Operador de Prensa de Forjar

operador de prensa de forjar

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O operador de prensa de forjar, também conhecido no Brasil como prensista, é o profissional responsável por operar a prensa de forjar.

Embora esta não seja uma profissão muito conhecida, esta oferece boas oportunidades de trabalho para os jovens que ainda se sentem indecisos quanto à profissão que querem seguir, mas já sabem que não querem um trabalho de escritório, no qual passam todo o dia sentados.

Se esse é o teu caso, e se gostas de trabalhar com as mãos, então a carreira de operador de prensa de forjar pode ser aquela que tanto procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta profissão. Vais descobrir o que faz este profissional, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como o que tens de fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Operador de Prensa de Forjar?

O operador de prensa de forjar, ou prensista, tal como o próprio nome indica, é a pessoa que opera e regula a máquina de prensar peças metálicas, como chapas e barras metálicas. É ele prepara as matrizes e as linhas de produção de forja das peças metálicas.

Além de operar a prensa de forjar, ele é responsável por assegurar o seu bom funcionamento. Por isso, tem de mantê-la limpa e lubrificada. Além disso, tem de fazer pequenas afinações durante o trabalho para assegurar a qualidade do mesmo.

Tens dúvidas sobre a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O operador de prensa de forjar tem como principal função operar e regular a máquina de prensar peças metálicas. O operador de prensa é, então, o responsável por preparar as matrizes, assim como as linhas de produção, do forjamento de peças metálicas.

A prensa de forjar é destinada a abrir furos nas chapas ou barras metálicas, através de um processo de prensagem. Para isso, o operador tem de, primeiro, estirar os arames metálicos (estes devem ter um diâmetro muito reduzido) numa bancada. Depois é que opera a máquina.

Também é sua função fazer algumas afinações na máquina, assim como limpar e lubrificar a máquina, para que este esteja em perfeito funcionamento, assegurando a qualidade do trabalho.

Durante o trabalho, o operador de prensa de forjar tem de ir verificando sempre o trabalho para garantir que as peças estão perfeitamente trabalhadas.

Como esta é uma profissão que envolve a operação com máquinas e podem estar expostos a materiais tóxicos, ruídos intensos, temperaturas altas e radiação, que podem causar danos físicos, é importante que este trabalhador cumpra com todas as normas de higiene, segurança e saúde no trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de prensa de forjar não é um dos profissionais mais procurados no mercado de trabalho, mas a verdade é que não temos grande dificuldade em conseguir uma vaga de trabalho.

Embora as ofertas não sejam muitas, são poucos aqueles que procuram esta profissão. Portanto, o número de profissionais a concorrerem a uma vaga de trabalho são poucos, aumentando a probabilidade de conseguires um trabalho com maior rapidez.

A maior parte destes trabalhadores atuam na indústria metalomecânica, onde trabalham com uma equipa liderada por um supervisor ou coordenador.

Podes encontrar trabalho, também, em:

  • Empresas de contratação de mão de obra temporária
  • Fabrico de ferramentas, equipamentos de transporte, produtos de metal
  • Indústria automóvel
  • Fabrico de frigoríficos, fogões, máquinas de lavar, entre outros equipamentos de uso doméstico

Quanto ganha um Operador de Prensa de Forjar?

Em Portugal, o operador de prensa de forjar tem um salário médio de 800 euros. No entanto, este pode ser superior quando mostras ter muita experiência e qualidade no teu trabalho.

No Brasil, o salário médio de um operador de prensa é de 2228 reais, mas pode ir até 6000 reais, dependendo da experiência e da empresa para a qual trabalhas.

Como entrar na carreira de Operador de Prensa de Forjar?

Em Portugal, não é exigida nenhuma formação para seguires a profissão de operador de prensa de forjar. Portanto, a melhor forma de entrares nesta carreira é como aprendiz.

Desta forma, vais aprender a trabalhar com a prensa de forjar da forma correta na prática, aprendendo com os outros trabalhadores mais experientes. A maior parte das empresas oferecem uma formação inicial. Embora ela seja curta, é importante para começares a trabalhar com alguma segurança e conhecimento.

No Brasil, embora não seja obrigatório teres uma formação para trabalhares nesta área, o ideal é que tenhas, pelo menos, o ensino fundamental completo. Além disso, a maior parte das empresas exige experiência de, pelo menos, 4 anos para que possas exercer todas as atividades do operador de prensa.

Portanto, para seguires esta carreira, o ideal é que comeces como um aprendiz e aprendas, na prática, tudo o que consigas com os teus colegas de trabalho mais experientes.

Onde estudar para Operador de Prensa de Forjar?

Não existe nenhum curso para os operadores de prensa de forjar. Se a tua ideia é seguires esta profissão, o melhor é aprenderes na prática com outros trabalhadores mais experientes e que já estejam a atuar na área.

No entanto, se quiseres, por exemplo, entrar na carreira de forjador, poderás tirar um curso profissional. Vê algumas instituições onde podes estudar.

Portugal:

Brasil:

Depois de leres este artigo decidiste seguir a profissão de operador de prensa de forjar? Então não desistas do que queres e começa a procurar uma oportunidade de trabalho. Com toda a certeza vais conseguir sentir-te realizado e feliz no teu trabalho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top