Pintor Artístico (Cenários)

pintor artístico (cenários)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O pintor artístico é o artista que pinta os cenários em cinema, teatro, televisão, entre outras produções audiovisuais. Ele é uma peça central em qualquer produção, pois dele depende a qualidade dos cenários apresentados.

Como sabemos, os cenários fazem com que o público consiga entrar na história com mais verdade.

Eles remetem-nos para o espaço em que as cenas se passam, mas também ajudam a identificar a época em que a história é narrada e oferecem-nos detalhes importantes para “sentirmos” o que está a ser representado.

Se és um amante de artes e tens um gosto particular por pintura, esta pode ser uma profissão interessante para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de pintor artístico de cenários.

Contamos contigo?

O que faz um Pintor Artístico (Cenários)?

O pintor artístico de cenários faz todo o trabalho de pintura de cenários. Além disso, ele é responsável por guardar e conservar todos os materiais e instrumentos usados no trabalho.

Embora a fotografia tenha substituído muitos cenários pintados à mão, a verdade é que a pintura de cenários tem uma magia capaz de envolver todo o público. Por isso, principalmente no teatro, muitas companhias ainda optam por ter um pintor para dar vida aos cenários.

É este profissional que prepara os cartazes usados nos cenários, faz a ampliação de quadros e das telas usadas.

Para este trabalho, ele segue as indicações do cenógrafo, o qual é o responsável por desenvolver o projeto de cenário. Além de fazer o projeto do cenário, também coordena a construção e o desenvolvimento do mesmo.

Quais as suas funções

A principal função do pintor artístico é pintar os cenários. Para isso, ele poderá preparar cartazes a usar nos cenários, ampliar telas, quadros, além de ser o responsável pelos equipamentos e instrumentos de trabalho.

Portanto, este profissional não constrói as peças de cenário. Ele apenas se dedica à sua pintura, a qual é essencial para dar vida aos diferentes elementos usados em palco.

Como vimos, ele obedece às ordens do cenógrafo, pois este é o coordenador de todo o projeto de cenário. Sendo ele o idealizador do mesmo, todos os profissionais envolvidos na criação e na pintura do cenário devem seguir as suas orientações e coordenadas.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O pintor artístico de cenário não encontra um mercado de trabalho muito favorável. A maior parte das vagas de trabalho encontram-se no teatro, mas como se tem optado mais por usar técnicas da fotografia em cenários, as oportunidades não são assim tantas.

Como se não bastasse, a área da cultura e das artes não tem os apoios necessários, o que dificulta a vida daqueles que querem trabalhar na área.

No caso do pintor artístico, como não encontra trabalho em cinema e televisão, as oportunidades são ainda mais reduzidas.

Apesar de não ver o mercado de trabalho muito favorável, o pintor de cenários poderá oferecer os seus serviços de forma autónoma para outras produções que não em companhias de teatro. Por exemplo, espetáculos de dança, música, ou espetáculos em escolas, que poderão precisar de cenários.

Como costumamos dizer, lutar por um sonho vale sempre a pena. Portanto, se gostavas de seguir esta profissão, não baixes os braços. Existem sempre soluções para conseguirmos fazer aquilo que realmente gostamos.

Como entrar na carreira de Pintor Artístico (Cenários)?

Para seguires a profissão de pintor artístico de cenários, o ideal é que tenhas uma formação em pintura ou em cenografia.

Embora não seja obrigatório, tendo em conta que as oportunidades de trabalho não são muitas, se tiveres uma formação no teu currículo, vais estar mais preparado para lidar com a concorrência.

Além disso, se optares por fazer um curso em cenografia, vais conhecer muitas pessoas do meio, o que te pode ajudar na hora de conseguires um trabalho. Afinal, nunca sabemos quando alguém nos vai indicar para fazer um trabalho. Por isso, quanto mais pessoas conheceres da área dos espetáculos, melhor!

Onde estudar para Pintor Artístico (Cenários)?

Como dissemos, embora não seja obrigatório, é bom entrares no mercado de trabalho já com uma formação em pintura ou cenografia. Além disso, se quiseres progredir na carreira e tornares-te cenógrafo, esta formação é muito importante.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Queres tornar-te pintor artístico de cenários? Então investe numa boa formação, procura evoluir sempre como artista, pois vai fazer toda a diferença na tua carreira. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top