. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top