Tarólogo / Tarotista

Tarólogo / Tarotista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Psicologia Sociologia

Idiomas:

Português

O Tarólogo, ou Tarotista, é o profissional que analisa as cartas de Tarot para entender o presente e compreender o passado, mas também para prever o futuro. É uma arte adivinhatória, mas não é magia!

A Tarologia pode ser descrita, de forma simplista, como a arte de tirar as cartas. Na verdade, é a “ciência” do Tarot. Portanto, o Tarólogo lida com as cartas de Tarot para ajudar as pessoas a encontrarem um caminho, ou uma solução para o seu caso.

O seu trabalho passa pela “leitura” do Tarot, o que implica conhecer cada carta e o que ela significa, em cada circunstância onde apareça.

Vê que, para cada momento, há uma análise diferente que é preciso fazer. Além disso, ainda é preciso ter em conta a posição em que saiu do baralho.

Portanto, são muitas variáveis que é preciso dominar. Se pensas que é como ser Mágico, estás um pouco enganado!

O Tarotista pode trabalhar com vários tipos de cartas. O Tarot de Marselha é o mais usado e o mais conhecido, mas há outros baralhos de cartas muito usados nesta arte de adivinhação, como, por exemplo, o Cigano, dos Orixás, dos Anjos, Lenormand, Visconti-Sforza, Rider Waite, entre outros.

Um Tarólogo deve escolher o seu baralho e dominá-lo na perfeição, criando uma sintonia perfeita com as cartas.

Além disso, precisa de ter grande agilidade mental e muita sensibilidade espiritual.

Mas vem saber tudo desta profissão tão desafiante…

O Tarólogo trabalha com as cartas de Tarot, atendendo pessoas para lhes dar orientações e indicar previsões sobre o futuro. Mas se pode parecer algo apenas esotérico, repara que é uma espécie de Terapeuta holístico.

O trabalho deste profissional é contribuir para melhorar o bem-estar da pessoa que o procura. Assim, dá-lhe aconselhamento e pode funcionar também como uma espécie de ajuda de Psicólogo.

O Tarot é uma arte ancestral que terá sido desenvolvida no Século 13 depois de Cristo. E o Tarólogo é um estudioso do Tarot. Mas vê que é uma aprendizagem eterna que é preciso estar sempre a aperfeiçoar.

O que é o Tarot

O Tarot é um oráculo, ou seja, uma divindade ou entidade superior, composto por 78 cartas, ou arcanos.

Estes arcanos são divididos da seguinte forma:

  • Arcanos maiores – representam as grandes lições da vida
  • Arcanos menores – têm maior profundidade, mas significados mais abstratos.

Assim, através da leitura destes arcanos, o Tarólogo consegue fazer previsões sobre o futuro. Mas também pode ajudar a pessoa no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal. Além disso, pode potenciar a sua autoconsciência para as situações, de modo a dar-lhes uma melhor resposta.

Quais as suas funções

O Tarotista tem de conhecer na perfeição as cartas (ou lâminas, como também são conhecidas) do Tarot. Assim, precisa de saber o que cada cor, símbolo e posição significam.

Mas, para lá disso, deve ser um bom ouvinte e manter um autocontrole à prova de bala, com muita calma e respeito por todos.

O seu trabalho também passa por ter muita compreensão, sem fazer juízos de valor. Assim, é, sobretudo, um mediador, pois não dá conselhos, apenas orienta em função do que as cartas dizem.

A discrição e a honestidade são outros traços essenciais de um Tarólogo, bem como a confiança.

É preciso fazer uma distinção entre as funções de um Tarólogo e de um Astrólogo, pois, apesar de terem pontos de toque, são áreas bem distintas.

Deste modo, a Astrologia é a leitura dos astros, enquanto o Tarot é um oráculo, ou seja, é uma resposta de uma “divindade”.

O Astrólogo trabalha com a posição dos planetas e das estrelas, analisando a sua influência em função de datas da vida das pessoas. Portanto, estamos no campo das chamadas “pseudociências”.

Já a Tarologia é mais uma “arte de adivinhação”, mostrando o futuro tendo em conta os nossos comportamentos atuais. Contudo, não se trata tanto de prever o futuro como algo certo e determinado, mas antes de potenciar mudanças de atitudes.

Diferença entre Tarologia e Cartomancia

Os conceitos de Tarologia e Cartomancia também podem gerar alguma confusão, com algumas pessoas a acreditarem que é a mesma coisa.

Na verdade, um Cartomante não é Tarólogo, mas um Tarólogo é sempre Cartomante, uma vez que utiliza cartas para fazer as suas “leituras”.

Contudo, o Cartomante faz a leitura do baralho comum, um saber que costuma passar de geração em geração e que não se aprende em escolas. Portanto, esta atividade assenta, sobretudo, na sensibilidade espiritual.

Já o Tarólogo precisa de estudar os significados das cartas do Tarot. Além disso, tem uma abordagem mais terapêutica, com foco na mudança e na análise dos acontecimentos.

Quanto ganha um Tarotista

Nesta profissão, o mais habitual é trabalhar-se por conta próprio. Assim, os rendimentos são muito variáveis, o que complica apurar um salário médio mensal.

Contudo, é uma área onde se pode ganhar algum dinheiro. Mas, para isso, é preciso ter nome no mercado. Para os Tarólogos que estão só a começar, pode ser mais difícil ganhar boas somas.

Vê, porém, que para ser Tarotista é preciso, sobretudo, ter vocação. Deste modo, deves pensar que com trabalho, muito estudo e muita entrega, o dinheiro chegará na medida certa.

Saídas no Mercado de Trabalho

A Tarologia é uma “ciência” que tem sempre alguma procura. Há pessoas sempre interessadas na “leitura” das cartas de Tarot, sobretudo quando têm algum problema para resolver. Portanto, é uma área em que vale a pena investir.

Contudo, é uma profissão que será mais ideal para trabalhar por conta própria, pois as ofertas de emprego nesta área não são assim tantas – embora também as haja.

Mas, hoje em dia, com o crescimento dos negócios online, também os Tarólogos podem dar consultas online, seja através do Skype, ou até das redes sociais. Assim, a audiência é bem alargada e abrange o mundo todo!

Além disso, outra via de saída possível é a formação. Se já aprendeste a trabalhar com o Tarot, podes passar os teus conhecimentos a mais pessoas interessadas em aprenderem estar “arte”!

Não precisas de ser vidente, nem médium para te tornares Tarólogo. Contudo, há traços pessoais que é preciso ter, como, por exemplo, uma boa intuição e muita sensibilidade espiritual.

Além disso, ter conhecimentos de Psicologia é uma mais-valia, pois precisas de saber como falar com os clientes sobre certos assuntos mais delicados.

Vê que a ideia é ajudar as pessoas, sem lhes complicar ainda mais a vida. Portanto, tens de saber qual é a melhor forma de falar com elas.

Por outro lado, precisas de gosto e vocação pela área, claro! Mas também é importante ter formações e conhecimentos sobre o Tarot.

Se estás a começar uma carreira como Tarotista, podes divulgar o teu trabalho através das redes sociais. E podes também criar um site e até um blogue, para mostrares as tuas competências nesta “arte da adivinhação”.

Além disso, se tiveres capacidade para isso, deves investir algum dinheiro em publicidade online, por exemplo no Google.

Outra boa ideia passa por fazer uma parceria com algum site que dê consultas de Tarot online.

Estas sugestões vão-te permitir arrancar nesta profissão para uma carreira de sucesso! E nem precisamos do Tarot para o adivinhar…

Onde estudar Tarologia

Existem vários cursos de Tarologia que podes frequentar, seja online, seja offline. Mas tens de ponderar bem no que estão a oferecer e se valem a pena o investimento.

O conselho que damos é que procures cursos de nomes conhecidos, e respeitados, pois desse modo terás a certeza de que estás a fazer um bom investimento.

Para te ajudar, deixamos-te, já de seguida, algumas opções que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Agora que já leste tudo sobre o que faz e como ser Tarólogo, ou Tarotista, podes começar já hoje a traçar a tua futura carreira. Estás seguro da tua escolha? Se sim, desejamos-te o maior sucesso!

Mas se ainda tens dúvidas, podes sempre experimentar fazer o Teste Psicotécnico de Personalidade para confirmar se a Tarologia é mesmo o caminho ideal para o teu futuro.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top