Pescador

Pescador

O pescador usa vários instrumentos para retirar peixes, moluscos e crustáceos do mar ou rio. Esta é uma profissão muito exigente fisicamente e são poucos os jovens que procuram seguir este setor.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Geografia, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

Portugal tem vindo a assistir a uma diminuição do número de pescadores, especialmente na região do Algarve. Esta é uma situação preocupante, até porque o setor da pesca e aquicultura é muito importante para o país.

A situação é, sem dúvida, alarmante. Desde 2001 que o número de pescadores diminui drasticamente, existindo hoje menos de metade dos pescadores que existia na época.

Muito se deve ao facto de as pessoas olharem para esta atividade como instável e mal remunerada. Além disso, no Algarve, a maioria dos pescadores optaram por mudar de setor, na condução de barcos de recreio.

Sendo assim, ser pescador hoje é, mais do que nunca, um serviço comunitário! Se continuarmos no caminho que estamos, não tarda o setor pesqueiro não terá trabalhadores suficientes para garantir o pescado suficiente para garantir as demandas do mercado.

Se estás à procura de uma atividade que ofereça emprego garantido, esta é, com toda a certeza, uma das hipóteses a levar em conta.

Queres saber mais sobre esta profissão? Então continua a ler este artigo, porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre ser pescador!

Vem connosco!

O que faz um Pescador?

O pescador retirar peixes, crustáceos e moluscos do mar e rios usando canas, redes de pesca, iscas, entre outros instrumentos. É ele que permite que nós tenhamos estes alimentos nas nossas mesas todos os dias, bem frescos.

Esta é uma profissão exigente. Precisas levantar-te de madrugada para que o peixe esteja no mercado logo de manhã. Não é fácil e exige muito do nosso corpo.

Também precisa seguir todas as normas estabelecidas, como não pescar em épocas de desova, por exemplo, ou pescar só os peixes que tenham um tamanho superior àquele estipulado.

Para seguires esta profissão, precisas ter uma boa condição física e psicológica. Tens de estar consciente dos riscos que corres quando entras para um barco, e tens de ter noção de todas as normas de segurança para evitar problemas mais sérios em casos de tempestade, por exemplo, ou uma avaria na embarcação.

Quais as suas funções

O pescador tem várias tarefas da sua responsabilidade. Não é só pegar na rede e lançar ao mar! Antes de mais nada, ele tem de preparar todo o material de pesca. Depois tem de encontrar um lugar para pescar. Conhecer as águas é fundamental para saber os melhores lugares para encontrar peixe, moluscos e crustáceos.

É preciso saber a técnica! Não é assim tão simples como se possa pensar. Existe um momento certo para puxar a rede ou a cana de pesca e é preciso verificar se o tamanho dos peixes estão dentro das normas estabelecidas.

Os peixes que não estão nas normas são devolvidos à água. Os restantes são armazenados, limpos e só depois são comercializados.

Além destas funções, o pescador também tem de:

  • Manusear e estivar o pescado
  • Confecionar as redes de pesca
  • Reparar a rede de pesca
  • Limpar todos os materiais usados, assim como as estruturas a bordo

Saídas no Mercado de Trabalho

A maioria dos pescadores trabalha por conta própria. É uma atividade tipicamente familiar, mas também podes encontrar emprego em grandes empresas de pesca e comercialização de peixes e outros animais marinhos para alimentação.

No caso de seguires esta profissão por conta própria, podes vender os peixes e outros organismos aquáticos para restaurantes, supermercados, hotéis, ou peixarias, por exemplo. É claro que as grandes empresas pesqueiras conseguem uma maior quantidade de peixe, e por isso costumam fornecer as grandes superfícies.

No entanto, nada te impede de tentares vender para a maior número de espaços comerciais que conseguires.

É verdade que o dinheiro que se ganha não é muito. Não dá para fazer uma fortuna com a pesca, e a instabilidade é, sem dúvida, uma realidade. Mas também é verdade que existe falta de pescadores no mercado de trabalho.

Então, se quiseres mais estabilidade, podes procurar emprego em empresas de pesca profissional, pois vais ter o teu salário garantido, independentemente do resultado da pescaria.

Também podes entrar em cooperativas de pescadores, onde vários pequenos pescadores autónomos se juntam para conseguir um mercado de venda maior.

Como entrar na carreira de Pescador

Para seres pescador não precisas ter nenhuma formação. A maior parte dos pescadores aprende a arte de pescar com os pais, avós ou tios. No entanto, se não tiveste a sorte de nascer numa família de pescadores, existem cursos para te tornares profissional na área.

Em Portugal, para frequentares os cursos de pesca profissional, precisas ter a escolaridade mínima obrigatória e mais de 16 anos. No fim do curso, vais poder pedir a cédula de inscrição marítima.

No Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente oferece bons cursos, com oficinas de formação sobre diversos temas, como a legislação brasileira, as licenças que precisa, entre outros aspectos técnicos.

A marinha do Brasil também tem um curso de ensino profissional marítimo para aqueles que querem ser profissionais de pesca em alto mar.

Para ser considerado pescador profissional no Brasil, precisa ter a carteira da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Esta carteira pode ser em várias modalidades (artesanal, industrial e aprendizes).

Onde estudar para Pescador

Portugal:

Brasil:

Ser pescador não é apenas uma profissão, é um estilo de vida próprio, com valores e princípios únicos. Se queres seguir esta profissão, então não deixes de lutar pelos teus sonhos. Com toda a certeza, vais sentir-te realizado e feliz!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima