Engenharia Informática

Engenharia Informática (Engenharia de Computação)

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

A engenharia informática (engenharia de computação), também conhecida como engenharia informática e de computadores, é uma das áreas com maior saída no mercado de trabalho atual. Ela reúne disciplinas de engenharia, como física e matemática, e disciplinas de Tecnologias de Informação e Sistemas de Informação.

Temos assistido a um aumento progressivo da procura por este curso superior, ao mesmo tempo que a oferta académica segue a mesma tendência de crescimento, especialmente nas últimas duas décadas.

Sem dúvida, este crescimento veio trazer profissionais qualificados a um mercado de trabalho que estava a precisar deles, e essa é uma necessidade que se mantém, e é cada vez maior.

Sendo assim, esta é uma profissão com bastante saída profissional e é uma excelente opção para aqueles que querem um emprego estável, com um salário acima da média. O curso superior é uma oportunidade também para os técnicos de informática conseguirem subir e progredir na carreira.

Se quer saber mais sobre esta profissão, continue a ler este artigo e descubra o que o profissional de engenharia informática faz no seu dia a dia, quais as funções que desempenha, as saídas no mercado de trabalho e o que precisa fazer para entrar nesta carreira!

O que faz um Engenheiro Informático (Engenheiro de Computação)?

Um engenheiro informático (Portugal), ou engenheiro de computação (Brasil), dedica-se à projeção e construção de hardware e software.

Sendo assim, este profissional trabalha tanto na parte física do computador, como na criação de programas. Ao atuar com hardware, o profissional fica responsável por desenvolver as placas e os circuitos eletrónicos.

Ao atuar na parte de software, o engenheiro fica responsável por criar programas e aplicativos para computadores e outros dispositivos.

Os engenheiros informáticos, ou de computação, podem também trabalhar na área da automatização industrial e robótica, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas digitais e robôs que atuam em indústrias e fábricas.

Podem também seguir uma carreira académica, dando aulas na faculdade ou para alunos de cursos técnicos e profissionalizantes. Para atuar na carreira académica universitária é necessário ter o mestrado e doutorado, no Brasil, e mestrado ou doutoramento em Portugal.

Para desempenhar corretamente as suas funções, o profissional formado em engenharia informática precisa ter uma grande facilidade e gosto pela matemática, assim como disciplinas mais técnicas, como linguagens de programação. Tendo em conta que esta é uma área em constante evolução, É importante que os engenheiros estejam sempre atualizados.

Quais as suas funções?

A principal função de um profissional formado em engenharia informática é conceber e desenvolver sistemas baseados em computadores. Este profissional também trata de toda a programação, assim como hardware. No que diz respeito ao hardware, este trabalha em parceria com os engenheiros eletrotécnicos.

O Engenheiro de computação fica também responsável por fazer a análise dos sistemas de informação nas empresas, assim como informatizar os computadores e de desenvolver e instalar os programas necessários.

É também o engenheiro que queria as redes de internet e Intranet, define os seus parâmetros e ligações, e garante a segurança dos dados.

Para tal, estes profissionais precisam ter um grande raciocínio lógico, assim como uma excelente capacidade de concentração. Além disso, é importante que eles sejam capazes de conceptualizar os processos de forma mental, e é imprescindível que tenham uma boa capacidade de comunicação e gosto por trabalhar em equipa.

Organização e disciplina são fundamentais para o exercício das suas funções. Os sistemas têm de ser criados sem erros para poderem ser operacionais. Além dos conhecimentos de matemática, é importante que o profissional domine o idioma inglês, não só para a programação, mas também para conseguir estar a par das mudanças e adaptar-se a elas o mais rápido possível.

Engenharia Informática: saídas profissionais

Em Portugal, ainda existe falta de profissionais qualificados desta área no mercado de trabalho. Por isso, este é um curso com bastante saída. É também uma excelente opção para aqueles que desejam evoluir na carreira profissional, podendo estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

A procura destes profissionais tende a ser muito maior nos próximos anos, tanto nas grandes cidades como nas áreas rurais, pois todas as empresas estão a perceber o quão importante é a sua presença na internet, assim como é importante informatizar todo o sistema de informação das empresas.

Esta é uma atividade muito bem remunerada, o que a torna ainda mais aliciante. Apesar de o mercado da informática já ser amplo, existem ainda novas áreas de trabalho que estão por explorar e, no futuro, terão um crescimento exponencial. Uma dessas áreas é a vertente sociocultural, na qual os informáticos criarão sistemas que façam ligações de comunicação, assim como sistemas que permitam o cruzamento de conhecimentos.

Da mesma forma, o Brasil apresenta também uma grande carência de profissionais formados na área. Apesar de haver um crescente interesse por parte dos alunos em seguir esta carreira, ainda está bem abaixo da demanda do mercado de trabalho. O salário é elevado e acima da média.

Os profissionais formados em engenharia informática (engenharia de computação) podem trabalhar no setor financeiro, como empresas de seguros ou instituições bancárias, assim como na indústria, na área das telecomunicações, em comércio de software e hardware, e também em empresas de consultoria e auditoria.

Grandes empresas também contratam os engenheiros, especialmente aquelas ligadas à comunicação social, mas também pequenas e médias empresas que queiram informatizar os seus sistemas.

Como entrar na carreira de Engenharia Informática?

Para entrar na carreira de Engenharia Informática em Portugal, precisa de concluir o mestrado integrado correspondente, o qual tem duração de 5 anos. Aqueles que fizerem a licenciatura de 3 anos podem atuar como técnicos, mas não são considerados engenheiros. É também importante que estes profissionais sejam acreditados na ordem dos engenheiros. Poderá validar essa acreditação no site da ordem. Sem essa acreditação o seu diploma não é considerado válido e, por isso, não poderá exercer a sua profissão.

No Brasil, também necessita ter o diploma de bacharel em engenharia de computação que seja credenciado pelo Ministério da Educação, e necessita ainda de obter o registro junto do Conselho Regional de Engenharia arquitetura e Agronomia.

Onde estudar Engenharia Informática?

Portugal:

Brasil:

Está à procura de uma profissão de futuro? Quer crescer profissionalmente? Gosta de Tecnologias e de Matemática? Então não deixe de ponderar fazer o curso de Engenharia Informática (Engenharia de Computação)! Ao sucesso!

Partilhar Post

22 comentários em “Engenharia Informática”

  1. Avatar

    Gostei imenso o conteúdo desta site, pois trás boa mensagem e convincente para abraçar a área.
    Estou lendo o site a partir de Mozambique, tenho sonho de um dia fazer parte de uma grande equipa de estudantes da Engenharia informática, mas não tenho quem me apoiar.

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Silva.

      Agradecemos o feedback e ficamos muito agradados que estejas a gostar dos nossos conteúdos. O nosso objetivo é mesmo ajudar quem nos visita, passando mensagens positivas e informação útil. E é ótimo saber que também temos visitantes de Moçambique 🙂

      Quanto ao futuro, estamos certos de que conseguirás reunir os apoios suficientes para cumprir esse sonho de estudar Engenharia Informática ao mais alto nível. Ficamos a torcer por ti e se podemos dar-te um conselho é que não desistas, pois o sonho comanda a vida. E com esforço e mérito se chega longe.

      Desejos de muito sucesso e muita saúde!

      1. Avatar

        Saudacoes especiais!
        De Mocambique
        Julio Matusse

        Gostaria de saber se seria pratico fazer Engenharia Informatica a distancia.

        Pretendo entrar nesta area, mas o meu horario de trabalho nao me facilita.
        No, entanto, ha Faculdades que dao esse curso a distancia

        1. Guia das Profissões
          Guia das Profissões

          Olá Julio.

          Antes de mais, agradecemos o testemunho. Temos sempre interesse em conhecer as dúvidas dos nossos visitantes.

          Sobre a pergunta, é perfeitamente possível fazer um curso de Engenharia Informática à distância desde que tenhas acesso a um computador e a Internet.

          Além disso, só precisas de muita organização e empenho para o terminares. Estamos certos de que conseguirás cumprir o teu objetivo.

          Desejamos-te muito sucesso!

    1. Avatar
      Guia das Profissões

      Olá Boubacar.

      Antes de mais, agradecemos o teu comentário. É sempre importante para nós sabermos o que os nossos visitantes pensam e quais são as suas dúvidas em relação à profissão que querem seguir no futuro.

      Terminando o 12º ano, como podes ler no artigo, deverás candidatar-te ao curso de engenharia informática. Para isso, deves concluir os exames nacionais e fazer a tua candidatura para as faculdades que oferecem este curso.

      Desde já, nós, da equipa do Guia das Profissões, desejamos que o futuro te sorria e que somes muitos sucessos profissionais e pessoais.

  2. Avatar
    Valério chissala

    Olá,sou o Valério chissala falo apartir de Angola!gosto muito deste site porque transmite bons conteúdos em particular para a área da engenharia informática que é o curso que escolhi por opção, espero obter mais informações sobre esta vasta área obrigado.

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Valério.

      Agradecemos o feedback. É bom saber o que os nossos visitantes pensam. E ainda melhor é perceber que os nossos conteúdos estão a ajudar as pessoas.

      Tudo faremos para continuar a estar à altura das tuas expetativas.

      Obrigado e felicidades!

  3. Avatar

    Boa tarde! Estou muito interessado em cursar engenharia informática mas não entendo a Matemática e física ou melhor a exata, então gostaria de saber se há como me inteirar Ness area.

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Marcelino.

      Muito obrigado pelo testemunho. É sempre bom conhecer as opiniões e dúvidas de quem nos visita.

      Realmente, para cursar Engenharia Informática, é preciso ter bons conhecimentos nessas disciplinas. A melhor forma de te preparares é através de explicações personalizadas. Há várias pessoas que se dedicam a ensinar os outros e que te podem ajudar a melhorar nesses campos. Uma pesquisa na Internet por “aulas particulares de Matemática” na tua área de residência pode ajudar-te a encontrar várias possibilidades para isso.

      Assim, concentra-te nisso e estamos certos de que terás um excelente futuro à tua frente como Engenheiro Informático.

      Estamos a torcer pelo teu sucesso!

      Obrigado e felicidades.

      1. Avatar

        Olá! Eu gostaria de cursar engenharia informática mas tenho muitas dificuldades no idioma inglês será que é possível não desistir ?

        1. Guia das Profissões
          Guia das Profissões

          Olá Paulo.

          Agradecemos o testemunho. Estamos sempre interessados em saber o que os nossos visitantes pensam, bem como as suas dúvidas e dificuldades.

          Claro que não deves desistir do teu sonho de ser Engenheiro Informático. Essa dificuldade no Inglês pode ser compensada com explicações, ou até com algumas apps gratuitas que ajudam a melhorar a língua.

          Aproveita para ler o texto “Descobre os melhores cursos de Inglês online“, onde podes descobrir opções de formação online gratuitas ou pagas, conforme o que te interessar mais.

          Estamos certos de que conseguirás melhorar esse Inglês para teres muito sucesso na área da Engenharia Informática. Estamos a torcer por ti!

          Obrigado e felicidades.

  4. Avatar
    Inocêncio Baptista

    Olá, meu nome é Inocêncio Baptista falo a partir de Angola, na verdade eu tinha dúvida se realmente sigo este curso no ensino Superior, mas confesso que depois de ter lido o conteúdo deste site me motivou a seguir, porque não sabia das vantagens deste Curso e da visão futura, agora vou me candidatar e vou seguir.

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Inocêncio.

      Agradecemos o testemunho. Ficamos muito satisfeitos por saber que te ajudamos a decidir avançar nesta área. O nosso objetivo é mesmo ajudar as pessoas a encontrarem o caminho certo rumo à felicidade.

      Desejamos-te o maior dos sucessos!

      Obrigado.

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Pedro.

      Agradecemos o testemunho. Temos sempre todo o interesse em saber o que os nossos visitantes pensam, bem como em conhecer as suas dúvidas.

      Quanto à tua pergunta, é verdade que a maioria dos cursos de Engenharia Informática inclui cadeiras de Física. As matérias destas disciplinas costumam estar relacionadas com a Física Experimental em Eletrónica analógica e digital.

      Assim, estudam-se circuitos eletrónicos básicos, bem como conceitos relacionados com métodos de medição e análise de dados, entre outros tópicos.

      Portanto, está em causa uma Física que é importante no âmbito da Engenharia Informática.

      Esperamos ter ajudado a esclarecer a tua dúvida.

      Obrigado e felicidades!

  5. Avatar

    Boa noite, estou em um ctesp em desenvolvimento de software na UA e quero muito proseguir estudos para licenciatura em Tecnologias da Informação, o meu ponto é quais as diferenças entre licenciatura em tecnologias da informação e licenciatura em engenharia informática.

    O que um pode fazer de diferente do outro, eu adoro programar e não quero ficar ter limitações.

    Obrigado.

    1. Avatar

      Olá!! O que mim levou até aqui é que Estou muito precupado com este curso, eu fiz área (A) letra, então tenho dúvida de que poço fazer engenharia informática?? E agora actuou nesta área de informática e tenho certificado da área de informática.

  6. Avatar

    A partir de Angola, desdê muito cedo que obtive paixão por computador
    Vou seguir este curso.
    Com força e fé sei que vou conseguir

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Aimix.

      Obrigado pelo testemunho. É bom saber que em Angola encontram conteúdos úteis no nosso site.

      Estamos certos de que conseguirás cumprir esse sonho de tirar este curso. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

  7. Avatar
    Garcia monteiro

    a partir de Angola, desde muito sendo sempre tive a paixão dos computadores, eu sei que um dia chegarei tao longe DEUS NO CONTROLO DE TUDO.

  8. Avatar

    Olá, Boa noite!
    Antes de mais nada, quero agradecer por este sinopse dessa página, sou eu Elisio Mindela, estudante Guineense aqui no Porto, norte de Portugal.
    Tenho grande sonho de estudar Engenharia informática no entanto, estou a preparar para possíveis avaliações de admissão em diferentes Universidade. Fiquei muito grata com vocês, em como fizeram resumo dessa área muito importante.
    Com os melhores cumprimentos…
    Gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando