Mordomo de Hotel

Mordomo de Hotel

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Mordomo de Hotel é o profissional que faz serviços personalizados aos hóspedes. Portanto, é um trabalho que passa por atender às necessidades das pessoas e isso implica qualidades pessoais muito especiais, bem como uma preparação muito cuidada.

Este profissional é habitual em hotéis de luxo, pelo menos, nos mais exclusivos e requintados. Trata-se, portanto, de um serviço pessoal prestado a hóspedes especiais.

Mas para fazer um bom trabalho, o Mordomo de Hotel precisa de conhecer todos os setores do hotel, desde a limpeza ao serviço de alimentação, entre outros.

Assim, o profissional tem de tratar de todos os aspetos triviais do dia a dia dos hóspedes, como, por exemplo, as refeições, a arrumação das roupas e a organização geral dos quartos.

Contudo, também pode ajudar com questões logísticas como a reserva de carros, restaurantes e excursões.

É um trabalho que se pode assemelhar ao de Concierge de Hotel, mas que é ainda mais personalizado. Portanto, o Mordomo de Hotel tem de ajustar constantemente a cada cliente.

Fica connosco para saber tudo desta profissão!

O que faz um Mordomo de Hotel

O Mordomo de Hotel é uma espécie de assistente pessoal da confiança dos hóspedes. Portanto, o seu primeiro grande desafio é descobrir como se conectar aos hóspedes, para perceber como querem ser tratados e que tipo de serviços vão desejar.

Vê que o trabalho deste Técnico de Atendimento Público precisa também de saber antecipar os desejos dos clientes, além de ter de cumprir todas as suas solicitações.

Para um Mordomo de Hotel, a palavra “não” é proibida. Além disso, precisa de estar disponível 24 horas por dia.

Alguns hotéis fornecem serviços de Mordomo por andar, ou por quarto, mas também há aqueles em que só a pedido é que o serviço é fornecido, em troca de um pagamento extra.

Em alguns casos, o Mordomo de Hotel pode trabalhar em autonomia total, sobretudo nos locais mais prestigiados.

Repara que os hóspedes são especiais e, portanto, é preciso responder a tudo o que eles pedem, pois, caso contrário, perdem-se os clientes para a concorrência.

No fundo, o papel deste profissional é fazer o hóspede sentir-se confortável, como se estivesse em sua casa. Assim, parte do seu trabalho passa por afastar as preocupações e qualquer fator de stress para garantir uma estadia tranquila.

O que é preciso para ser Mordomo de Hotel

  • Saber tudo o que se passa no hotel
  • Ter uma aparência impecável
  • Elegância e delicadeza
  • Gostar de servir os outros
  • Ter um sorriso sempre pronto.

Quais as suas funções

A maioria dos Mordomos de Hotel é altamente treinada e cumpre rigorosos critérios no seu serviço. Trata-se de prestar um atendimento de excelência e, por isso mesmo, requer qualidade e muita preparação técnica.

Mas, por outro lado, o trabalho também é visto como “especial”, o que se reflete na roupa sempre cuidada, e formal, destes profissionais. Em alguns locais, os Mordomos têm uma farda adequada que pode incluir luvas brancas.

Contudo, para entenderes aquilo que fazem no seu dia a dia, espreita a seguinte lista de funções que podem desempenhar:

  • Saudar hóspedes à chegada
  • Mostrar os quartos aos hóspedes
  • Ajudar a desfazer as malas
  • Garantir reservas para um espetáculo muito requisitado
  • Fazer reservas para o jantar
  • Servir refeições na praia ou na piscina 
  • Ajudar a apertar uma camisa
  • Decorar mesas de jantar para festas de aniversário
  • Supervisionar que os quartos estão em condições
  • Zelar pela qualidade das refeições servidas
  • Enviar roupas sujas para a lavandaria
  • Engraxar os sapatos dos hóspedes
  • Entregar os jornais do dia
  • Organizar excursões turísticas.

Quanto ganha um Mordomo de Hotel

Esta profissão pode ser muito bem paga, pois está associada a hotéis de luxo e a um serviço personalizado de alto nível. Portanto, os salários chegam a atingir valores bem generosos.

Contudo, tudo depende do local onde se trabalha, bem como da experiência do próprio profissional.

Além disso, também se pode contar com o dinheiro das gorjetas dos clientes. Mas há hotéis onde as gorjetas não são permitidas. Contudo, naqueles onde se praticam, os Mordomos de Hotel podem receber um bom dinheiro, pois estamos a falar de clientes ricos.

Para lá disso, o Mordomo de Hotel pode ainda receber comissões por encaminhar alguns hóspedes para locais como restaurantes e empresas turísticas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O cargo de Mordomo de Hotel pode parecer coisa do passado. Mas, na verdade, está bem vivo e não se adivinha que passe em breve. Na realidade, há locais onde tem muita procura, sobretudo em regiões turísticas e que se focam em atrair clientes da gama alta.

Aliás, em algumas zonas, há falta de Mordomos de Hotel. Portanto, quem tiver formação e experiência na área, não terá dificuldades em encontrar vagas de emprego.

Mas, de resto, a profissão é vista como uma forma de os hotéis se diferenciarem da concorrência. O serviço de Mordomo é um extra que alguns hotéis de luxo oferecem como bónus aos seus clientes e, em certa medida, ajuda também a justificar os elevados preços.

Como entrar na carreira de Mordomo de Hotel

A profissão de Mordomo de Hotel exige uma formação rigorosa e, para entrar nos hotéis mais luxuosos, também se pede experiência na área.

Mas há hotéis que têm programas de treinamento internos para Certificação de Mordomos.

Nessas formações, os profissionais passam pelas várias áreas do hotel, desempenhando funções como Concierge e Sommelier ou Escanção. Portanto, assim conseguem aprender todas as nuances do ofício.

Todavia, também formações conceituadas por onde têm passado os mais destacados Mordomos do mundo, como é o caso do programa Guild of Professional English Butlers.

Há ainda cursos técnicos ou profissionais para Mordomos, ou para outras áreas do Atendimento Público, que são uma boa forma de entrar na profissão.

Contudo, também podes formação nas áreas do Turismo e/ou da Gestão Hoteleira, pois são uma boa forma de entrar no mercado de trabalho. Assim, podes acumular experiência em funções de atendimento ao público em hotéis e depois, sonhar com a entrada no mundo dos Mordomos de Hotel.

Para além da formação, os grandes hotéis exigem também o domínio do inglês e saber outras Línguas é uma mais-valia.

Por fim, ter facilidade de comunicação é também um critério importante.

Onde estudar para Mordomo de Hotel

Não existem muitos cursos focados no ensino de como ser Mordomo de Hotel, embora haja várias formações na área hoteleira. Assim, precisas de prestar atenção às informações das escolas do setor, para apanhares os cursos que possam surgir.

Se tiveres capacidade financeira, podes investir na formação no já referido Guild of Professional English Butlers, mas prepara-te para gastar algum dinheiro.

A School for Butlers and Hospitality, uma escola exclusiva de Mordomos em Bruxelas, na Bélgica, é outro local famoso para aprender a profissão. Mas o curso de quatro semanas pode custar cerca de 7 mil euros.

Contudo, há outras possibilidades que podes abraçar, como fazendo formações na área do turismo e da hotelaria.

Assim, fica com algumas opções que te podem ajudar a escolher o teu caminho…

Portugal:

Brasil:

Depois de teres ficado a saber o que faz um Mordomo de Hotel e o que é preciso para entrar na profissão, analisa se tens o que é preciso para triunfar nesta área. É o teu sonho? Avança com confiança. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Se ainda não sabes bem o que fazer com o teu futuro, aproveita para fazer os nossos Testes Vocacionais. Experimenta e vais encontrar a profissão ideal para o teu perfil.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top