Técnico de Contabilidade

técnico de contabilidade

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de contabilidade é um dos profissionais da área das finanças e é muito procurado no mercado de trabalho. Ele faz parte da equipa de contabilidade de uma organização e é o grande responsável por organizar e processar os dados de contabilidade da empresa.

Para quem gosta de números e de trabalho de escritório, esta é uma excelente escolha profissional.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo. Aqui, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de técnico de contabilidade e como podes entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Contabilidade?

O técnico de contabilidade organiza e processa os dados contabilísticos de uma empresa. Além disso, é ele que faz o registo de todos os dados de contabilidade. Sendo assim, este profissional faz parte da equipa de contabilidade de uma organização e é responsável por ter os dados contabilísticos organizados e em dia.

É o braço direito do contabilista, também chamado de técnico oficial de contas. Nesse sentido, o técnico trabalha como assistente do contabilista. Assim, ele desenvolve tarefas mais burocráticas e rotineiras, como recolher e registar dados contabilísticos, calcular juros e impostos, desenvolver relatórios de contabilidade, entre outras.

A organização é uma característica essencial para quem quer seguir esta profissão. Sem dúvida, ter todos os documentos e dados de contabilidade organizados é fundamental para conseguirmos bons resultados.

É importante, também, ser uma pessoa responsável e consciente. Ter atitude e iniciativa própria também é importante, até porque, muitas vezes, é o técnico que contacta as empresas para que estas forneçam dados em falta, por exemplo.

Quais as suas funções

O técnico de contabilidade tem várias funções no seu dia a dia de trabalho. Uma das suas responsabilidades é organizar todos os documentos de contabilidade da empresa. Além disso, ele tem de classificá-los e registá-los seguindo o Sistema de Normalização Contabilística.

Assim, ele tem várias tarefas ao longo do dia, entre as quais destacamos, por exemplo:

  • Assegurar que a empresa cumpre com as suas obrigações fiscais
  • Tratar de documentação administrativa e financeira
  • Fazer o registo de débitos/créditos/transações financeiras
  • Realizar processos de fecho mensal/anual
  • Ajudar e prestar apoio ao técnico oficial de contas

Além destas funções, o técnico de contabilidade também faz relatórios com os dados contabilísticos para apresentar aos gestores.

Ainda não sabes se esta é a profissão adequada para ti? Então experimenta o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

As áreas das finanças e da contabilidade têm oferecido boas possibilidade de emprego. Sem dúvida, todas as empresas precisam de profissionais que tratem da sua contabilidade. Nesse sentido, se queres seguir uma profissão nestas áreas, encontras várias oportunidades de trabalho.

Poderás trabalhar diretamente em empresas (normalmente as micro, pequenas e médias empresas não contratam técnicos de contabilidade, mas grandes empresas e multinacionais costumam ter técnicos de contabilidade que tratam de toda a documentação contabilística), ou então em agências de contabilidade.

Como entrar na carreira de Técnico de Contabilidade?

Para seguires a profissão de técnico de contabilidade em Portugal, deves fazer uma licenciatura em Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria. Em alternativa, podes fazer um curso técnico superior profissional em Contabilidade (2 anos) ou um curso técnico de Contabilidade (2 anos e meio).

Esta formação é indispensável para conseguires candidatar-te a uma vaga de emprego na área. No entanto, os empregadores procuram candidatos que estejam dispostos a manter os seus conhecimentos atualizados (até porque esta é uma área em constante mudança).

Ter facilidade com aplicações informáticas também é muito valorizado, pois as operações contabilísticas são registadas em softwares próprios.

No Brasil, para seguir a carreira de técnico em contabilidade, podes fazer o curso técnico em Contabilidade ou podes fazer o curso superior em Ciências Contábeis.

O curso técnico é uma escolha acertada para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho com maior rapidez, até porque este tem a duração de apenas 12 meses (800 horas).

Para frequentar este curso, não precisas ter concluído o ensino médio. Podes frequentar o curso enquanto fazes o ensino médio, mas o diploma só é entregue assim que terminares o médio.

A frequência deste curso é vantajosa até para quem quer seguir o curso de Ciências Contábeis, até porque dá já uma boa base teórica em Contabilidade.

Onde estudar para Técnico de Contabilidade?

Para seguires a profissão de técnico de contabilidade, podes frequentar um curso técnico/profissional ou podes optar por um curso superior. Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que podem ser interessantes para ti. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir uma carreira na área da Contabilidade? Então a profissão de técnico de contabilidade é uma excelente opção. Investe numa boa formação e não te esqueças de procurar sempre formações na área para te manteres atualizado. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso profissional!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top