Matemático

Matemático

O Matemático é o profissional que estuda e trabalha com matemática. Embora a maior parte das pessoas formadas na área trabalhem na área da educação e ensino, não é a única opção para estes profissionais! Se é uma pessoa que gosta de organização e lógica, esta pode ser uma carreira muito gratificante!

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Matemática
  • Idiomas: Inglês, Português

A resolução de problemas está na base do trabalho dos matemáticos, então, estes profissionais devem ser curiosos e ter muita vontade de resolver enigmas fazendo uso de números e cálculos.

Se gosta desta área, se quer investir nesta profissão, ou se quer evoluir na sua carreira atual, veja todas as hipóteses no mercado de trabalho, as funções que pode desempenhar em cada área de atuação, e o que precisa fazer para entrar na carreira de matemático! Confira!

O que faz um Matemático?

Se há coisa que o matemático faz no seu dia a dia são cálculos, sem dúvida! Então, esta é uma profissão para quem realmente gosta muito de números e de matemática. Caso contrário, tornar-se-á numa pessoa muito frustrada no trabalho. E isso é algo que ninguém quer, certo?

A base do trabalho dos matemáticos é a resolução de problemas, então é necessário que o profissional tenha um bom raciocínio lógico, mas também foco e dedicação, para fazer muitas tentativas até encontrar a solução correta para os problemas.

A maioria dos profissionais de matemática fazem parte de equipas multidisciplinares, com vários profissionais de outras áreas. Sendo assim, é importante que sejam pessoas comunicativas e que gostem de trabalhar em equipa.

Quais as suas funções

As funções do matemático variam de acordo com a área de atuação em que está a trabalhar. Embora a grande parte destes profissionais se dedique à área do ensino, dando aulas para todos os níveis escolares, podem também atuar noutras áreas, e as suas funções são outras.

Sendo assim, vejamos agora em detalhe as maiores áreas de atuação e quais as funções específicas que lhe são características.

  • Análise NuméricaOs matemáticos que trabalham na análise numérica traduzem modelos matemáticos para linguagem de computador. Por isso, a sua rotina fica cheia de funções e fórmulas! Então é bom que goste de resolver estes cálculos!
  • Matemática Industrial – Fazendo parte da matemática aplicada, esta área requer que o profissional seja capaz de melhorar e maximizar a produtividade da empresa e da produção. Além de desafiante a nível pessoal, é preciso muito trabalho de equipa(e) para que os objetivos sejam cumpridos.
  • Modelagem – Esta área resume-se na resolução de problemas, tentando encontrar uma fórmula que consiga encontrar o problema, assim como preveni-lo.
  • Matemática Aplicada – O matemático pode, também, trabalhar na área da economia, medicina, agronomia, entre outras. A sua função é aplicar a matemática nos diferentes setores da economia.
  • Matemática Computacional – Nesta área específica, o profissional desenvolve algoritmos para programas de computador (softwares).
  • Pesquisa – Uma das áreas mais procuradas por matemáticos é o da pesquisa, até porque é das mais intrigantes e desafiadoras, mas, consequentemente, mais satisfatórias a nível pessoal e profissional. Além da pesquisa e investigação matemática, estes profissionais dão aulas para cursos de bacharelado em Matemática.
  • Matemática Financeira – A função do matemático nesta área é fazer cálculos de projeção, prevendo acontecimentos. Além disso, pode também trabalhar em produtos no mercado financeiro, como o desenvolvimento de fundos de investimento, entre outros.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, a maioria dos profissionais formados em matemática seguem a área do ensino (educação), tanto em Portugal, como no Brasil, tanto para o ensino básico (fundamental), como secundário (médio).

No Brasil existe falta de professores de matemática em todos os níveis de ensino, e em várias regiões do país. Por isso, a oferta é muito grande, e os matemáticos encontram facilmente uma colocação. Para dar aulas é necessário concluir a licenciatura.

Para entrar na carreira académica, em Portugal e no Brasil, é necessário concluir uma pós-graduação – Mestrado ou Doutoramento (Doutorado).

Mas existem outras possibilidades para aqueles que querem fugir da área da educação, como:

  • Indústria
  • Bancos e outras instituições financeiras
  • Empresas de Tecnologias
  • Laboratórios

Para seguir estas áreas, necessita de concluir o bacharelado (Brasil).

Como entrar na carreira de Matemático

Para entrar na carreira de matemático é imprescindível concluir o curso de Matemática. Em Portugal, poderá optar pela Licenciatura ou Mestrado (mais dois anos depois de ter concluído a licenciatura). No Brasil, tem à disposição o Bacharelado e a Licenciatura (para aqueles que querem seguir a carreira de professor de matemática).

Este é um curso muito focado em teorias matemáticas e elas estarão presentes ao longo de todo o curso. Os primeiros anos desenvolvem mais as disciplinas gerais da matemática, como a álgebra, a geometria, ou o cálculo diferencial.

Aqueles que querem seguir a carreira de Ensino, tornando-se professores, devem seguir a via ensino (Portugal).

Os cursos voltados para a educação, formam os alunos também para esta área, com disciplinas como a pedagogia, por exemplo. Aqueles que seguem matemática geral irão aprofundar os conhecimentos em matemática avançada.

Seguindo a carreira de professor, necessita de concluir e ser aprovado no estágio supervisionado.

Onde estudar Matemática

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a profissão de matemático, então invista bastante na sua formação e no seu conhecimento em matemática. Desenvolva o seu raciocínio lógico, a sua organização, e será muito bem-sucedido nesta carreira!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima