Modelista em Cera

Modelista em Cera

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O modelista em cera é o profissional que faz um modelo em cera para ser enviado para a fundição, o qual vai reproduzir esse modelo (em série, ou não).

Este é um trabalho importante em diversas indústrias, como é o caso da joalharia, por exemplo. A modelagem em cera trabalha em estrita relação com a fundição, fazendo uma parceria muito importante. Uma não funciona sem a outra.

Se estás à procura de um trabalho fora da rotina de escritório e se gostas de trabalhos manuais, esta pode ser a profissão certa para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir o que faz um modelista em cera, quais as funções que ele tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Modelista em Cera?

O modelista em cera faz os modelos para os fundidores poderem reproduzi-los. A cera usada para fazer estes modelos pode estar em forma de tubo, chapas, fios ou blocos. A escolha da forma da cera a usar depende do modelo a reproduzir.

Também existem cores de cera diferentes e cada uma tem as suas próprias característica. A azul é mais flexível e tem um ponto de fusão mais baixo, a verdade tem um ponto de fusão mais alto e é pouco flexível. Existe ainda a roxa, a qual é um meio termo entre a azul e a verde.

Quando o modelo é usado para a reprodução em série, o modelo em cera vai para a fundição, onde se cria um modelo em metal. Este último precisa de acabamento, o qual pode ser feito pelo modelista. Com este último modelo, faz-se a borracha para a reprodução.

Mesmo na produção artesanal, poderá ser feito um modelo em cera antes da produção das peças. A diferença é que, neste caso, geralmente usamos apenas modelos de algumas partes. Desta forma, o processo de produção é mais rápido.

O trabalho do modelista é, então, esculpir diversas formas e figuras na cera. A cera é mais fácil de esculpir do que o metal, além de permitir um trabalho mais minucioso. Por isso, na maior parte das vezes, usam-se os modelos em cera.

Este é um trabalho de muita concentração, assim como bastante habilidade manual.

Ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti? Então não deixes de fazer os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

A principal função do modelista em cera é criar os modelos para que a fundição possa reproduzir as peças.

Primeiro ele recebe o desenho da peça e, a partir deste, constrói uma máscara da peça. Esta máscara é um desenho num papel transparente. Depois é colado na cena. O modelista, então, decalca o desenho à cera com uma agulha que está presa num mandril.

Com este primeiro modelo decalcado, serramos as bordas da cera que não serão usadas. Depois começa o trabalho de esculpir a cera.

Para fazer estes modelos, ele usa diferentes ferramentas, como, por exemplo, serra, lima, arco de serra, lamparina, triboulet de corte, lixas, entre outros. Além destas, o artesão pode criar as suas próprias ferramentas, a partir de outras, dependendo da necessidade.

Com o modelo já pronto, procedemos passar para a fase da finalização. Nesta fase, fazemos o acabamento da superfície.

Um aspeto que o modelista em cera deve ter em consideração é que os processos pelos quais a peça vai passar irá “encurtar” as formas. Por isso, quando estiver a trabalhar no modelo, deve exagerar um pouco nas texturas, entre outros detalhes.

Conhece também a profissão de Autor de Joias

Saídas no Mercado de Trabalho

O modelista em cera é um profissional muito valorizado nos dias de hoje, principalmente na área da joalharia. O seu trabalho permite resultados incríveis e é quase impossível que um ourives de bancada consiga reproduzir as peças criadas nos modelos em cera.

Como tal, se quiseres uma profissão que te ofereça boas oportunidades de carreira, esta pode ser aquela que tanto procuravas.

A área da joalharia é, sem dúvida, aquela que mais procura estes profissionais, mas também podes encontrar trabalho em prototipagem ou impressão 3D, a qual está a crescer a olhos vistos.

Como entrar na carreira de Modelista em Cera?

Para seguires a profissão de modelista em cera, o ideal é que procures uma formação na área. Este trabalho envolve conhecimentos técnicos que são essenciais para um bom desempenho.

Embora possas aprender na prática, com outros profissionais que já atuem como modelistas em cera há mais tempo, é sempre bom procurarmos uma formação que nos dê maiores conhecimentos e nos prepare para o mercado de trabalho.

Em Portugal não encontras muitos locais onde aprender, mas aparecem, de vez em quando, alguns workshops e formações rápidas que podes aproveitar.

No Brasil, a oferta formativa nesta área é bem maior. Encontras diversos cursos de modelagem em cera, para diversos fins, preparando-te bem para a entrada no mercado de trabalho.

Estes cursos têm uma componente prática muito grande, mas também envolvem alguma teoria. As duas componentes são importantes e, como tal, o nosso conselho é que optes sempre por um curso que te ofereça tanto a parte teórica, como a prática.

A teoria, embora te possa parecer chata, é fundamental se quiseres evoluir na profissão. É a partir dela que vais poder pensar os processos de modelagem em cera e resolver alguns problemas que possam surgir ao longo da tua carreira.

Vejamos agora alguns dos cursos que te podem ajudar.

Onde estudar para Modelista em Cera?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser modelista em cera? Então procura uma formação que te agrade e não deixes de estar atento a workshops na área. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top