Terapeuta da Fala

Terapeuta da Fala

O terapeuta da fala, ou Fonoaudiólogo, é o profissional formado em terapia da fala (Fonoaudiologia), o qual previne e trata problemas de comunicação. Além disso, ele também se dedica à compreensão da expressão da linguagem escrita, assim como a comunicação não verbal. Embora a maior parte dos pacientes sejam crianças e adolescentes, ele poderá diagnosticar, avaliar, e intervir em adultos e idosos.

Outros nomes para esta profissão: Terapia da Fala, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Psicologia, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta é uma área ligada à saúde humana, fundamental para que as pessoas com problemas de comunicação possam estar integradas na sociedade. 

Sabendo que uma boa comunicação, assim como uma comunicação eficaz, é fundamental no mundo moderno, tanto ao nível profissional, como ao nível social e pessoal, estes profissionais são imprescindíveis para garantir uma boa qualidade de vida a todos os pacientes com perturbações de comunicação.

Se gosta da área de saúde, ou se já é um profissional desta área e quer uma profissão que lhe dê satisfação pessoal e profissional, sem dúvida, tornar-se terapeuta da fala é uma excelente opção!

Continue a ler este artigo e descubra o que precisa para se tornar um profissional qualificado, assim como as saídas no mercado de trabalho, e as funções que vai desempenhar ao longo da sua trajetória profissional. Confira!

O que faz um Terapeuta da Fala?

O Terapeuta da Fala previne perturbações da comunicação humana, mas também é responsável por diagnosticá-las e tratá-las, ou minimizá-las, para que os pacientes consigam ter uma melhor comunicação verbal, escrita, e não verbal.

Este profissional também pode ajudar ao nível da deglutição, o processo que se dá da passagem dos alimentos e bebidas da boca até a faringe, garantindo que essa passagem seja segura, assim como garante que os pacientes tenham uma boa nutrição.

Os seus conhecimentos permitem que trate pessoas de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos a pessoas idosas.

Atuando na neonatologia, recém-nascidos, ele trabalha principalmente a comunicação e a alimentação. Já na idade pré-escolar, o terapeuta ajuda a criança nas suas competências de comunicação e linguística.

Na idade escolar, o terapeuta da fala atua em casos de gaguez, perturbações de escrita e leitura, assim como trabalha com perturbações de comunicação.

O trabalho com adultos e idosos passa pelo tratamento de perturbações de linguagem já adquiridas, problemas de deglutição, assim como patologias da voz, perturbações de comunicação em profissionais. Também pode atuar na promoção de competências vocais.

Quais as suas funções

O terapeuta da fala intervém em diferentes áreas, por isso ele desempenha diferentes funções. Vejamos!

Comunicação

O profissional formado em terapia da fala pode ajudar na avaliação e no tratamento de perturbações de comunicação desenvolvidas por causa de doenças degenerativas, assim como autismo, e outras síndromes, as quais não permitem que os pacientes usem a linguagem de forma eficaz.

Linguagem escrita

O terapeuta ajuda os pacientes que têm dificuldade em aprender a ler e escrever corretamente. Falamos, assim, de uma intervenção em crianças na idade escolar.

Linguagem oral

Sabendo que esta é a forma de comunicação mais importante para nós, pois é através dela que conseguimos falar com os outros, exprimir aquilo que pensamos e sentimos, é fundamental que o saibamos fazer da melhor forma.

Se, para uns, esta comunicação se dá naturalmente, outros enfrentam um desafio muito grande. O terapeuta da fala irá ajudar tanto na parte da fonologia, como em outros aspetos linguísticos, como é o caso da morfossintaxe, a semântica e pragmática.

Fluência

O profissional da terapia da fala também trabalha com a fluência do discurso, garantido que este se dá com um ritmo e uma cadência adequados. Sendo assim, ele trabalha com pessoas que tenham bloqueios ao longo do discurso, assim como pessoas que façam pausas excessivas, repetições, ou prolongamento de sílabas. 

Articulação

Muitas vezes, com o passar da idade, ou com doenças do foro neurológico, ou anatómico, podemos desenvolver problemas na articulação de sons e palavras. O terapeuta trabalha com as estruturas, os músculos e os órgãos faciais e orais de forma a melhorar essa condição.

Voz

O terapeuta também intervém em pacientes que sofreram de alterações na qualidade vocal, como é o caso de pacientes com rouquidão ou disfonia. 

Deglutição

Como já foi dito, o terapeuta da fala também pode tratar de problemas de deglutição, os quais comprometem a hidratação e nutrição dos pacientes de forma segura.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como todas as áreas da saúde, o mercado de trabalho para os terapeutas da fala é bastante favorável. Ele poderá trabalhar em várias instituições de prestação de cuidados de saúde (primários, continuados, assim como diferenciados). Aqui incluímos hospitais, centro de saúde, centros de reabilitação, entre outros.

Podem exercer a sua profissão de terapeuta da fala em instituições particulares de solidariedade social, centros de dia, lares de idosos, e instituições de reinserção social.

Algumas creches e jardins de infância têm contratado estes profissionais, sendo uma das opções viáveis para o exercício da sua função. Escolas do ensino básico e secundário, assim como escolas e colégios particulares, podem contratá-lo de forma permanente ou temporária.

O profissional formado em terapia da fala também pode atuar na área do ensino e da investigação, dando aulas em universidades públicas e privadas, ou trabalhando em institutos de investigação. 

Os terapeutas podem ainda optar por trabalhar por conta própria (trabalhador autónomo), abrindo o seu consultório próprio, ou prestando serviço domiciliar.

Como entrar na carreira de Terapeuta da Fala

Para seguir a carreira de terapeuta da fala em Portugal é necessário concluir o curso de terapia da fala. A formação base é a licenciatura, a qual tem duração de 4 anos. No entanto, se quiser crescer profissionalmente deverá frequentar mestrados, pós-graduações e doutoramentos.

Para poder exercer a profissão é obrigatório o registo na Administração Central do Sistema de Saúde, órgão esse que reconhece o seu título profissional e emite a cédula profissional dos terapeutas da fala.

No Brasil, tem mais de 100 cursos de fonoaudiologia cadastrados pelo Ministério da Educação. Este curso tem duração de 4 anos, durante os quais irá obter conhecimentos de medicina, pedagogia e psicologia.

Onde estudar Terapia da Fala / Fonoaudiologia

Portugal:

Brasil:

Se quer fazer a diferença na vida das pessoas, então esta é uma das melhores profissões que pode seguir! Ser terapeuta da fala, fonoaudiólogo, melhora significativamente a qualidade de vida dos seus pacientes, o que lhe trará uma enorme realização pessoal!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima