Motorista de Pesados / Caminhoneiro

Motorista de pesados caminhoneiro

O motorista de pesados ou caminhoneiro dedica-se à condução de camiões ou de outros veículos de grandes dimensões. Dá logo para perceber que é uma profissão muito exigente fisicamente e em termos de responsabilidade.

Outros nomes para esta profissão: camionista, camioneiro

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Matemática, Materiais e Tecnologias, Química
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Português

Ser motorista de pesados ou caminhoneiro é um emprego com muitas oportunidades. O transporte de mercadorias por terra, através de camiões, continua a ser muito utilizado.

Os motoristas de pesados e caminhoneiros podem ter uma carreira internacional. Isso implica fazer rotas internacionais em longas distâncias, por exemplo, a transportar mercadorias.

Todavia, não se dedicam apenas ao transporte de mercadorias.

Estes profissionais também podem dedicar-se a manobrar máquinas e equipamentos ou a dirigir tratores e reboques de transporte de automóveis.

Quanto ganha um motorista de pesados

Não há uma resposta única à pergunta de quanto ganha um motorista de pesados ou caminhoneiro. Isso depende sempre de diversos fatores, por exemplo, a experiência do profissional e o setor de atividade envolvido.

Quanto mais perigos houver e quanta mais experiência tiver o motorista, melhor será o seu salário.

Em Portugal, o salário médio de um motorista de pesados ronda os 1200 euros. Contudo, o valor do salário base pode ir dos 700 euros aos 2 mil euros.

No caso português, os motoristas de pesados recebem vários subsídios e complementos. As ajudas de custo para refeições e estadias, por exemplo, podem aumentar bastante o valor do salário no fim do mês.

Também há subsídios de risco e prémios de desempenho. Assim, o valor final do salário pode chegar aos 2 mil euros mensais nalguns setores.

Quanto ganha um caminhoneiro

Também no Brasil o salário de um caminhoneiro pode variar muito. E o setor de atividade é um dos fatores que contribui mais para isso.

Por exemplo, a força dos Sindicatos ajuda a que os salários sejam melhores nalgumas áreas.

A importância da estrutura sindical nota-se no caso dos cegonheiros. Estes profissionais fazem o transporte de veículos automóveis em reboques de dois pisos, como uma estrutura basculante. E podem ganhar valores bem interessantes!

Alguns sites especializados falam de um salário médio de 4,6 mil reais mensais líquidos. Contudo, este valor pode não ser real para todos.

O que faz um motorista de pesados ou caminhoneiro

Os motoristas de pesados ou caminhoneiros podem trabalhar para empresas de transporte de mercadorias no setor alimentar, industrial e químico, na construção civil ou na área automóvel, entre outros.

Os ditos caminhoneiros urbanos podem dedicar-se também à recolha de resíduos e a serviços de guincho.

Uma das áreas onde os salários podem ser mais atrativos é no setor dos motoristas de pesados internacionais que realizam rotas de longo curso, viajando entre países.

Trata-se, contudo, de um setor muito desafiante porque se passam longos períodos fora de casa. E dorme-se, muitas vezes, à beira da estrada!

Por isso é uma profissão de desgaste rápido. Isto significa que quem quiser ser motorista de pesados ou caminhoneiro precisa de ter grande resistência física.

Os motoristas de pesados ou caminhoneiros podem também ser carreteiros, graneleiros, tanqueiros, transportar cargas frigoríficas ou cargas de madeira, bem como cargas perigosas.

Agora que já tem uma ideia do que faz um motorista de pesados ou caminhoneiro, fique a saber mais sobre as suas funções específicas…

Quais as suas funções

Um motorista de pesados ou caminhoneiro pode conduzir veículos de grandes dimensões para transportar mercadorias, máquina e equipamentos, ou para fazer cargas e descargas.

Também pode manobrar máquinas e equipamentos, por exemplo, na construção civil.

O seu papel pode estar ligado à distribuição internacional de cargas e mercadorias. Pode conduzir camiões frigoríficos para transportar coisas tão diferentes como morangos ou cadáveres.

Além de conduzir, também tem que participar nas cargas e descargas do material. E precisa ainda de zelar pela colocação das cargas nos camiões.

Um motorista de pesados ou caminhoneiro também opera camiões basculantes para o transporte de automóveis. Estamos a falar das “cegonhas”, aqueles veículos de dois pisos, com um sistema basculante movido por macacos hidráulicos.

Podem igualmente operar tratores e outros veículos similares, para movimentar cinzas, carvão, escórias, gesso, entre outros.

Os motoristas de pesados ou caminhoneiros precisam ainda de cuidar de toda a documentação de carga e de descarga das mercadorias que transportam.

Além disso, precisam de ter conhecimentos de mecânica, para responder a possíveis avarias na estrada.

E têm igualmente de ter conhecimentos das normas de higiene e segurança no trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

A procura por motoristas de pesados ou caminhoneiros tem sido constante. Estão sempre a aparecer oportunidades de trabalho.

É uma profissão difícil que requer formação específica e grande capacidade física e de resistência emocional. Desta forma, há sempre profissionais a sair, o que abre a porta a novas entradas.

Na hora de encontrar emprego, ajuda muito ter formação específica. E há que cumprir os requisitos obrigatórios de que falaremos já de seguida.

Em termos de escolaridade, costuma bastar a mínima obrigatória. Porém, quando se trata de trabalhar com materiais perigosos é uma mais-valia ter conhecimentos adicionais.

Ter disponibilidade para viajar é sempre importante.

Outra vantagem passa por dominar várias Línguas, como Espanhol, Francês e Inglês para quem quer ter uma carreira internacional.

Vamos agora abordar os critérios fundamentais que é preciso cumprir para se ser motorista de pesados ou caminhoneiro.

Como entrar na carreira de motorista de pesados ou caminhoneiro

Para ser motorista de pesados ou caminhoneiro não basta saber conduzir! Precisa de mais do que apenas a carta de condução normal para veículos ligeiros.

De forma breve, vamos explicar quais são os requisitos necessários para exercer a profissão.

O que é necessário para ser motorista de pesados em Portugal?

Vamos de seguida apresentar os principais requisitos que é preciso cumprir para ser motorista de pesados em Portugal:

  • 1. Ter 21 anos ou mais e carta de condução nas categorias C (pesado de mercadorias) e CE (pesado de mercadorias da categoria C com reboque ou semirreboque).
  • 2. Ter 18 anos ou mais e carta de condução C1 (pesado de mercadorias com peso bruto que não exceda 7500kg) e C1E (pesado de mercadorias da categoria C1E com reboque ou semirreboque).
  • 3. Ter o Certificado de Aptidão para Motorista (CAM).
  • 4. Ter a Carta de Qualificação de Motorista (CQM).

Para ter o CAM e o CQM é preciso frequentar formações reconhecidas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) de Portugal.

O CAM e o CQM são obrigatórios para se ser motorista de pesados em Portugal. Têm uma validade de cinco anos, pelo que é necessário renová-los fazendo novas formações.

  • 4. Ter o Cartão Tacográfico ou Cartão de Tacográfo. Este cartão pessoal inclui um chip que regista a identificação do condutor e recolhe os dados da sua condução. Algumas empresas exigem-no para contratar.

O cartão é inserido no tacógrafo digital que é obrigatório nos veículos de transporte de pesados. O objetivo do seu uso é funcionar como uma boa prática de segurança.

  • 5. Demonstrar aptidão física com atestado médico e um relatório de avaliação física.
  • 6. Demonstrar aptidão mental com um atestado de avaliação psicológica e um relatório de avaliação mental.

O que é necessário para ser motorista de mercadorias perigosas?

É preciso fazer formação específica para fazer o transporte de mercadorias perigosas, além de cumprir os critérios gerais para a profissão.

De modo a garantir todas as condições de segurança, tem que obter uma certificação, definida por critérios europeus, que é designada de ADR e que é obrigatória.

A obtenção desta certificação exige a frequência de um curso específico para o efeito.

O transporte de materiais petrolíferos exige ainda o cumprimento dos critérios do Acordo sobre Segurança Rodoviária Acrescentada (ASRA) que inclui formação nas seguintes áreas:

  • Condução defensiva
  • Condução em situação de emergência
  • Manuseamento de produtos petrolíferos
  • Noções básicas de socorrismo
  • Conhecimentos de combate a incêndios.

O IMT deve certificar essas formações. Esta entidade também emite o certificado de habilitação para o transporte de mercadorias perigosas.

A obtenção desse certificado faz-se depois de um exame final efetuado pelo IMT.

O que é necessário para ser caminhoneiro no Brasil?

Conheça as exigências que tem que respeitar para ser caminhoneiro no Brasil:

  • 1. Deter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a condução na categoria compatível com a atividade a exercer, o que depende das características do veículo pesado a conduzir:
    • Categoria C – condução de veículos de carga com peso bruto acima de 3.500 kg.
    • Categoria D – veículos com lotação de 8 passageiros ou mais; serve para o transporte de passageiros, para a condução de veículos da categoria C e para o transporte de carga perigosa.
    • Categoria E – condução de veículos com reboque ou semirreboque com um peso bruto de 6.000 kg; também serve para dirigir caminhões bi ou triarticulados.
  • 2 .É preciso fazer cursos especiais para certos tipos de cargas, por exemplo, o transporte de combustíveis.
  • 3. Transporte de cargas perigosas requer a obtenção do certificado MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos através de formação específica.
  • 4 . Realizar exames médicos à condição física e psicológica e efetuar testes toxicológicos.

E o que fazer para me tornar caminhoneiro em Portugal?

Muitos brasileiros sonham com arranjar emprego na Europa. Para quem é caminhoneiro no Brasil, entrar no velho continente pela porta de Portugal é uma boa ideia. E a Língua facilita!

Para ser caminhoneiro em Portugal, precisa, antes de mais, de ter um atestado de residência válido no país.

É necessário também substituir a Carta de Motorista brasileira pela portuguesa.

Essa substituição exige um documento da DETRAN (Departamento de Trânsito do Estado) da sua área de residência no Brasil a confirmar a autenticidade da Carteira de Motorista.

Tem que apresentar esse documento no IMT em Portugal.

Depois, precisa de fazer um curso para obter o Certificado de Aptidão para Motorista (CAM).

O CAM é obrigatório em Portugal e no resto da Europa. Se quiser ser motorista de pesados ou caminhoneiro precisa de o ter!

Onde estudar para motorista de pesados ou caminhoneiro

Como ficou patente acima, para ser motorista de pesados ou caminhoneiro é preciso ter formação profissional específica e reconhecida.

Para dar os primeiros passos na carreira, procure conhecer quais são as entidades certificadas que dão formação nesta área.

É conveniente que escolha opções mais práticas e vocacionadas para a integração no mercado de trabalho – tendo em atenção que estejam devidamente certificadas.

Espreite, de seguida, algumas opções de onde estudar para motorista de pesados ou caminhoneiro…

Portugal:

Brasil:

Está certo de que quer mesmo ser motorista de pesados ou caminhoneiro? Prepare-se para as longas horas de viagem, longe da família, com noites mal dormidas e muita solidão. Em compensação, se gosta mesmo de conduzir será o seu sonho realizado!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima