Operador de Telecinema (Telecine)

operador de telecinema

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O operador de telecinema, ou operador de telecine, é o profissional que opera os projetores de telecine. Este é um profissional do audiovisual que, embora pouco conhecido, é importante em todas as produções cinematográficas.

Muitos profissionais que atuam na área das artes e entretenimento ficam atrás das câmaras. Sem dúvida, a maior parte deles nunca aparece ao grande público. No entanto, e embora não lhes conheçamos o rosto, são tão importantes quanto os artistas que tanto adoramos.

Embora a maior parte das pessoas não reconheça, todos os profissionais envolvidos num projeto têm o seu valor e desempenham um papel fundamental para que uma produção seja levada a cabo.

Por isso, se gostavas de trabalhar nesta área, mas longe das câmaras, sabe que o teu trabalho será tão relevante quanto todos os outros.

Neste artigo vamos dar-te a conhecer mais uma profissão do audiovisual. Aqui vais descobrir o que faz um operador de telecinema, as funções que tem no seu trabalho, as saídas no mercado, assim como outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Operador de Telecinema (Telecine)?

O operador de telecinema é o profissional responsável por operar os projetores de telecine. Além de operá-los, também faz ajustes operacionais no foco, enquadramento e filamento, de acordo com as necessidades.

Para entenderes melhor esta profissão, temos de olhar com mais atenção para os projetores de telecine. É isso que veremos agora.

O que é Telecinema?

O telecinema, ou telecine, é um processo que transfere as imagens em movimento em vídeo. Este é feito num conjunto de cores. Este é o nome dado, também ao equipamento que usamos na pós-produção cinematográfica.

Este processo permite que qualquer filme gravado em película possa ser visto através de equipamentos de vídeo padrão, como DVD’s, televisão, VHS, computadores, entre outros.

O telecine teve grande importância, principalmente para as emissoras de televisão, pois permitiu que elas produzissem programas em filme e conseguissem transmitir no formato das restantes produções televisivas.

Este também permite atualmente que produtores de cinema e televisão, assim como distribuidores da indústria cinematográfica, possam oferecer os seus produtos em vídeo.

Atualmente, o telecinema tem sido usado, principalmente, na transferência de filmes para armazenamento e não para exibição.

Queres conhecer outras profissões que se encaixam à tua personalidade? Então faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

A função do operador de telecinema é operar o projetor de telecine, fazendo a transferência de filmes em película para vídeo. Este processo permite que as produções cinematográficas possam ser vistas noutros formatos, como VHS e DVD.

Embora possa parecer algo simples, a sincronização do movimento mecânico do filme e do sinal eletrónico do vídeo é complexa.

Como o telecine tradicional é um processo complexo, atualmente está quase em desuso. Hoje usamos mais sistemas intermediários digitais e telecine virtuais.

Trata-se de uma adaptação que une os scanners de filmes e a tecnologia telecine. Esta adaptação é muito importante, principalmente porque os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nas produções cinematográficas.

O operador de telecinema tem de estar a par destas mudanças para se manter ativo no mercado de trabalho. Como os avanços da tecnologia estão mais rápidos do que nunca, tens de estar sempre muito informado para não ficares para trás.

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de telecinema, ou telecine, trabalha na área dos audiovisuais. Como vimos, o telecine tem sido cada vez menos usado, até porque hoje a indústria cinematográfica opta por gravações digitais. Por isso, a maior parte dos operadores trabalha mais no armazenamento cinematográfico do que na exibição.

Embora o processo de telecinema tradicional esteja a ficar em desuso, é possível trabalhar com telecine virtual e scanners cinematográficos. Nesse caso, conseguirás mais oportunidades de trabalho, não só no cinema, como na televisão.

Descobre ainda a profissão de Operador de Vídeo

Como entrar na carreira de Operador de Telecinema?

Se queres exercer funções como operador de telecinema, então tens de aprender a operar o projetor de telecine. Infelizmente, não existe nenhum curso que te permita aprender a operar este equipamento. Portanto, a única hipótese é aprenderes com outros profissionais que já trabalham no meio.

Não é fácil conseguires uma oportunidade de trabalho sem experiência. Por isso, a melhor coisa que tens a fazer é procurar um local onde te permitam atuar como aprendiz, mas sem receber por isso.

Este é um setor que está cada vez mais difícil, até porque, com a digitalização, são poucas as empresas que investem em profissionais de telecine. Sendo assim, se quiseres aprender, talvez seja melhor ofereceres os teus serviços como voluntário.

Onde estudar para Operador de Telecinema?

Como vimos, não existe um curso ou formação para quem quer seguir a profissão de operador de telecine. No entanto, poderás procurar alguns workshops que se façam na área. São muito raros e, por isso, não podes ficar à espera de encontrar um para entrares no mercado de trabalho.

Como sugerimos, o melhor mesmo é procurar um estágio não remunerado que te permita aprender com outros profissionais.

Se gostavas de trabalhar como operador de telecinema, não desistas. Não vai ser um caminho fácil, mas vai valer a pena. Se tens um sonho, luta por ele. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top